fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ministério da saúde pública portaria estipulando regras para aborto em caso de estupro

Publicado

em

Assessoria

Os Médicos serão obrigados a avisar a polícia para fazer aborto legal de vítimas de estupro.

Mudanças incluem oferta de ultrassom para paciente ver embrião ou feto e listagem de possíveis complicações com a interrupção da gravidez.

O ministério da saúde publicou uma portaria que regulamenta o procedimento a ser seguido para autorizar o aborto em casos previstos em lei, com a medida, os profissionais de saúde ficam obrigados a informar a autoridade policial sobre o acolhimento de pacientes vítimas de estupro.

Os médicos deverão preservar “possíveis evidencias materiais” do crime a serem entregues aos policiais, tais como como fragmentos do embrião ou feto que poderão levar a identificação do autor do crime, a portaria foi publicada no diário oficial da união de sexta feira, cerca de duas semanas após uma mínima de 10 anos ser autorizada a interromper a gravidez por ter sido estuprada pelo próprio tio.

Agora, os profissionais deverão cumprir quatro etapas antes da realização de abortos em previstos em lei: na primeira fase será constituída pelo relato circunstanciado do evento, realizado pela própria gestante, perante dois profissionais do serviço de saúde; a vítima informar local, dia, hora tipo de violência, além de identificar testemunhas.

Segunda fase se dará com a intervenção do médico responsável, que emitirá parecer técnico anamnese, exame físico geral, exame ginecológico, avaliação do laudo ultrassonográfico e de exames complementares se for o caso.

A terceira fase se verifica com a assinatura da gestante no termo de responsabilidade ou, se for incapaz, também de seu representante legal, o termo conterá advertência expressa sobre a previsão dos crimes de falsidade ideológica e de aborto, caso não tenha sido vítima de estupro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes da FEAV e da Fade programam reunião e devem estabelecer parceria

Publicado

em

Foto CBV: João Petrolitano acredita uma boa temporada para o vôlei acreano

Os presidentes da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano, e da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome, devem se reunir na próxima semana e estabelecer parcerias paras competições escolares em 2024 no indoor e na praia.

“Fiquei surpreso com a notícia do phdesporteclube.com.br de que a federação não quis uma parceria com a Fade. Na verdade, ocorreu um mal entendido porque o nosso esporte precisa desse acordo para um maior desenvolvimento. Vamos nos reunir e pensar no melhor para a modalidade no escolar”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.

Precisamos construir pontes

Segundo João Petrolitano, o esporte acreano, de uma maneira geral, precisa construir pontes e não muros.

“Podemos desenvolver muito o esporte acreano com ações combinadas. Esse processo precisa ser acelerado para podermos ter melhores resultados”, avaliou João Petrolitano.

Assembleia no Rio

João Petrolitano participou na manhã desta quarta, 17, no Rio de Janeiro, da assembleia geral da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“Foi mais uma assembleia importante e teremos boas novidades para o nosso vôlei”, disse o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz, Furacão do Norte e Rei Artur são campeões na Copinha Arasuper

Publicado

em

Fotos Manoel Façanha: Santa Cruz soube aproveitar as chances no Sub-14

Santa Cruz, no Sub-14, Furacão do Norte, no Sub-12, e Rei Artur, no Sub-10, conquistaram nessa terça, 16, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) os títulos da Copinha Arasuper de Futsal.

O Santa Cruz bateu o Furacão do Norte por 2 a 0. O Furação do Norte derrotou o Rei Artur por 3 a 2 e o Rei Artur goleou o AME por 7 a 1.

3 meses de competição

Segundo o coordenador da Copinha, Auzemir Martins, a competição foi bem disputada desde a primeira rodada.

“Realizamos o torneio durante os últimos três meses. Conseguimos movimentar a garotada”, comentou Auzemir Martins.

Fala, Adem!

“Com a credibilidade do Auzemir conseguimos realizar mais uma grande competição. O futsal é importante na iniciação dos atletas e o nosso objetivo é seguir realizando esse evento com muito sucesso dentro e fora da quadra”, afirmou o empresário Adem Araújo.

Os melhores da Copinha

Sub-14

Pedro Lucas/Melhor goleiro/Santa Cruz

Nicolas/8 gols/RBR Viagens

Sub-12

Luan/Melhor goleiro/Furacão do Norte

Marcos Vinícius/12 gols/Furacão do Norte

Sub-10

Leandro Rafael/Melhor goleiro/Rei Artur

João Miguel/15 gols/Rei Artur

Final do Sub-12 foi emocionante até o minuto final

 

Rei Artur sobrou na disputa do título do Sub-10

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade vai promover a última Seletiva para os Jeb´s Sub-18

Publicado

em

Foto Fade: Torneio vai classificar as duplas acreanas para a competição em Palmas

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove nesta quinta, 18, a partir das 8 horas, no Parkipê, no Parque do Tucumã, a Seletiva do Vôlei de Praia. A competição vai definir as duplas acreanas no feminino e no masculino para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18, programado entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

FEAV não quis parceria

O presidente da Fade, João Renato Jácome, fechou uma parceria com o professor Cláudio “Baixinho” Maia para realizar o evento.

“Procuramos os dirigentes da Federação Acreana de Voleibol e a entidade disse não poder ajudar no evento. Fomos em busca de outros parceiros e felizmente a competição será promovida”, afirmou João Renato Jácome.

15 duplas

15 duplas, 11 no masculino e 4 no feminino, estarão em quadra na disputa da competição.

Comentários

Continue lendo