Cotidiano
Mesmo com decretos proibindo queimadas, BR-364 é tomada por fogo e cinzas no Acre
(Imac), suspendeu autorizações de queima em todo o estado, enquanto vigorar o Decreto Estadual n° 11.492, que estabeleceu emergência ambiental devido à seca nos 22 municípios acreanos
Nicolle Araújo – Juruá em Tempo.
Mesmo com a proibição de queimadas e cinco decretos de emergência ambiental e de saúde nos 22 municípios do Acre, o cenário na BR-364 nesta quinta-feira, 5, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, é assustador.
Em todo o trajeto de mais de 680 quilômetros, em diversas propriedades e nas laterais da estrada, há vestígios de queimadas recentes. Nas margens dos Rios Liberdade e Lagoinha, na cabeceira das pontes, o fogo continua ativo. Além disso, ao longo dos 18 quilômetros da BR-364 dentro da Terra Indígena Katukina, também há marcas de queimadas recentes.
A situação é uma demonstração clara de descumprimento da portaria publicada no Diário Oficial de 25 julho do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que suspende as autorizações de queima em todo o estado, enquanto vigorar o Decreto Estadual n° 11.492, que estabeleceu emergência ambiental devido à seca nos 22 municípios acreanos, de junho até 31 de dezembro.
O taxista Erivaldo Lima disse que dirigir durante o dia na BR-364, atualmente, é perigoso, e à noite é um desafio. “De dia, em alguns pontos, mistura fumaça com poeira devido a uns trabalhos específicos da estrada. À noite é muito pior e a visibilidade fica comprometida. Outro risco é os animais soltos na estrada”, relatou ele.
Melissa de Oliveira Machado, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre, disse que há equipes atuando na rodovia. “Estamos com uma equipe de fiscalização em Feijó. Retornam amanhã e outra equipe irá em seguida, e temos equipe do Ibama em Cruzeiro do Sul”, citou, ressaltando que não houve autuações ambientais na região.
Comentários
Cotidiano
Com Gabigol fora da relação, Tite define time do Flamengo para jogo diante do Peñarol
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região
O Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Peñarol, do Uruguai, que terá bola rolando nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela ida das quartas de final da Libertadores. A principal novidade é a volta de De La Cruz, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa direita – o uruguaio será titular.
Além disso, outro jogador está confirmado na equipe que inicia o duelo. Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. De resto, o técnico Tite mantém a linha do sistema defensivo com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro.
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região. Por precaução, a comissão decidiu tirá-lo da relação da partida. O centroavante vem perdendo espaço no elenco e se tornou a terceira alternativa para a posição no grupo.
O jogo de volta das quartas de final da Libertadores acontece na quinta-feira do dia 26 de setembro, no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Pelo regulamento da Conmebol, não há vantagem do empate no placar agregado e, se houver igualdade, por exemplo, a decisão da vaga vai aos pênaltis. Quem passar pega Botafogo ou São Paulo nas semifinais do torneio.
Comentários
Cotidiano
Vence o Fluminense! Time de Guerreiros bate o Atlético-MG em jogo de ida das quartas da Libertadores
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado
Nesta quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Lima, já na segunda etapa. O Time de Guerreiros precisa apenas empatar o jogo de volta para sair com a classificação.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Maracanã, com as duas equipes criando poucas chances de abrir o placar. No máximo, os ataques levaram perigo em lances isolados, mas que não terminaram de forma efetiva.
A segunda etapa começou morna e com os dois times com um pouco de medo de se lançarem ao ataque com tudo. Com o duelo bastante equilibrado, Keno acertou ótimo cruzamento para Lima fazer o único gol da partida, já nos minutos finais, garantindo a vitória tricolor.
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado.
Comentários
Cotidiano
Cruzeiro do Sul registra aumento de casos de malária e intensifica ações de combate ao mosquito
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%
O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, vivencia um aumento no número de casos de malária. Segundo o coordenador de vigilância entomológica, Leonísio Messias, foram contabilizados 2.104 casos da doença, representando um acréscimo de 2% em relação ao ano anterior, quando quase 2.000 casos foram registrados.
Messias destaca que a malária não se manifesta mais exclusivamente com sintomas graves, uma vez que muitos pacientes podem apresentar apenas dores de cabeça e continuar suas atividades diárias, o que dificulta a identificação da doença.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%, seguido por uma queda para 4% em julho, mas fechou agosto com um acréscimo de 2%.
As autoridades de saúde do município estão reforçando as iniciativas de conscientização e prevenção, solicitando a colaboração da população. A população é incentivada a manter os quintais limpos e a utilizar mosquiteiros, além de aceitar as orientações dos agentes de endemias para garantir a eficácia das campanhas de combate à doença.
“Embora o aumento de 2% possa parecer pequeno, ele é preocupante e queremos garantir a saúde da nossa população”, afirmou Messias. As ações continuarão a ser intensificadas na esperança de reduzir os casos de malária até o final do ano.
Você precisa fazer login para comentar.