fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mulher é quase degolada por linha de pipa com cerol

Publicado

em

Tião Vitor // Fotos: Igor Martins

Marca da linha ficou registrada no pescoço de Cibele

Marca da linha ficou registrada no pescoço de Cibele

A educadora de trânsito Cibele Melo por pouco não se tornou mais uma vítima da linha de pipa com cerol. Ela quase foi degolada na tarde desta quinta-feira 18, quando transitava na avenida Nações Unidas, próximo à antiga sede da Funbesa, na Estação experimental.

Cibele dirigia sua moto na via, por volta das 17h30, quando uma linha com cerol enroscou em seu pescoço. Por sorte, ela estava em baixa velocidade e pode segurar a linha com uma das mãos antes que ela lhe cortasse.

Cibele pensou que a morte era certa e lembrou que deixaria um filho órfão

“Eu tinha acabado de sair do trabalho e ia para casa. Seguia em baixa velocidade. Creio que ia a menos de 40 quilômetros por hora. Talvez tenha sido isso que me salvou”, relatou Cibele.

Cibele tem um filho pequeno e afirma que lembrou que poderia ter morrido e deixaria a criança órfã. “Só pensei em como ficaria meu filho se eu tivesse morrido”, relata emocionada a mulher.

Felizmente, Cibele, não sofreu nenhum ferimento, mas uma fina marca vermelha ficou registrada em seu pescoço para lembra-la ainda por vários dias o quão perto da morte ela esteve.

Linhas de pipa com cerol são extremamente perigosas, principalmente para ciclistas e motociclistas. Elas são produzidas com vidro pisado que são misturados com cola e fixados nas linhas tornando-as um instrumento de corte muito afiado.

No último dia 9 de junho, uma mulher morreu ao ter a carótida cortada por uma linha com cerol. O caso aconteceu na cidade de Itapetinga, no interior de São Paulo. Ela chegou a ser socorrida e passar por cirurgia, mas não resistiu ao ferimento, principalmente, porque a perda de sangue foi muito grande. Caso similar aconteceu na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal no início do ano.

Outro caso recente e que chamou a atenção foi da jovem goianiense Gleice Evelin de Melo Galvão, de 20 anos. Ela foi morta no último dia 15, em Goiania/GO quando saiu da casa do avô, em companhia do marido. Ela ia na garupa da moto que era pilotada pelo marido. Os dois haviam casado há cerca de três meses. Quando passavam por uma rua próxima, ela foi atingida pela linha de pipa com cerol. Ela também chegou a ser socorrida, mas morreu em virtude da gravidade dos ferimentos.

Detran busca orientar para os riscos de soltar pipa com linha com cerol

Geni lembrou da necessidade do uso de equipamentos de segurança

Geni lembrou da necessidade do uso de equipamentos de segurança

Cibele trabalha com Geni Polanco, que é coordenadora de Educação no Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ela conta que sua instituição tem procurado sempre orientar os condutores, principalmente os motociclistas, sobre a necessidade do uso de equipamentos básicos de segurança, como capacetes e outros mais. Entre esses equipamentos se torna cada vez mais necessário o uso da antena corta-pipa, que ajuda a proteger o motociclista ou ciclista da linha de cerol.

“Essa anteninha está a venda em casas especializadas de peças e assessórios para motos e tem baixo custo”, invorma Geni.

Ela lembrou, ainda que, que a Eletrobras também tem desenvolvido um trabalho de orientação dos jovens quanto aos riscos do uso da linha com cerol.

“No ano passado, os técnicos da Eletrobras estiveram em todas as escolas do ensino fundamental orientando os alunos e os pais sobre os cuidados que se deve ter quando eles adquirem uma pipa para os seus filhos”.

De acordo com Geni, a Eletrobras têm, a cada ano, grandes prejuízos com os danos causados com pipas ou linhas com cerol, que se enroscam nos fios de transmissão, transformadores e subestações. Daí a necessidade de buscar orientar jovens e famílias sobre os riscos das pipas.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo