fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Menina de 7 anos que perdeu pai em acidente pede foto dele em tamanho real para comemorar aniversário no AC: ‘sinto muita saudade’

Publicado

em

Rhyanna com a foto do pai de 1,70 metro na festa de aniversário — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

A pequena Rhyanna Ricardo Feitosa completou 7 anos no último sábado (17) e surpreendeu a mãe, a professora Cirlene de Souza, com um pedido inusitado. Como presente de aniversário, ela pediu uma foto em tamanho real do pai que morreu há cerca de um ano e nove meses em um acidente. A família é de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

O pai de Rhyanna, o funcionário público Francisco Marden Lima, morreu em janeiro do ano passado, em um acidente grave envolvendo duas motocicletas e uma caminhonete na Argentina.

A menina, de acordo com a mãe, é inteligente, adorável e esperta e agora não perde a chance de abraçar a imagem do pai. Os dois eram muito apegados, segundo a mãe. Quem escolheu o tema da festa dos Thundermans foi a menina e quando já estava tudo decidido, fez o pedido especial a Cirlane.

“Ela é uma criança show de bola. Escolheu primeiro o tema e, a princípio, nem sabia que existia, que é uma família de super heróis e pediu: ‘mamãe, como são super-heróis queria muito que a senhora fizesse uma foto do papai do tamanho que ele era'”, contou.

A professora disse que elas já têm um banner de Lima, mas, Rhyanna deixou claro que queria uma foto do pai em pé. “Em princípio relutei, mas, falei com uma amiga psicóloga, porque já tem mais de um ano e ela é muito emotiva. Resolvi fazer e foi a maior felicidade da minha vida, fazê-la feliz”, contou.

A Rhyanna disse que sente muitas saudades do pai e queria que ele tivesse presente na festa, então, teve a ideia de fazer o pedido especial para a mãe.

“Foi do nada e pensei: sinto muitas saudades, então pedi [pra mãe] e deu certo. Foi muito legal, tirei muita foto e estou muito feliz”, contou a pequena em poucas palavras.

Rhyanna de sete anos com os pais — Foto: Arquivo pessoal

Apegados

A professora disse que o momento foi único e especial e que todos na festa reagiram bem. A maioria tinha sido avisada antes que a fotografia de 1,70 metro estaria presente na festa.

Além disso, contou que ao final da festa Rhyanna agradeceu e disse que tudo tinha sido maravilhoso, mas, o que ela mais tinha amado era ter o pai presente e poder sair nas fotos que vão ficar registradas.

A mãe contou que a menina era muito apegada ao pai e, por ela trabalhar o dia todo, e o pai apenas meio período, era ele quem cuidava dela nesse período e por isso sofre muito a ausência de Marden.

“Nesse exato momento estou olhando para ela abraçando a foto. Eles eram muito apegados mesmo. Ela ficava a maior parte do tempo com ele”, relembrou.

A presença do pai é algo que a Rhyanna tenta suprir da melhor forma e idealizou a fotografia e o momento tornou tudo marcante.

“Ela chegou pra mim e disse: ‘mamãe, foi o melhor aniversário que tive’. E graças a Deus que deu certo e ela disse que quer a foto dentro do quarto dela”, ressaltou.

Cirlane e os dois filhos na festa de aniversário de sete anos — Foto: Arquivo pessoal

Primeiro aniversário

Em 2019, no primeiro aniversário sem o pai, Cirlene contou que a menina já tinha falado do desejo de ter o pai presente e quando eles foram cantar os parabéns, foram surpreendidos por um pássaro que chegou na festa.

“Tem gente que não acredita, mas eu acredito em Deus. Ela disse: ‘mamãe o que eu mais queria nessa vida era ter o papai aqui comigo. E todos da festa ficaram maravilhados quando na hora dos parabéns, chegou um pássaro que voou durante os parabéns e depois pousou em um cantinho e ficou lá no cantinho e pra todo mundo ela falava é o papai”, relembrou.

Só que com o passar do tempo, a falta que ela sente do pai foi aumentando e neste ano, ela resolveu pedir a foto. E os dois foram registrados com sorrisos largos.

Acidente

O acidente que vitimou Marden, ocorreu no dia 1º de janeiro de 2019. Apenas 10 dias depois a família conseguiu enterrar o corpo dele. O servidor público e outro colega que participavam de uma excursão de motociclistas foram vítimas de um acidente de trânsito na Argentina, na terça-feira (1), e, por conta da burocracia, o traslado durou dez dias.

Mardens saiu de sua cidade natal para uma viagem de moto com amigos e cruzaria, além do Brasil, a Argentina, Chile, Peru e a Bolívia. Mas, logo que chegou à Argentina, o grupo de motoqueiros teve que interromper a viagem por conta de um acidente que matou três pessoas.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo