fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Morto em acidente fica mais de cinco horas em ramal a espera de peritos

Publicado

em

IMG-20151213-WA0198

Alexandre Lima

A promessa do Estado em recolocar peritos criminais na fronteira para atender a regional do Alto Acre, apenas ficou no papel. Mesmo com pedidos de autoridades de vários setores, a Secretaria de Segurança Pública mentiu e enganou uma comissão de vereadores que esteve na Capital no início de novembro passado.

Segundo foi dito e garantido pelo Secretário Estadual de Policia Civil, Carlos Flávio, e o Coordenador do IML no Estado, Halley, que estavam na reunião, três peritos seriam disponibilizados para o município, no intuito de resolver essa problemática na regional que é composta por quatro municípios.

IMG-20151213-WA0297_1

Passado a reunião, até o momento nenhum perito foi disponibilizado e as vítimas, principalmente de acidentes e tragédias, estão tendo que esperar por horas no local, até que uma equipe seja deslocada da Capital até o interior.

Neste domingo (13), o senhor Francisco Nascimento (70), pilotava sua moto Honda/XLR, quando se chocou de frente contra outra no ramal Santa Luzia, localizado no km 84, com acesso pela BR 317 (Estrada do Pacífico).

Na outra moto, vinha Irismar Azevedo Marculino (35), com uma menor na garupa. Com o impacto, o motoqueiro caiu e teria quebrado o pescoço, indo a óbito no local, além de sofrer um grande corte no tronco, causado por um dos apoio do pés.

IMG-20151213-WA0300

A menor que seria afilhada da vítima teria se machucado após o impacto, foi atendida por uma equipe de socorristas mas não corria risco de morte.

O ancião se retirou do local por medida de segurança, por medo de represália de parentes, mas teria se apresentado posteriormente às autoridades. Somente por volta de cinco horas depois, os peritos teriam chegado no local, realizaram os trâmites e levaram o corpo para a necropsia na Capital.

O corpo teria previsão de chegada por volta das 22 horas, para ser entregue a funerária e em seguida aos familiares.

Matérias relacionadas:

Vereadores de Brasileia conseguem retorno de peritos do IML para o Município

Associação denuncia extinção da perícia criminal no Acre por falta de valorização

Regional do Alto Acre está sem perito criminal a cerca de 72 horas

IMG-20151213-WA0301

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo