Geral
Ministério Público ouve artista agredido com chave de fenda após beijar namorado
Pedro Lucas Lima Araújo, de 19 anos, teve o olho furado na agressão. MP diz que vai prestar apoio psicológico e acompanhar andamento da investigação.

Artista de 19 anos é agredido com chave de fenda no AC e corre risco de perder a visão – Foto: Arquivo pessoal
Por Iryá Rodrigues
O Centro de Atendimento à Vítima (CAV), do Ministério Público do Acre (MP-AC), ouviu nesta semana o artista Pedro Lucas Lima Araújo, de 19 anos, que teve o olho esquerdo furado durante uma agressão em um bar em Rio Branco no final do mês de maio. A agressão foi durante uma discussão com um idoso no estabelecimento após o artista beijar o namorado.
O jovem corre o risco de perder a visão. Além de ouvir a versão do jovem, o MP informou que o centro também vai estar presente na fase de investigação policial e produção de provas periciais relacionadas ao caso, bem como prestará atendimento psicológico ao artista.
Pedro contou que ao entrar na confusão, levou um golpe ‘mata-leão’ e o autor, não satisfeito, pegou uma chave de fenda e empurrou contra seu olho esquerdo. O jovem foi parar no Pronto Socorro de Rio Branco, onde ficou internado por um dia.
“É muito doloroso, agora sinto medo desproporcional. Às vezes, acordo de madrugada pensando. Olhar no espelho não é a mesma coisa, ainda mais pra mim que sou uma pessoa muito vaidosa. É uma dor, um trauma, passar por uma experiência de quase morte. Só o que eu quero é justiça, não quero vingança, não quero que ele morra, só quero entender o porquê disso. Espero muito recuperar minha visão, ainda não perdi as esperanças. Estou firme e sigo vibrando na energia da cura, da esperança e da justiça”, disse o jovem ao G1 no dia da entrevista.
Crime de homofobia
Para o namorado do artista, Sérgio de Carvalho, o caso tem ligação com crime de homofobia. “Eu tinha estado lá antes, ainda beijei ele, não acho que foi o motivo, mas quando veio a confusão, veio o ódio. Não justifica fazer o que esse cara fez, era ódio. Por isso que acho que uma das camadas que tem por aí, com certeza, é isso [homofobia].”
A mãe do jovem, Suanny Lima também usou as redes sociais para desabafar sobre o ocorrido com o filho. Ela lamentou o fato de o artista poder não voltar a enxergar.
“Há uma semana meu filho caçula foi espancado por várias pessoas e teve o olho furado com uma chave de fenda. Meu filho é músico, tinha a vida pela frente, estava com muitos projetos para concluir. E, se eu como mãe estou indignada e revoltava com a impunidade, sentindo uma dor que não tem tamanho, imaginem como não está o meu filho, com a autoestima baixa, vendo todos seus sonhos um dia tão desejados indo por água abaixo, porque não sabe se voltará a enxergar. Não sei qual palavra define melhor, o motivo pelo qual esse delinquente fez isso com meu filho, se motivo torpe ou fútil. Espero que haja justiça, pois se aconteceu com meu filho pode acontecer com o seu”, relatou.
A irmã de Araújo, Mayara Lima, falou em “violência desproporcional” e chamou o agressor de sociopata. “Até quando vamos viver em uma sociedade tão desumana e doente? Até quando expressar a liberdade terá um alto preço? Até quando jovens do nosso país passarão por violências desproporcionais pelo simples fato de se expressarem? Até quando?”, questionou.
Comentários

Geral
Prefeitos de Assis Brasil e Plácido de Castro firmam cooperação com cidade catarinense
Por Raimari Cardoso
Troca de experiências, compartilhamento de informações, fomento do associativismo e do cooperativismo, e o fortalecimento das parcerias público-privadas, são alguns dos objetivos de um acordo de cooperação formalizado entre os prefeitos Jerry Correia, de Assis Brasil, e Camilo da Silva, de Plácido de Castro, no Acre, com o prefeito da cidade catarinense de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti.
O protocolo de intenções foi celebrado na sede da Prefeitura de São Lourenço do Oeste, por onde os prefeitos acreanos passaram como integrantes de uma missão do Programa Protagonismo Empresarial, organizada pelo Sebrae do Acre em parceria com a Federação das Associações Comerciais e o governo do Estado, segundo matéria da Agência de Notícias do Acre assinada por Jéssica Monteiro.
De acordo com Marcos Clay Silva, diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a missão busca um modelo ideal de parceria público-privada para implantação no Acre. “Esta é uma região do Sul do Brasil com tradição em associativismo, onde as cooperativas têm certo protagonismo, gerando emprego e distribuição de renda”, explica Marcos Clay.
A missão que teve início na segunda-feira, 22, e terminou na sexta, 26, percorreu seis municípios do noroeste de Santa Catarina e um do Sul do Paraná. Participam da caravana 32 pessoas entre lideranças das associações comerciais, vereadores, o deputado da Assembleia Legislativa (Aleac), Tanízio Sá, e representantes das secretarias de Governo (Segov), de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Agricultura (Seagri).
Comentários
Geral
Polícia Civil prende faccionados responsáveis por espancamento de mulher em Sena Madureira
Na última sexta-feira, 26, agentes da Polícia Civil, que atuam na Delegacia de Sena Madureira, em conjunto com Departamento de Polícia de Capital e Interior (DPCI) e o 8° Batalhão da Polícia Militar, desencadearam uma operação para prender os responsáveis por torturarem uma jovem daquela cidade.
No dia 20 maio deste ano, os três envolvidos, que supostamente são vinculados com organização criminosa, gravaram um vídeo em que uma mulher, sob ordens deles, espancam uma jovem. Na ação foram presas três pessoas com idade de 24, 28 e 33 anos.
Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma segunda fase da operação, em que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em pontos conhecidos de venda de drogas. Em três das quatro residências revistadas, foram encontradas drogas, munições e uma arma de fogo, além de ser efetuada a prisão de mais cinco pessoas com idades de 19, 21, 23, 44 e 25 anos.
Ao todo a operação efetuou 8 prisões ao longo da última sexta-feira e retirou de circulação vários criminosos já conhecidos da Justiça e das forças policiais.
Comentários
Geral
Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho
O governo do Acre, por meio das instituições em saúde, vem buscando ofertar um serviço assistencial que atenda a todos os que procuram um atendimento na saúde pública do Estado.

Relações internacionais, Fundhacre recebe prefeita de Cobija e aborda serviço em saúde fornecido ao país vizinho. Foto: Gleison Luz
Assim, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), vem atuando no acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto da capital, como de municípios e países vizinhos.

A Fundhacre atende pacientes da capital, municípios e países vizinhos. Foto: Gleison Luz
Na sexta-feira, 26, a Fundhacre recebeu a prefeita de Cobija, cidade da Bolívia, Ana Lúcia Reis. Acompanhada de sua equipe a prefeita agradeceu ao governo do Acre por toda a acolhida.
“Aqui somos muitos bem atendidos, uma atenção cem por cento gratuita aos internados, e queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia.
A diretora executiva da Fundhacre, Duciana Araújo, esteve recebendo a prefeita de Cobija. A direção do complexo vem fortalecendo o trabalho humanizado e acolhedor dentro hospital.

“Queremos fazer um agradecimento ao governo do Acre, é sempre nobre o grande apoio”, comenta Ana Lúcia, prefeita de Cobija. Foto: Gleison Luz
É gratificante poder contribuir com a população da Bolívia, por meio do serviço em saúde oferecido na Fundação Hospitalar, para nós é uma satisfação recebê-los. Os países têm relações que superam as nossas fronteiras, é um cuidado que não tem barreiras”, disse a diretora.
Comentários
-
Acre17 horas atrás
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia
-
Brasil19 horas atrás
Idosa mata e esquarteja marido, depois abandona partes do corpo dele em rodovia no MS
-
Flash20 horas atrás
Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos
-
Flash2 dias atrás
Parceria entre Prefeitura de Brasiléia, Banco do Brasil e “Olhar Diferente” garante kits às famílias vítimas da enchente no município
-
Extra21 horas atrás
Forças de Segurança apreendem pneus e gasolina contrabandeados na BR 317
-
Geral2 dias atrás
Inscrições do Encceja 2023 estão abertas até dia 2 de junho
-
Cotidiano2 dias atrás
PF faz operação contra extração ilegal de ouro e diamantes em TI
-
Brasil2 dias atrás
China se prepara para nova onda de Covid e prevê até 65 milhões de novos casos por semana