fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ministério da Saúde relata a Gladson Cameli situação da malária no Acre e aponta falhas na gestão estadual

Publicado

em

O Ministério da Saúde, através do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, enviou na tarde desta quinta-feira (29) ao senador Gladson Cameli (PP-AC), nota técnica onde informa ao parlamentar acreano a situação epidemiológica da malária no estado do Acre. As informações do órgão confirmam o aumento nos casos de malária em 27% no Acre no período de janeiro a setembro, assim como as ações do Governo Federal para conter o problema.

Os técnicos do Ministério da Saúde afirmam na nota que no município de Cruzeiro do Sul a malária é de responsabilidade do Governo do Estado e que aguarda a confirmação de uma reunião com os representantes da Sesacre para o dia 12 de janeiro de 2017 tendo em vista a necessidade do fortalecimento e continuidade das ações de controle de combate à malária na região, principalmente nos municípios onde incidência da doença é maior.

Assinada pela diretora substituta do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Wanessa Tenório de Oliveira e pela secretária substituta de Vigilância em Saúde, Sônia Brito, a nota informa a liberação de R$ 2,6 milhões através do Plano de Eliminação da Malária no Brasil para Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) por parte do Governo Federal para aquisição de veículos, barcos, microscópios, computadores para distribuição nos municípios acreanos.

Os técnicos do Ministério da Saúde observam que durante o ano de 2015 o Acre apresentou uma redução de 14% nos casos de malária comparado a 2014, fruto de uma ação permanente dos agentes de endemias dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. “Na supervisão técnica realizada nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves houve relatos de insuficiência de agentes de combate à endemias para realização da totalidade das ações relacionadas a malária, o que pode ter causado a descontinuidade e influenciado negativamente para o atual quadro epidemiológico, principalmente Rodrigues Alves”, diz a nota.

De acordo com o MS, a partir da descontinuidade das ações foi possível verificar um aumento considerável dos casos de malária na região já no segundo semestre de 2015. Outro ponto abordado na nota é que a solicitação de insumos ao Ministério da Saúde, como medicamentos e inseticidas e testes rápidos, não vem ocorrendo devido a uma fase de reorganização da Sesacre, que está sem coordenador oficial desde junho de 2016.

Cameli: “O estado precisa fazer sua parte para evitar riscos à vida da população”

Preocupado com a situação do aumento dos casos de malária no Acre, o senador Gladson Cameli, juntamente, com o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) agradeceram as informações e apoio do Ministério da Saúde no tocante a liberação de verbas para o Acre com o objetivo de conter os casos de malária nas cidades acreanas e atender as demandas nos órgãos de saúde aguardadas pela população local.

Cameli conversou com o ministro Ricardo Barros por telefone e relatou o momento preocupante pelo qual passam os municípios, principalmente os mais isolados do estado como os da região do Vale do Juruá. O senador também mostrou-se preocupado com a inércia do Governo do Estado, que segundo ele tem negligenciado o cuidado com as famílias acreanas no que diz respeito ao combate à malária no Acre, principalmente na região do Vale do Juruá.

Senador Gladson Cameli (PP-AC) Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

“Não podemos ficar de braços cruzados, ouvindo especulações em redes sociais e discursos oficiais enquanto a vida da população corre risco. É necessário agirmos e sabemos que para isso podemos contar com o apoio do Governo Federal. Pelo relato que recebemos do MS, as falhas da Secretaria Estadual de Saúde nessa questão são muito graves. Também é preciso oferecer estrutura nos hospitais e postos de saúde, e continuar com o trabalho dos agentes de endemias, conscientizando a população sobre a necessidade de evitar a proliferação da doença”, disse Cameli.
Gladson disse que acompanhará o ministro da Saúde e demais técnicos do ministério numa agenda prevista para ocorrer no Acre em janeiro de 2017.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo