Ruan fez cirurgia cardíaca na segunda-feira (6) e segue internado na UTI. Mãe diz que ainda não tem previsão de alta, mas comemora sucesso no tratamento.

Ruan fez cirurgia cardíaca na segunda (6) e segue internado no Instituto Nacional do Coração no Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal
Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Após ter cirurgia rejeitada, o menino Ruan Lima de Sousa, de 10 anos, conseguiu passar pelo procedimento no Instituto Nacional do Coração no Rio de Janeiro na última segunda-feira (6).

A mãe de Ruan, Izamar Lima, de 44 anos, contou que ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do instituto e se recupera bem da cirurgia.

O menino, que tem cardiopatia congênita, chegou a ficar internado mais de três meses no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, aguardando vaga no Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Ele até ganhou uma festa surpresa de aniversário no hospital no dia 28 de outubro.

Ruan foi transferido para o Rio de Janeiro no dia 27 de novembro. Ele repetiu todos os exames e passou por novas avaliações. A mãe disse que o menino foi diagnosticado com atresia pulmonar, o que significa que uma das principais artérias do seu coração nunca foi formada.

“Graças a Deus ele está bem, se alimentando e animado. Os médicos disseram que a cirurgia foi um sucesso, que ele vai poder viver a vidinha dele normal, poder ir para a escola e brincar com os colegas. Foi uma notícia muito boa, eu nunca perdi a esperança de que ele ia ficar bom”, afirmou a mãe.

Ainda não há uma previsão de alta médica, mas Ruan deve sair da UTI e ir para a enfermaria ainda nesta sexta-feira (10), segundo a mãe.

“Agora só quando ele melhorar bastante é que vamos voltar para casa. Ele ainda está um pouco fraco, tem que aumentar um pouco peso. Só quero voltar quando ele estiver bem melhor para não ter problema”, disse.

Comentários