fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ministério Público ouve artista agredido com chave de fenda após beijar namorado

Pedro Lucas Lima Araújo, de 19 anos, teve o olho furado na agressão. MP diz que vai prestar apoio psicológico e acompanhar andamento da investigação.

Publicado

em

Artista de 19 anos é agredido com chave de fenda no AC e corre risco de perder a visão – Foto: Arquivo pessoal

Por Iryá Rodrigues

O Centro de Atendimento à Vítima (CAV), do Ministério Público do Acre (MP-AC), ouviu nesta semana o artista Pedro Lucas Lima Araújo, de 19 anos, que teve o olho esquerdo furado durante uma agressão em um bar em Rio Branco no final do mês de maio. A agressão foi durante uma discussão com um idoso no estabelecimento após o artista beijar o namorado.

O jovem corre o risco de perder a visão. Além de ouvir a versão do jovem, o MP informou que o centro também vai estar presente na fase de investigação policial e produção de provas periciais relacionadas ao caso, bem como prestará atendimento psicológico ao artista.

Pedro contou que ao entrar na confusão, levou um golpe ‘mata-leão’ e o autor, não satisfeito, pegou uma chave de fenda e empurrou contra seu olho esquerdo. O jovem foi parar no Pronto Socorro de Rio Branco, onde ficou internado por um dia.

“É muito doloroso, agora sinto medo desproporcional. Às vezes, acordo de madrugada pensando. Olhar no espelho não é a mesma coisa, ainda mais pra mim que sou uma pessoa muito vaidosa. É uma dor, um trauma, passar por uma experiência de quase morte. Só o que eu quero é justiça, não quero vingança, não quero que ele morra, só quero entender o porquê disso. Espero muito recuperar minha visão, ainda não perdi as esperanças. Estou firme e sigo vibrando na energia da cura, da esperança e da justiça”, disse o jovem ao G1 no dia da entrevista.

Crime de homofobia

Para o namorado do artista, Sérgio de Carvalho, o caso tem ligação com crime de homofobia. “Eu tinha estado lá antes, ainda beijei ele, não acho que foi o motivo, mas quando veio a confusão, veio o ódio. Não justifica fazer o que esse cara fez, era ódio. Por isso que acho que uma das camadas que tem por aí, com certeza, é isso [homofobia].”

A mãe do jovem, Suanny Lima também usou as redes sociais para desabafar sobre o ocorrido com o filho. Ela lamentou o fato de o artista poder não voltar a enxergar.

“Há uma semana meu filho caçula foi espancado por várias pessoas e teve o olho furado com uma chave de fenda. Meu filho é músico, tinha a vida pela frente, estava com muitos projetos para concluir. E, se eu como mãe estou indignada e revoltava com a impunidade, sentindo uma dor que não tem tamanho, imaginem como não está o meu filho, com a autoestima baixa, vendo todos seus sonhos um dia tão desejados indo por água abaixo, porque não sabe se voltará a enxergar. Não sei qual palavra define melhor, o motivo pelo qual esse delinquente fez isso com meu filho, se motivo torpe ou fútil. Espero que haja justiça, pois se aconteceu com meu filho pode acontecer com o seu”, relatou.

A irmã de Araújo, Mayara Lima, falou em “violência desproporcional” e chamou o agressor de sociopata. “Até quando vamos viver em uma sociedade tão desumana e doente? Até quando expressar a liberdade terá um alto preço? Até quando jovens do nosso país passarão por violências desproporcionais pelo simples fato de se expressarem? Até quando?”, questionou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Desemprego sobe pelo segundo mês seguido e atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro

Publicado

em

Taxa de desocupação chegou ao menor nível para o trimestre encerrado em fevereiro desde 2015, segundo dados da Pnad

A taxa de desemprego no Brasil subiu pelo segundo mês seguido e chegou a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro. Os dados são da Pnad Contínua(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa mostra que 8,5 milhões de brasileiros não ocupam uma vaga de trabalho.

Segundo o IBGE, a quantidade de pessoas desempregadas teve uma alta de 4,1% na comparação trimestral, o que equivale a mais 332 mil pessoas buscando uma ocupação.

Mesmo crescendo, o número de desocupados ainda ficou 7,5% abaixo do registrado no mesmo trimestre móvel de 2023 (9,2 milhões de pessoas).

A massa de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38 milhões, sem variação significativa na comparação trimestral. Esse número inclui os trabalhadores domésticos.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, as categorias em que ocorreram as dispensas “têm predomínio de trabalhadores informais. Isso ajudou a manter estável o contingente de empregados com carteira assinada”.

Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,29 milhões) ficou estável no trimestre. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve um crescimento de 2,6%.

Salário médio do brasileiro

Os brasileiros empregados recebem, em média, R$ 3.110 — uma alta de 1,1% no trimestre e de 4,3% na comparação anual. O valor é o maior desde o trimestre encerrado em novembro de 2020.

A analista acredita que as atividades que envolvem os profissionais do setor de alojamento e alimentação ficaram aquecidas nos meses de dezembro a fevereiro, “mesmo para os trabalhadores informais do setor, contribuindo para essa alta da renda”.

A massa de rendimento mensal real totalizou R$ 307,2 bilhões em fevereiro de 2024, um novo recorde para a série histórica iniciada em 2012. O número cresceu 6,7% quando comparado com o ano anterior.

Desalentados e subutilização

A população desalentada registrou 3,7 milhões, com alta de 8,7% na comparação trimestral, o equivalente a mais 293 mil pessoas nessa condição.

Foi a primeira alta desse contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2021, quando o número de pessoas desalentadas chegou a 5,9 milhões, durante a pandemia de Covid 19.

Essa categoria é classificada como todos aqueles com mais de 14 anos que estavam fora do mercado de trabalho e não haviam realizado busca efetiva por uma colocação.

Já a taxa de subutilização, que calcula o percentual de desocupados, subocupados por insuficiência de horas trabalhadas, e a força de trabalho potencial, ficou em 17,8%. A população subutilizada (20,6 milhões de pessoas) cresceu 3,4% (ou mais 675 mil pessoas) no trimestre e recuou 4,5% (ou menos 963 mil pessoas) no ano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Rodoviária Federal informa pontos de alagamentos na BR-364 em Rondônia

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa que, na tarde desta quinta-feira (28), foram registrados pontos de alagamentos, decorrentes de chuvas isoladas, em alguns trechos da BR 364.

A PRF recomenda que os veículos não tentem realizar a travessia em trechos que estejam comprometidos pelo excesso de água na via.

Pontos de alagamentos (BR 364):

km 486 (Ariquemes/RO) Pare e siga. Apenas veículos de carga estão autorizados a passar.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Matador do presídio” passa a ser réu por duplo homicídio

Publicado

em

Ao receber a denúncia o Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditor Militar, Alesson Braz, escreveu que materialidade e os indícios de autoria, evidenciam-se pelos depoimentos das testemunhas, boletim de ocorrência e pelos interrogatórios.

Com a decisão, Marcelo Maia da Costa e Jonas Santos passaram a ser réus por um duplo homicídio ocorrido no presídio Francisco de Oliveira Conde.

O crime aconteceu na manhã de 26 de janeiro deste ano no Pavilhão “K”.

Antônio Gedenilson Simplício da Mota, de 48 anos e, o enteado dele, Diego Lopes Nascimento de 25 anos, foram assassinados a golpes de estoques.

Quando foram interrogados na Delegacia de Flagrantes, a Marcelo Maia e Jonas Santos confessaram a autoria do crime.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Foi o terceiro homicídio praticado pelo detento, no interior do maior complexo penitenciário do estado.

Em 31 de agosto do ano passado, ele e o comparsa Rafael da Silva Campos, assumiram o assassinato de outro detento.

Edvan da Silva Dias, foi assassinado a golpes de estoque.

O crime, também aconteceu no banho de sol do Pavilhão “K”, praticamente no mesmo local, onde Antônio Gedenilson e Diego Lopes, foram mortos.

Marcelo Maia e Jonas Santos terão o prazo de dez dias para responder à acusação.

Jonas Santos passou a ser réu por um duplo homicídio, junto com Marcelo.

Comentários

Continue lendo