Acre
MPAC participa do II Seminário de Integração do Sebrae
O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento participou nesta segunda-feira, 17, do ‘II Seminário de Integração da Defesa, Segurança e Desenvolvimento Econômico e Social do Acre’, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg).
O evento teve como objetivo promover um espaço de integração entre instituições que possuem práticas inovadoras voltadas a transformação social. Para tanto, o seminário foi dividido em painéis temáticos, contando com palestras de representantes das entidades participantes.
Em sua palestra, o chefe do MP acreano apresentou práticas inovadoras desenvolvidas no âmbito da instituição e que prezam pela transformação social, tendo como estratégias a atuação preventiva, o diálogo permanente e a garantia dos direitos fundamentais.
Foi ressaltado na palestra a priorização das áreas de atuação do MPAC e o seu papel em campos como a defesa da segurança, o desenvolvimento social, o apoio à atividade eleitoral e fortalecimento da democracia.
Dentre as iniciativas apresentadas destaca-se o Anuário de Indicadores de Violência, a campanha Democracia: Confirma, o Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), o Grupo de Trabalho para Apoio à Atividade Eleitoral (GT-Eleitoral), o Centro de Especialidades em Saúde (CES) e o projeto MP na Comunidade.
“Fico muito agradecido por essa oportunidade de trazer uma visão de Ministério Público que não é tão conhecida pelo público em geral. O que trago aqui hoje é a forma como nós atuamos, buscando a transformação social e o fortalecimento da democracia”, disse o PGJ.
O procurador-geral abordou, ainda, a importância da parceria com outros órgãos para que os projetos apresentados atinjam seus objetivos, cumprindo com a missão institucional do Ministério Público.
“É importante fazer essa articulação interinstitucional, pois só através do trabalho conjunto podemos atingir nossos objetivos de transformação social. Com o apoio necessário conseguimos ir até às comunidades mais longínquas para realizar as atividades que possibilitam a efetivação de direitos fundamentais”, concluiu.
Texto: Hudson Menezes
Fotos: Tiago Teles
Comentários
Acre
Maria Antônia cobra providências sobre acidentes de trânsito e poluição durante sessão na Aleac
Na sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (Progressistas) fez um discurso que abordou temas urgentes como a poluição que afeta o estado e a alta frequência de acidentes de trânsito no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. A parlamentar iniciou seu pronunciamento expressando solidariedade às pessoas que sofrem com os efeitos das queimadas e a poluição no Acre.
“Quero me solidarizar com as pessoas que têm problemas respiratórios, que têm problemas de lidar com esse fumaceiro que está no mundo, no nosso estado, no nosso país. Sabemos que isso faz muito mal para as crianças”, lamentou.
Outro ponto importante do discurso foi a cobrança por melhorias no trânsito, especificamente no cruzamento das ruas Marte e Abacate, no bairro Morada do Sol. A progressista relatou o alto número de acidentes no local e reiterou a necessidade de intervenção imediata das autoridades.
“Por semana, no mínimo, dois acidentes nesse cruzamento. A situação está insuportável”, afirmou, mencionando sua residência nas proximidades do local. Ela mostrou imagens de um acidente recente e ressaltou a gravidade da situação: “Essa semana já foram dois acidentes. É grave, é a vida das pessoas”, disse.
Maria Antônia cobrou uma resposta urgente das autoridades competentes, como a RBTrans, e pediu uma solução eficaz para o problema, sugerindo a instalação de uma lombada ou semáforo mais visível. “Façam uma coisa mais visível que as pessoas de longe vejam, porque realmente está insuportável os acidentes que têm ocorrido. Sou moradora daquele bairro há 17 anos e a situação só piorou com o passar do tempo”, complementou.
A parlamentar também destacou a presença de grupos importantes na galeria da Aleac, como os representantes do cadastro de reserva da Polícia Civil, que buscam convocação, e integrantes de um grupo que luta pela formação de uma fundação para apoio a pessoas que necessitam de cirurgia bariátrica. Segundo Maria Antônia, a formação da fundação é fundamental para dar suporte a quem precisa: “Tem todo o nosso apoio, realmente tem um grupo muito grande de pessoas no nosso estado precisando desse suporte”, finalizou.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Emerson Jarude critica o governo por não convocar cadastro de reserva e priorizar cargos comissionados
Durante a sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo), fez duras críticas ao governo do estado pela falta de convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. Em seu discurso, o parlamentar acusou o governo de fazer promessas sem cumpri-las e de priorizar a criação de cargos comissionados em vez de chamar os aprovados em concursos públicos.
“A história aqui se repete e se arrasta por muitos anos. Promessas são feitas, datas são entregues, mas nunca a convocação é feita de acordo com o que é prometido”, afirmou o deputado, ressaltando a insatisfação dos concursados que aguardam há anos pela convocação.
Jarude destacou ainda a necessidade urgente de reforço nas delegacias e demais órgãos de segurança, mas criticou a postura do governo em adiar indefinidamente as convocações. “Ao invés de chamar os amigos do cadastro de reserva, que é uma necessidade urgente, o governo não faz. Quando visitamos delegacias e sindicatos, percebemos a necessidade dessas contratações, mas isso nunca acontece”, enfatizou.
O parlamentar também mencionou contratos milionários firmados pelo governo que, segundo ele, apresentavam indícios de superfaturamento. “Mostramos um contrato de R$ 61 milhões com superfaturamento de 600%, e outro que o governo também não conseguiu justificar o preço. Mas, quando é para chamar o cadastro de reserva, a desculpa é sempre a mesma: ‘não temos dinheiro’”, denunciou.
O deputado deixou claro seu descontentamento com a postura do governo em relação ao cadastro de reserva, afirmando que o diálogo nesse sentido é “zero”. “Ou chama, ou para de ladainha. Não dá mais para ficar enganando e postergando os sonhos dessas pessoas que estudaram, se dedicaram e passaram no concurso”, concluiu o deputado, pedindo que os aprovados não caiam em promessas eleitorais novamente.
Texto: Mircléía Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Acre participa de assembleia sobre a rede nacional de transparência e acesso à informação
O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou na terça-feira, 17, da primeira Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (Rede LAI). O evento foi realizado na Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, e reuniu representantes de diversos estados, órgãos da União, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de fortalecer a transparência pública e o acesso à informação em todo o país.
A Rede LAI foi lançada em maio de 2024, durante o Seminário Internacional de Acesso à Informação, também em Brasília. A rede busca promover um ambiente colaborativo entre diferentes esferas de governo, com o intuito de compartilhar boas práticas, iniciativas inovadoras e estratégias para ampliar o acesso à informação pública. O Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado, aderiu oficialmente à Rede LAI no dia 14 de junho de 2024.
A controladora-geral do Acre, Mayara Bandeira, destacou a relevância da participação do estado na iniciativa. “Estamos vivenciando um momento histórico para a governança pública no Brasil com a criação da Rede LAI, e o Acre tem orgulho de integrar essa iniciativa. Ao fomentar políticas e ações voltadas ao acesso à informação, estamos fortalecendo a transparência e o diálogo entre governo e sociedade. Seguindo as diretrizes do governador Gladson Cameli, a participação do Estado do Acre na Rede LAI reafirma nosso compromisso com a integridade e a transparência na gestão pública, promovendo uma administração mais aberta, eficiente e acessível a todos”, afirmou.
Com a adesão à Rede LAI, o Acre reforça seu compromisso com a promoção de um governo mais transparente, acessível e conectado com as necessidades da população. A assembleia geral, realizada na CGU, é um passo fundamental para a construção de uma gestão pública mais aberta e democrática, estimulando o controle social e o fortalecimento da confiança entre governo e cidadãos.
Fonte: Governo AC
Você precisa fazer login para comentar.