fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MP acompanha situação de quase 300 imigrantes retidos em cidade do AC após fechamento da fronteira

Publicado

em

Imigrantes estão abrigados em duas escolas de Assis Brasil. Prefeitura da cidade decretou situação de emergência por conta do risco de contaminação de Covid-19.

MP acompanha situação de quase 300 imigrantes retidos em cidade do AC após fechamento da fronteira — Foto: Odair Leal/Secom-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Com quase 300 imigrantes em Assis Brasil, no interior do Acre, o Ministério Público do Estado (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação da Covid-19 na região de fronteira.

O procedimento foi publicado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial do órgão. O fluxo de imigrantes aumentou na cidade do interior do estado por conta do fechamento da fronteira com o Peru.

No último dia 23, o prefeito da cidade, Antônio Barbosa (Zum), decretou situação de emergência na cidade e pediu ajuda dos governos estadual e federal no custo de insumos e abrigo aos imigrantes.

________________

O MP-AC destaca que a posição geográfica diferenciada do município de Assis Brasil, que faz divisa simultaneamente com o Peru e a Bolívia, faz com que aumente o risco de propagação do coronavírus.

________________

A cidade de Assis Brasil não tem nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. Segundo último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) neste domingo (29), o Acre tem 34 casos de coronavírus e outros 80 estão sob investigação.

Gastos com alimentação

A prefeitura de Assis Brasil diz que, em 11 dias, gastou mais de R$ 70 mil apenas com alimentação fornecida aos imigrantes. São 900 refeições por dia, entre café da manhã, almoço e janta. Saíram dos cofres público, em menos de 15 dias, R$ 73.800 só para despesas com alimentação.

Ainda não foram contabilizados outros insumos, como gasolina, logística, materiais de consumo, energia e água potável que são necessários para manter o funcionamento dos abrigos. O prefeito Antônio Barbosa faz um apelo aos governos estadual e federal.

Barbosa disse que a cidade não tem condições mais de manter os imigrantes. Ele cogita ainda decretar estado de calamidade pública, caso não tenha ajuda dos governos estadual e federal.

Além de manter 900 refeições por dia aos imigrantes, a falta de profissionais para acompanhar os abrigos tem sobrecarregado as equipes. De acordo com a prefeitura, até agora, o Estado ajudou com 250 colchões – que já acabaram – e 100 sacolões, que também não tem mais.

Dois abrigos

De acordo com o relatório, são 241 imigrantes, de pelo menos cinco nacionalidades, divididos em dois abrigos da cidade que foram improvisados em escolas.

A Vigilância Sanitária do estado esteve nas duas escolas que servem como abrigo aos imigrantes na semana passada para dar orientações sobre a Covid-19 e informar sobre o estado de isolamento social que o Acre tem adotado.

Na Escola Municipal Edilsa Maria Batista estão 92 pessoas, sendo que são 32 homens, 26 crianças e 34 mulheres, sendo que nove estão gestantes. Já na Escola Estadual Iris Célia, são 149 pessoas. Deste total, 40 são mulheres, delas 7 estão grávidas; 78 homens e 31 crianças.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes da FEAV e da Fade programam reunião e devem estabelecer parceria

Publicado

em

Foto CBV: João Petrolitano acredita uma boa temporada para o vôlei acreano

Os presidentes da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano, e da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome, devem se reunir na próxima semana e estabelecer parcerias paras competições escolares em 2024 no indoor e na praia.

“Fiquei surpreso com a notícia do phdesporteclube.com.br de que a federação não quis uma parceria com a Fade. Na verdade, ocorreu um mal entendido porque o nosso esporte precisa desse acordo para um maior desenvolvimento. Vamos nos reunir e pensar no melhor para a modalidade no escolar”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Precisamos construir pontes

Segundo João Petrolitano, o esporte acreano, de uma maneira geral, precisa construir pontes e não muros.

“Podemos desenvolver muito o esporte acreano com ações combinadas. Esse processo precisa ser acelerado para podermos ter melhores resultados”, avaliou João Petrolitano.

Assembleia no Rio

João Petrolitano participou na manhã desta quarta, 17, no Rio de Janeiro, da assembleia geral da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Foi mais uma assembleia importante e teremos boas novidades para o nosso vôlei”, disse o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz, Furacão do Norte e Rei Artur são campeões na Copinha Arasuper

Publicado

em

Fotos Manoel Façanha: Santa Cruz soube aproveitar as chances no Sub-14

Santa Cruz, no Sub-14, Furacão do Norte, no Sub-12, e Rei Artur, no Sub-10, conquistaram nessa terça, 16, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) os títulos da Copinha Arasuper de Futsal.

O Santa Cruz bateu o Furacão do Norte por 2 a 0. O Furação do Norte derrotou o Rei Artur por 3 a 2 e o Rei Artur goleou o AME por 7 a 1.

3 meses de competição

Segundo o coordenador da Copinha, Auzemir Martins, a competição foi bem disputada desde a primeira rodada.

“Realizamos o torneio durante os últimos três meses. Conseguimos movimentar a garotada”, comentou Auzemir Martins.

Fala, Adem!

“Com a credibilidade do Auzemir conseguimos realizar mais uma grande competição. O futsal é importante na iniciação dos atletas e o nosso objetivo é seguir realizando esse evento com muito sucesso dentro e fora da quadra”, afirmou o empresário Adem Araújo.

Os melhores da Copinha

Sub-14

Pedro Lucas/Melhor goleiro/Santa Cruz

Nicolas/8 gols/RBR Viagens

Sub-12

Luan/Melhor goleiro/Furacão do Norte

Marcos Vinícius/12 gols/Furacão do Norte

Sub-10

Leandro Rafael/Melhor goleiro/Rei Artur

João Miguel/15 gols/Rei Artur

Final do Sub-12 foi emocionante até o minuto final

 

Rei Artur sobrou na disputa do título do Sub-10

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade vai promover a última Seletiva para os Jeb´s Sub-18

Publicado

em

Foto Fade: Torneio vai classificar as duplas acreanas para a competição em Palmas

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove nesta quinta, 18, a partir das 8 horas, no Parkipê, no Parque do Tucumã, a Seletiva do Vôlei de Praia. A competição vai definir as duplas acreanas no feminino e no masculino para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18, programado entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

FEAV não quis parceria

O presidente da Fade, João Renato Jácome, fechou uma parceria com o professor Cláudio “Baixinho” Maia para realizar o evento.

“Procuramos os dirigentes da Federação Acreana de Voleibol e a entidade disse não poder ajudar no evento. Fomos em busca de outros parceiros e felizmente a competição será promovida”, afirmou João Renato Jácome.

15 duplas

15 duplas, 11 no masculino e 4 no feminino, estarão em quadra na disputa da competição.

Comentários

Continue lendo