fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Mourão diz que Congresso deve discutir reforma política em breve: ‘Ideal seriam 5 ou 7 partidos’

Publicado

em

Vice-presidente da República disse no Rio que Reforma da Previdência está encaminhada, mas que ‘daqui a cinco, seis anos’ terá que ser rediscutida: ‘Vamos ter uma reforma boa, não ótima’.

Hamilton Mourão defende reformas política, previdenciária e tributária em evento na FGV — Foto: Reprodução/TV Brasil

Por G1 Rio

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRB), disse que o Congresso deve discutir em breve a reforma política. A declaração foi dada durante discurso na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Zona Sul do Rio.

“Temos um sistema político que ele é difícil de conceber, tal a fragmentação partidária que nós temos. Hoje, lá dentro do Congresso temos 26 partidos representados. Apenas dois (partidos) têm mais de 50 deputados (PSL e PT). Em torno de sete (partidos) têm entre 30 e 40 (deputados).

O restante são partidos com 10, 8 deputados. Então, é extremamente fragmentado nosso Congresso. Não é fácil de lidar com isso aí. Os partidos deixaram de representar o pensamento da sociedade como um todo. O ideal seriam cinco ou sete partidos”, disse.

Mourão sugeriu ainda o voto distrital como forma de baratear a eleição, citando o “caixa dois” como uma válvula de escape para a corrupção no sistema eleitoral.

“Isso vem sendo discutido, acho que brevemente é um passo que nosso Congresso irá dar porque é mais que necessário.”

Reforma da Previdência

O vice-presidente disse também que a Reforma da Previdência está avançando, mas que, dentro de poucos anos, a discussão será retomada.
“Felizmente, ela (a Reforma da Previdência) está encaminhada. Não da forma que nós, governo, gostaríamos. Mas existe um velho aforismo no meio militar que o ‘ótimo é inimigo do bom’. Então, vamos ter uma reforma boa, não ótima. Daqui a cinco, seis anos vamos estar discutindo novamente isso aí, vocês podem ter certeza”, previu.

Privatizações

Para reduzir a crise, Mourão defendeu também a venda de estatais e disse que os concursos só devem voltar a acontecer quando houver o reequilíbrio das contas públicas.

“Vamos privatizar aquilo que puder ser privatizado, não vamos contratar ninguém pelos próximos anos. Vamos fazer uma diminuição do tamanho do estado de forma, digamos assim, branda. À medida que as pessoas forem se aposentando, não vamos contratar ninguém até que a gente consiga equilibrar nossas contas.”

Reforma tributária

O vice-presidente criticou o sistema tributário, chamando de “caótico”, e defendeu também esta reforma. Segundo ele, o atual sistema “penaliza os mais pobres”.

“Existem várias ideias (de reforma tributária) rondando aí. Na Câmara, no Senado e tem a nossa (do governo), que está sendo trabalhada, ainda tem outras correndo por fora.”

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tinho Damasceno pede demissão e deixa o comando do São Francisco

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Tinho deixou o comando pela 2ª vez em menos de 3 meses

Tinho Damasceno não é mais técnico do São Francisco. O treinador pediu demissão do comando Católico na noite dessa segunda, 15, e deve deixar a capital acreana nesta terça, 16.

Segunda vez

Tinho Damasceno deixa o comando do São Francisco pela segunda vez em menos de três. O profissional foi anunciado pela diretoria ainda na pré-temporada e após uma semana deixou o clube em Rio Verde, Goiás, onde o São Francisco começou a preparação.

Douglas Barboza

O gerente de futebol, Douglas Barboza, assume o comando da equipe para as últimas partidas do Estadual. O São Francisco é o 5º colocado no returno com 1 ponto e enfrenta o Rio Branco na quinta, 18, a partir das 15h30, no Florestão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade convoca Seleção Acreana de Wrestling para o Jeb´s Sub-18

Publicado

em

Foto FADE: Atletas irão disputar dois torneios importantes em nível nacional

A Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) fez a convocação da Seleção Acreana Wrestling para a disputa da fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18 programada para Aracajú, Sergipe, entre os dias 18 e 25 de maio.

“Essa é uma convocação importante sob vários aspectos. Vamos disputar pela primeira vez uma competição de wrestling em nível nacional. Estamos trabalhando para construir uma grande base no esporte acreano”, avaliou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Brasileiro Sub-18

A Seleção convocada para disputa do Jeb´s também vai disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17, programado para começar no dia 24 de maio em Aracaju.

“A participação no Brasileiro também é inédita. Estamos proporcionando oportunidades por meio do esporte”, comentou o dirigente.

Técnicos definidos

Segundo João Renato Jácome, a Seleção terá como treinadores Clemilton Almeida e Rozenayra Vitória.

“Fechamos o nosso planejamento do wrestling. Teremos uma grande delegação na fase nacional dos Jogos”, afirmou o presidente.

Atletas convocados

Alcir Kervyn/Lourenço Filho

Artur Cavalcante/Belo Povir

Edson Gabriel/Barão do Rio Branco

Márcio Silva/Divina Providência

Max Campos/Divina Providência

Randeilson Josephe/IFAC Xapuri

Roberto Júnior/Belo Povir

Weverton de Andrade/IFAX Xapuri

Ana Cristina/Divina Providência

Awani Yazumi/Belo Povir

Lídia Thainara/IFAC Xapuri

Loayza Vitória/Belo Povir

Maria Benedita/Professora Rita Maia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

John Kennedy é regularizado e vai estrear pelo Humaitá

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: John Kennedy estava atuando no São Francisco do Pará

O atacante John Kennedy foi regularizado e será a novidade do Humaitá na partida contra o Vasco nesta quinta, 18, no Florestão, na partida programada para fechar a terceira rodada do segundo turno do Campeonato Estadual.

“Perdemos o Fabinho expulso e o John vai estrear. É um atleta que tem a minha confiança e chega em um momento importante”, comentou o técnico Kinho Brito.

El Lobo ou Thalis

Magno El Lobo ou Thalis. Essa é a única dúvida de Kinho Brito para definir os titulares do Humaitá.

“Vamos avaliar as condições do El Lobo para podermos definir. Neste momento a questão física também é muito importante”, avaliou o treinador.

Comanda coletivo

Kinho Brito comanda um coletivo na tarde desta terça, 16, no campo do Bacu, com a duração de 40 minutos e vai definir os titulares do Tourão.

Comentários

Continue lendo