Conecte-se conosco

Acre

Menina de 3 anos leva galo de estimação escondido na mochila para creche no Acre

Publicado

em

Maria Helena levou o animal de estimação para a sala de aula e falou que era um presente para a professora.

Você já deve ter ouvido a frase “leve apenas o necessário” quando vai viajar ou visitar algum lugar. A pequena Maria Helena, de 3 anos, decidiu seguir o conselho à risca e levou o galo de estimação, que chama de filho, escondido na mochila para creche Maria José Bezerra dos Reis nessa quinta-feira (17) em Rio Branco.

Ao chegar na sala de aula, a menina disse para a professora Sueli da Silva Miranda que tinha levado um presente para ela. Admirada, a professora agradeceu e pediu para ver o presente.

Toda contente, Maria Helena abriu a mochila e lá estava o galo encolhidinho na bolsa. “Eu estava na porta da sala recepcionando as crianças e pedi ela guardar a mochila. Ela disse: ‘mas, eu trouxe um presente pra você’. Abriu a mochila e lá estava o galo. Não acreditei, o galo estava assustado com o barulho das crianças”, relembrou a professora.

O momento foi registrado pela professora em um vídeo. Ao lado das duas estava a auxiliar de alfabetização Maria Orsilane França, mãe de Maria Helena, que assistiu à cena sem acreditar. Ela contou ao g1 que a ave foi dada para avó da criança em 2020, juntamente com algumas galinhas.

Galo estava escondido dentro da mochila de Maria Helena, de 3 anos — Foto: Sueli Miranda/Arquivo pessoal

Galo estava escondido dentro da mochila de Maria Helena, de 3 anos — Foto: Sueli Miranda/Arquivo pessoal

Grude

 

A menina se apegou ao animal e os dois não se desgrudam. A amizade é tão grande que Maria Helena chama o galo de amigo ou filho, tenta sempre dormir com ele na cama, gosta de dar comida para ele e tem várias fotos e vídeos com o animal.

“Fui deixar ela na escola, ela pegou o galo e colocou na bolsa. A mãe disse que ela ia levando o galo, tirei e ele foi lá pra trás. Ela também ficou lá pra trás, colocou a bolsa nas costas de novo e fui deixar ela. Na porta da sala ela falou que tinha levado o galo”, revelou a mulher.

Essa não foi a primeira vez que Maria Helena planejou levar o amigo para a sala de aula. Na primeira vez, Maria Orsilane conseguiu evitar a saída do animal. “Um dia antes ela queria levar, mas peguei dela e levei ele lá para trás. Dessa vez deu certo. Acabei trazendo o animal de volta pra casa sem ela perceber”, explicou.

Maria Helena chama o galo de amigo ou filho e não desgruda do animal  — Foto: Reprodução

Maria Helena chama o galo de amigo ou filho e não desgruda do animal — Foto: Reprodução

Galo virou o xodó dos alunos

 

A professora Sueli diz que as crianças ficaram animadas quando viram o galo na porta da sala. Após pedir autorização para a mãe de Maria Helena, a educadora reuniu a turma para apresentar o “visitante”.

“Todas as crianças adoraram, ficaram passando a mão no galo e ele também parece que gostou do ambiente escolar. Foi maior festa. Semana ouvi ela falar que tinha galo, mas não imaginava que era assim”, recordou.

Comentários


Acre

Acre confirma 270 novos casos de Covid nas últimas 72 horas, diz boletim da Saúde

Publicado

em

Nenhuma morte foi registrada no período de 4 a 6 dezembro, de acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Os últimos três boletins da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), divulgados entre o domingo (4) até esta terça-feira (6), apontam que o Acre tem mais 270 novos casos de Covid-19 nestes períodos. Nenhuma morte foi registrada, sendo assim, o número de óbitos permanece o mesmo, 2032. O número de infectados em todo o estado é de 154.941.

Foram, no total, 39 casos computados no domingo, 26 na segunda e 205 nesta terça.

Há 14 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.456 pessoas já receberam alta médica da doença. Há três pacientes internados em leitos clínicos e um na UTI.

Após aumento de casos de Covid no Acre, a Saúde voltou a recomendar uso de máscaras em locais fechados ou de aglomeração.

Os meses mais letais no Acre desde o início da pandemia foram março e abril de 2021, quando foram registradas 254 e 267 mortes pela doença. Já este ano, o mês com maior número de mortes foi fevereiro, quando 100 pessoas foram vítimas da Covid. Foi também em fevereiro deste ano que houve o maior registros de casos novos da doença, chegando a 19.323 casos novos – o maior registro desde o início da pandemia.

A taxa de contaminação no estado é de 17.005 para cada 100 mil habitantes. Já a de letalidade está em 224 para cada 100 mil habitantes. O índice de letalidade está em 1,3%.

Comentários


Continue lendo

Acre

Polícia apreende mais de 50 quilos de droga dentro de ônibus em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Droga foi apreendida durante a Operação Guardiões da Fronteira, na noite dessa segunda-feira (5). Ônibus tinha como destino a capital acreana, Rio Branco.

Mais de 50 quilos de droga foram apreendidos na noite dessa segunda-feira (5) dentro de um ônibus que saía de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com destino à capital acreana, Rio Branco. A apreensão do entorpecente ocorreu na BR-364, durante a Operação Guardiões da Fronteira, após uma denúncia.

Foram apreendidos, no total, 50,43 kg de maconha e 2,4 kg de oxidado de cocaína. A droga estava com um jovem de 20 anos. A ação foi deflagrada pela Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento Especializado do 6° Batalhão (Rotam e Pelotão Ambiental).

Um suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul por tráfico de drogas e também por tentar se passar por outra pessoa.

Suspeito foi encaminhado para a sede da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul  — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Suspeito foi encaminhado para a sede da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Comentários


Continue lendo

Acre

Sefaz divulga calendário de vencimento do IPVA para 2023

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) divulgou nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2023.

O imposto pode ser quitado em cota única ou em três parcelas mensais. Quem optar por cota única tem desconto de 10%. A ordem de pagamento do tributo segue conforme o número final da placa do automóvel.

Atualmente, a frota de veículos passíveis de tributação no estado é de aproximadamente 295.301 mil. O imposto e a taxa de licenciamento devem ser pagos anualmente, para que o automóvel continue circulando de forma regular.

Para o pagamento do imposto, o proprietário deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site www.detran.ac.gov.br, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município.

Outra novidade é que desde fevereiro deste ano o pagamento também pode ser feito por meio de PIX. A compensação dos boletos ocorre de 20 em 20 minutos pelo próprio sistema financeiro do órgão.

Vale ressaltar que o imposto é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela serve de referência para a cobrança do imposto, portanto sobre os valores constantes nela aplicam-se as alíquotas de 1% e 2%, instituídas pela Lei Complementar nº 114.

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2023 para veículos automotores usados:

Tabela de vencimentos do IPVA 2023.

Comentários


Continue lendo

Em alta