fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Moradores de ramais pedem apoio à Câmara para que energia seja ligada pela Energisa

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (20), o Presidente Marquinhos Tibúrcio em companhia do vereador Lessandro Jorge, recebeu em seu gabinete o presidente da Associação João Barbosa, Edson Moreira da Silva, acompanhado do seu irmão Raimundo Nonato Moreira da Silva.

O presidente da Associação João Barbosa, km 75, reivindica que a empresa ENERGISA, venha concluir a instalação de postes no ramal Etelve, para que possa contemplar aproximadamente 10 famílias com o fornecimento de energia.

O mesmo ressalta que a empresa ENERGISA, antes da Pandemia Covid-19 chegou a levar os postes até o ramal e não mais voltaram para iniciar e concluir o serviço.

Também foram recebidos no gabinete, o presidente da Cooperativa de Criadores e Produtores de Aves Caipiras – COOPASC, Marcos Costa dos Santos e sua esposa Inês Lima da Cunha.

O presidente da associação COOPASC, que também é localizada no km 75, reivindica que a empresa ENERGISA venha providenciar a instalação e o fornecimento de energia para as famílias do Ramal da Aurora.

O mesmo ressaltou que foram feitos os cadastros das famílias a serem beneficiadas com a energia elétrica a aproximadamente dois anos atrás.

Segundo o presidente da Câmara de Brasiléia, estará levando comunicando a Empresa para que possa o mais rápido possível, atender e solucionar o problema de energia na Comunidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Aleac debate comércio bilateral: “O corredor bioceânico vai impulsionar o crescimento do Acre”, diz Gonzaga

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou nesta terça-feira (11) de reunião com representantes do governo do Acre e equipe de relações internacionais para tratar sobre o corredor bioceânico e ações para exportação e integração pelo Arco Norte, eixo de escoamento para exportações aos países sul-americanos.

A consultora de relações internacionais, Marta Cerqueira Melo, apresentou aos participantes estratégias de fortalecimento do corredor bioceânico. Ela explicou que o modelo de centro unificado e fronteiras poderá beneficiar o comércio bilateral entre Acre e Peru.

“Muitas ações estão sendo feitas para consolidadar o corredor que é fundamental tanto no ponto de vista do fortalecimento da integração sul-americana quanto do desenvolvimento da infraestrutura e logística do Arco Norte. O grande desafio é criar um espaço aduaneiro que seja compatível com a estratégia do corredor bioceânico. Estamos propondo uma modelo de centro unificado de fronteiras que já existe na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e trazer pra cá um modelo parecido que vai garantir agilidade tanto para cargas quanto para turistas no fluxo para o Peru”, explicou.

O presidente Luiz Gonzaga destacou que a união dos poderes, instituições e empresários é fundamental para que o corredor bioceânico funcione na prática e impulsione o crescimento econômico do estado do Acre. O parlamentar também reconheceu que o esforço do governador Gladson Cameli para integrar o Acre comercialmente com outras regiões.

“A união dos poderes, instituições, comércio e indústria é muito importante para esse fortalecimento do corredor bioceânico e desenvolvimento do Acre. A Aleac e o governo do Estado têm essa visão e por isso estamos discutindo estratégias para que o comércio bilateral aconteça, pois é importante para o crescimento do nosso estado. O governador Gladson tem trabalhado para integrar o Acre a outros centro comerciais pelo mundo”, disse o presidente.

O secretário de Estado de Indústria, Ciència e Tecnologia, Assur Mesquita, destaca que o Acre tem avançado nas parcerias com o governo do Peru para o desenvolvimento do comércio bilateral e turismo entre as duas regiões. Assur destaca a importância do governador Gladson e o presidente Gonzaga na luta pelo comércio bilateral.

“Dentro da estratégia do governo em parceria com a Aleac para o fortalecimento do corredor está a união das instituições e planejamento a médio e longo prazo. Já estamos realizando parcerias com estados vizinhos e o Peru para apresentar nossos produtos e pacores de turismo. Essa rota do pacífico é o grande propulsor desse movimento. Os negócios já estão acontecendo com empresários aderindo a essa proposta. O Legislativo tem nos ajuado nesse processo com o apoio do presidente Gonzaga. O nosso governador também tem dado atenção especial para o setor industrial e comércio do Acre com outros países”, disse Assur.

Por fim, o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, afirmou que o governo e demais órgãos irão criar um grupo de trabalho para definir as prioridades do estado no comércio com outros países.

“Hoje o estado do Acre já está inserido nessa rota de integração comercial e vamos criar um grupo de trabalho para definir estratégias para impulsionar a economia do Acre. A partir de agora vamos criar uma logística e desembaraçar as questões burocráticas para aproveitar o corredor bioceânico”, disse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Curto-circuito provoca incêndio em lanchonete no centro de Xapuri

Publicado

em

Screenshot

Um curto-circuito causou um incêndio em uma pequena lanchonete no centro de Xapuri nesta terça-feira (11). O proprietário, Danrlei Anacleto da Silva, relatou que o fogo se espalhou rapidamente, ameaçando a segurança da região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio já estava se encaminhando para dois comércios próximos da lanchonete. As chamas, que avançavam rapidamente, foram controladas pela equipe de bombeiros antes que causassem danos maiores.

“Utilizando técnicas de combate por resfriamento, a guarnição eliminou o foco de calor e dissipou a fumaça, que já estava atingindo mais dois comércios adjacentes, conseguindo proteger o patrimônio ali presente”, informou o Capitão Farias, comandante do 8º Batalhão.

Veja vídeos abaixo:

Comentários

Continue lendo

Flash

Mais de 50 cooperativas serão beneficiadas com consultorias, capacitações e inteligência de mercado

Publicado

em

Mais de 50 cooperativas serão beneficiadas com consultorias, capacitações e inteligência de mercado

O Sebrae no Acre e o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre (OCB/AC) firmaram, nesta terça-feira (11), um termo de cooperação técnica para fortalecer as cooperativas e pequenos negócios do Acre. A parceria visa criar um ambiente favorável à inovação, tecnologia e crescimento sustentável em todo o estado.

O termo prevê a realização de capacitações e consultorias para melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas. Serão promovidas ações para explorar novas oportunidades de negócios, além disso, o Sebrae facilitará o acesso das cooperativas aos mercados locais, regionais e nacionais.

“Essa é mais uma ação estratégica do Sebrae, fortalecendo as parcerias que temos com a rede que apoia os empresários do nosso estado. Focaremos em toda a parte de consultorias, capacitações, palestras e inteligência de mercado. A ideia é que façamos um apoio direto às cooperativas associadas ao Sistema OCB, e esperamos um retorno grandioso nesse apoio a este segmento tão importante para a economia do nosso estado” declarou o diretor técnico Kleber Campos.

Sebrae apoiará, indiretamente, mais de 20 mil cooperados associados ao Sistema OCB.

O presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha, ressaltou a importância de agregar formação profissional aos cooperados. “A ideia é intensificar, de maneira muito mais eficiente, eficaz e efetiva, as ações que o Sebrae e o Sistema OCB já vem fazendo, como uma forma de profissionalizar cada vez mais a gestão dessas cooperativas e assim gerar um aumento na quantidade de pessoas que vivem e dependem do resultado econômico por meio do cooperativismo”, disse.

Atualmente o Acre conta com 54 cooperativas, atuantes em diversos setores, que reúnem mais de 20 mil cooperados e geram cerca de 800 empregos diretos. Com a parceria, espera-se um crescimento econômico, geração de empregos e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Para Ezequiel Oliveira, presidente da COPEL, cooperativa de derivados de lácteos, a parceria trará evoluções significativas. “À medida que vamos crescendo, também temos que evoluir nosso sistema de tecnologia. Hoje cuidados desde a parte logística, comercial, industrial, e essa parceria vai nos ajudar bastante para trazermos inovação no campo e na indústria. Tenho certeza de que daremos um salto de qualidade em nossa cooperativa, além da possibilidade de agregar novos cooperados”, destacou.

No ato de assinatura do termo estiveram presentes o senador Sérgio Petecão; o diretor-superintendente e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Marcos Lameira e Vandré Prado; o diretor e o superintendente da OCB/AC, Edilson Araújo e Emerson Gomes; o superintendente dos Correios/AC, Francisco Itamar; o pesquisador da Embrapa, Judson Valentin; a superintendente da CONAB/AC, Alessandra Ferraz; e representantes de cooperativas do estado do Acre.

Comentários

Continue lendo