Acre
Mulher em situação de rua é agredida no centro de Rio Branco; crime teria sido motivado por ciúmes
Vítima sofreu ferimentos no rosto e na cabeça após ser atacada com socos e chutes na Avenida Brasil
RIO BRANCO (AC) – Uma mulher em situação de rua foi brutalmente agredida na noite desta quarta-feira (9), no centro de Rio Branco. A vítima, identificada como Beatriz Monteiro Lopes, de 26 anos, foi atacada com socos e chutes por outra mulher na Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade.
Segundo relatos de testemunhas, a suspeita da agressão é uma mulher conhecida como Edinéia, apelidada de “Novinha”, companheira de um indivíduo chamado “Pequeno”. As informações iniciais indicam que a briga teria sido motivada por ciúmes. Ambas estariam fazendo uso de entorpecentes no momento da confusão.
Durante o ataque, Beatriz caiu no chão e bateu a cabeça com força. Ela sofreu um corte na testa, do lado direito, além de hematomas no rosto e queixas de dores na região abdominal. Apesar dos ferimentos, seu estado de saúde foi considerado estável após o atendimento.
Edinéia fugiu do local logo após a agressão. A Polícia Militar foi acionada e esteve na cena do crime, realizando os primeiros procedimentos. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Mailza reforça compromisso da gestão com a Segurança Pública no Juruá

Ao lado do coordenador local do CICC, Mailza celebrou os investimentos que melhoraram a sensação de segurança da população do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, visitou neste sábado, 19, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Cruzeiro do Sul, onde reforçou o compromisso do Executivo do Estado com a segurança pública no Vale do Juruá.
“Esse é um importante equipamento, que demonstra o compromisso do governo de melhorar a vida das pessoas. E, para isso, é fundamental garantir o amplo acesso aos serviços de segurança, pois estamos comprometidos em atuar de forma firme para proteger o povo acreano”, ratificou a governante acreana.
No local, Mailza conheceu ações de enfrentamento à criminalidade em execução na região e atividades sociais desenvolvidas pelas forças de segurança, além de debater o aprimoramento de políticas destinadas à garantia do direito de ir e vir e à promoção da sensação de segurança aos quase 200 mil habitantes da região.

Vice-governadora conheceu as instalações e os serviços ofertados pela unidade. Foto: Marcos Santos/Secom
“Esse centro é o resultado dos nossos esforços. Aqui, retornamos, após dois anos, com o serviço do 190; e implantamos o sistema de monitoramento do município, por meios de câmeras de última geração; na região, enviamos o helicóptero Harpia 3, que está à disposição do povo do Juruá; reformamos os espaços físicos utilizados pelas forças de segurança; e melhoraramos as condições de trabalho, com oferta de novos equipamentos, veículos, aumento salarial e o reforço do quadro efetivo das polícias e do Corpo de Bombeiros”, destacou a vice-governadora.
A instalação do CICC, entregue em 27 de junho de 2022, é estratégica no enfrentamento ao narcotráfico e à violência na região. Para construir e equipar a estrutura, o Estado, em parceria com o governo federal, investiu quase R$ 3 milhões.
“O CICC do Juruá é um Centro moderno, que beneficia toda a região e propiciou grandes avanços nos serviços de segurança. Em nome do titular da Sejusp, coronel Américo Gaia, agradecemos a presença da vice-governadora e os investimentos que têm feito a diferença nessa região”, disse o coordenador local do CICC, major Clélio Moura Pinto.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Rio Acre sobe mais e atinge 11,05 metros na capital

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O nível do Rio Acre em Rio Branco continua subindo e registrou, na medição das 12h deste sábado, 19, 11,05 metros, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
Da medição das 5h de hoje o rio marcava 10,94 metros, o que representa uma elevação de 11 centímetros em aproximadamente seis horas.
Apesar da estabilidade nas chuvas, sem registro nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre segue em tendência de subida.
Nos últimos dias, o nível do Acre voltou a subir consideravelmente tanto em Rio Branco, quanto nos demais municípios por onde o rio passa.
Apesar da subida, em Rio Branco, o rio permanece abaixo da cota de alerta que é de 13,50 metros, e a de transbordamento, 14,00 metros.
Comentários
Acre
Área de proteção terá trilha ecológica e turismo de base comunitária
Os cinco mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, localizada em Juruti, no oeste do Pará, terão uma trilha ecológica e um projeto de turismo de base comunitária. Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades locais.
O projeto Promoção do uso público da APA Jará, realizado pelo instituto de pesquisa Imazon em parceria com a prefeitura de Juruti, prevê também ações de educação ambiental e um curso de comunicação para jovens difundirem informações sobre a APA Jará nas redes sociais.
Para o pesquisador do Imazon, Jeferson Figueira, as áreas protegidas são importantes ferramentas para a promoção da educação ambiental no município. “Além disso, a APA Jará promove serviços ecossistêmicos como a captura de carbono da atmosfera, guarda grande biodiversidade de fauna e flora e ainda pode ser um espaço de recreação e lazer para a população jurutiense, promovendo saúde e bem-estar”, explicou, em nota.
Figueira e a pesquisadora Jarine Reis, também do Imazon, apresentaram o projeto durante a reunião do conselho gestor da unidade de conservação, realizada no final de março. Na ocasião, foi estabelecido um cronograma das atividades que serão realizadas, incluindo a sensibilização das comunidades locais sobre o potencial do turismo de base comunitária, a abertura da trilha, a capacitação para os condutores da trilha e o curso de comunicação.
A previsão é que a trilha esteja concluída no fim de maio deste ano e que os cursos de capacitação de condutores ocorram em junho, para depois receber os turistas.
“Buscamos não apenas abrir as portas da APA Jará para visitantes, mas também fortalecer o vínculo entre nossa população e a riqueza natural que nos cerca”, disse a Secretária de Meio Ambiente de Juruti, Nayme Couto, em nota. A expectativa é que isso ajude a mobilizar as pessoas na defesa da APA frente a crimes ambientais como o desmatamento e a degradação florestal.
Segundo a secretária, com a promoção do turismo sustentável, cria-se oportunidades para que a comunidade local compartilhe histórias, tradições e conhecimentos, ao mesmo tempo, em que ocorre a proteção e valorização do patrimônio ambiental, além da geração de renda. “É um passo significativo para unir conservação e desenvolvimento comunitário, trazendo benefícios reais para todos nós”, acrescentou.
“Com a APA Jará, Juruti se destaca como um modelo de equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. O projeto reforça a importância de parcerias entre sociedade civil, setor privado e poder público na construção de soluções eficazes para a proteção da Amazônia”, disse a pesquisadora Jarine, do Imazon. O projeto tem financiamento da Alcoa Foundation.
Você precisa fazer login para comentar.