Extra 1
Municípios do Alto Acre ficam sem ambulância e feridos são resgatados por populares

Mulher ficou no chão a espera de uma ambulância e foi socorrida por terceiros – Fotos: Alexandre Lima
As cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, que somam aproximadamente 30 mil habitantes, isso sem a zona rural, está a mercê da sorte no tocante a quem possa precisar de uma ambulância, caso seja necessário um resgate e seja levado ao hospital.
Na noite desta sexta-feira, dia 6, uma mulher se envolveu em um acidente entre uma moto e um carro, já na BR 317, sentido Brasiléia/Assis Brasil. Para espanto das pessoas que assistiram o sinistro, souberam que teriam de agir por conta própria.
A mulher que agonizava de dor com suspeita de fratura em um dos tornozelos, ficou esperando que uma ambulância à socorresse, mas, ficou sabendo por populares que não havia uma ambulância do SAMU e nem a do Corpo de Bombeiros para lhe levasse ao hospital distante cerca de 400 metros do local.
Acadêmicos de medicina foram até o hospital para pedir ajuda, e souberam que sequer havia um colete cervical e uma prancha tinha para ajudar no resgate. Mesmo com a chegada de policiais militares, nada puderam fazer para ajudar, já que não possuíam um veículo adequado.
Somente com ajuda de populares, apareceu um colete cervical e a mulher foi resgatada para o hospital reclamando de dores pelo corpo.
Foi informado que as duas ambulâncias que dão apoio no hospital Wildy Viana, estariam em manutenção na Capital e não foi disponibilizado outro para suprir a falta. O mais grave talvez, seria a falta no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre, localizado em Epitaciolândia.
Foi informado que o SAMU retirou o único veículo disponível para a realização de resgate de urgência. Os socorristas dos Bombeiros são especializados para esse tipo de ocorrência e o veículo seria disponibilizado somente para o transporte de doentes.
Durante a semana, casos de acidentes foram registrados onde os socorristas dos Bombeiros levavam uma pessoa na carroceria de uma pick-up.
Caso seja verdade, o Governo do Acre poderá ser responsabilizado por não ter veículos e pessoas especializadas em resgates de alta complexidade.
A mulher foi levada para o hospital encima na carroceria de uma pick-up, onde recebeu atendimento médico e ficou em observação após passar por exames e cuidados.
Comentários

Extra 1
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N.º 003/2023.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 15/09/2023 à 02/10/2023.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.
DATA DE ABERTURA: 03 de outubro de 2023, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: [email protected], http://sistemas.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.
OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de materiais, para atender ao Convênio n° 901818/2020 MAPA, visando proporcionar apoio ao fortalecimento de horticultura familiar no município de Epitaciolândia/AC.
A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia/AC, 15 de setembro de 2023.
Agleison Rodrigues dos Santos
Pregoeiro Oficial
Decreto n° 007/2023
Comentários
Extra 1
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º 002/2023.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 23/08/2023 a 01/09/2023.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.
DATA DE ABERTURA: 04 de setembro de 2023, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: [email protected], http://sistemas.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.
OBJETO: Aquisição de Veículos Tipo Caminhão Cesto Aéreo, visando suprir a demanda da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.
A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia/AC, 23 de agosto de 2023.
Agleison Rodrigues dos Santos
Pregoeiro Oficial
Decreto n° 007/2023
Comentários
Extra 1
Durante audiência Pública, Luíz Gonzaga destaca que BR 317 precisa funcionar na regional do Alto Acre

Presidente da AELAC, durante abertura da Audiência Pública realizada na fronteira do Acre – Foto: Sérgio Vale
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luíz Gonzaga, desempenhou um papel de destaque durante uma Audiência Pública realizada na sexta-feira, 18 de agosto, na cidade de Epitaciolândia. O evento teve como foco principal o tema “Economia e Sociedade”. Durante a audiência, Gonzaga enfatizou a relevância da região do Alto Acre, que está conectada ao oceano Pacífico por meio da rodovia BR 317.
No entanto, ele observou que para a BR 317 desempenhar um papel efetivo como um corredor de exportação, é fundamental que a estrada esteja em pleno funcionamento. Isso permitiria que o Acre estabelecesse uma conexão de exportação com outros estados do Brasil e até mesmo com destinos internacionais. Essa melhoria na infraestrutura rodoviária, segundo Gonzaga, contribuiria para a geração de renda e o crescimento econômico dos municípios envolvidos.
Gonzaga demonstrou crença no potencial da região e ressaltou que está trabalhando em colaboração com outros deputados para melhorar a qualidade de vida dos habitantes do Acre.
Os tópicos discutidos durante a audiência, incluindo questões relacionadas à segurança pública, será debatido com prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil organizada.
O presidente da Assembleia expressou o compromisso de dar a devida importância a todas as questões levantadas durante a audiência e se dedicar a resolver os problemas que afetam as diferentes regiões do estado.
As discussões e propostas resultantes da audiência serão levadas à Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) para análise e ação. O presidente Gonzaga reiterou o seu objetivo de encontrar soluções para as demandas das diferentes regiões do estado, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população local.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
GIRO detém grupo que planejavam arrombar comércios em Brasiléia
-
Cotidiano2 dias atrás
Luto no Esporte – Walewska enviou mensagem para o marido antes de cair do 17º andar, diz boletim de ocorrência
-
Extra1 dia atrás
Menor é apreendido após investigação da Polícia Civil de Brasileia por envolvimento em série de assaltos
-
Acre1 dia atrás
Padrasto que estuprou e engravidou criança de 11 anos no AC é condenado a mais de 20 anos; bebê morreu
-
Acre2 dias atrás
Apostador do Calafate fatura R$ 45 mil na Mega Sena
-
Acre2 dias atrás
No Acre, sexta-feira será quente mas com possibilidade de chuvas; confira
-
Geral1 dia atrás
Rebanho bovino cresce mais de 14% no Acre e chega a 4,6 milhões de cabeças
-
Cotidiano2 dias atrás
Flamengo pode jogar mais uma final com dois goleiros diferentes