fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Médicos entram em estado de greve e dão prazo de 40 dias para o governo atender demandas

Publicado

em

Indignados pela falta de valorização da classe, sofrendo cortes em gratificações e plantões, os médicos decidiram, de forma unânime, entrar em estado de greve, dando um ultimato ao governo do estado para que garanta todos os direitos, incluindo a necessidade de avanços nas negociações do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A postura da categoria foi tomada na noite de quinta-feira, dia 6, em uma assembleia geral extraordinária (AGE) híbrida, convocada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).

O alerta será enviado aos gestores estaduais, estabelecendo como prazo final o dia 17 de julho, quando deverá ocorrer mais uma AGE que poderá confirmar a deflagração do movimento de paralisação por tempo indeterminado e a suspensão dos plantões extras.

“Oferecemos um prazo de mais de 40 dias para que o governo não possa alegar falta de tempo para o diálogo, pois sempre estivemos dispostos a negociar. A greve só será deflagrada se o governo não atender nossas demandas. A situação é de muita revolta entre os médicos, porque trabalharam, mas estão vendo suas gratificações serem cortadas de forma ilegal”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

Enquanto não há avanços, o Sindicato está elaborando um dossiê com todas as irregularidades cometidas pelo governo, que deverão ser apresentadas às autoridades fiscalizadoras, podendo haver punições aos gestores.

Desde o primeiro mandato de Gladson Cameli, os representantes do Sindmed-AC tentam negociar a reforma do PCCR, enfrentando ainda queixas de uma série de problemas, como cortes de remunerações, o que representa sinais da falta de interesse dos gestores em resolver essa situação.

“A situação vivenciada pelos médicos é vexaminosa, pois não temos conhecimento em toda a história do Acre de que nenhuma outra categoria tenha gratificações e adicionais, que são garantidos por lei, cortados de forma reiterada e arbitrária. Além disso, o estado já extrapolou os prazos prometidos constantes do cronograma para a apresentação do PCCR. Os médicos têm manifestado o desejo de que ele seja específico para a nossa carreira”, finalizou o vice-presidente Rodrigo Prado.

Comentários

Continue lendo

Extra

Incidente bizarro: Funcionário de limpeza precisa de cirurgia após suposta brincadeira de mau gosto

Publicado

em

Um funcionário de uma empresa terceirizada de limpeza chegou desesperado na manhã deste sábado (15) à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na rua José de Melo, no bairro Bosque, em Rio Branco. Chegando em uma motocicleta preta, modelo Titan, o homem gritou por ajuda e deixou seu veículo no estacionamento das ambulâncias, pedindo socorro aos seguranças para chamar um médico com urgência.

Desconfiança e socorro

Inicialmente desconfiados de uma possível armação, os seguranças chamaram enfermeiros e médicos plantonistas, que rapidamente avaliaram a situação. O homem revelou que, enquanto estava alcoolizado e dormindo, amigos introduziram um objeto estranho em seu ânus.

Procedimento de emergência

A ambulância de suporte básico 05 levou o homem ao pronto-socorro, onde uma tomografia confirmou a presença de um consolo de borracha. Diante da urgência, ele foi levado para o centro cirúrgico, passando por um procedimento de remoção do objeto. Após a cirurgia, o trabalhador se recuperou na emergência e deve receber alta neste domingo.

Consequências e desdobramentos

A motocicleta do homem foi removida do estacionamento das ambulâncias e colocada no estacionamento do Samu, aguardando a retirada pelo proprietário. Ainda segundo informações, o homem é casado e sua esposa provavelmente desconhece o ocorrido, tornando a situação ainda mais delicada.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem acusado de matar Irmão em Brasiléia é transferido para presídio na Capital

Publicado

em

Mariano Silva Gadelha, de 27 anos, acusado de matar seu irmão com um golpe de foice na zona rural de Brasiléia, foi transferido para o presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, após a decretação de sua prisão preventiva. O caso, que chocou a comunidade local, ocorreu na última quarta-feira (12) devido a uma disputa por partilha de terras familiares.

Mariano foi preso em flagrante por agentes da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (13) no Bairro Eldorado, onde havia se escondido após cometer o crime. O delegado Erick Maciel, titular da Delegacia de Brasiléia, foi responsável por ouvir o acusado e lavrar o auto de prisão em flagrante.

Na audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (14), presidida pelo juiz Clovis Lodi, foi determinada a conversão da prisão em flagrante para preventiva uma vez que havia dados suficientes para sua prisão, atendendo ao pedido do delegado Erick Maciel.

Durante a tarde de quinta-feira, Mariano foi transferido para o presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) na capital acreana, onde permanecerá à disposição da Justiça do Acre até o início dos procedimentos judiciais para seu julgamento.

O crime de fratricídio, ocorrido em um contexto de disputa familiar, destacou-se pela brutalidade, uma vez que a vítima quase foi decapitada pelo golpe de foice desferido pelo irmão. A justiça agora segue com os trâmites para garantir que o acusado responda por seus atos conforme a legislação penal.

Matérias relacionadas:

Polícia Civil captura homem que matou irmão com golpe de foice em Brasiléia

Degolou com foice: Briga por terras termina em morte entre irmãos

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Câmara Municipal reforça a importância da vacinação contra a poliomielite

Publicado

em

Foto: Alexandre Lima

A campanha de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 27 de maio, encerra nesta sexta-feira, 14. A ação, que ocorre nos postos de vacinação dos 22 municípios do Estado, visa imunizar 72.728 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de cinco anos de idade.

A Câmara Municipal de Rio Branco reforça a importância de levar as crianças para se vacinar. “Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção”, destacou o presidente do parlamento municipal, vereador Raimundo Neném.

O vereador Samir Bestene relembra que apenas 5% do publico alvo foi vacinado na campanha deste ano. “De acordo com dados da Sesacre, entre os dias 27 de maio 8 de junho, foram contabilizadas 3.034 doses da vacina contra a poliomielite no Estado. A cobertura está muito aquém da expectativa da secretaria, uma vez que tem-se mais de 58 mil crianças para receber a gotinha, dose extra”, frisou o parlamentar.

E acrescentou: “o Ministério da Saúde já informou que não haverá prorrogação da campanha, portanto, peço aos pais ou responsáveis que não deixem de levar suas crianças para vacinar. Não podemos brincar com a saúde desses pequenos, então, procure um posto de saúde e busque pela vacinação”.

A edição deste ano é a última em que as crianças recebem a dose oral do imunizante como reforço, sendo substituída efetivamente pela aplicação injetável.

Comentários

Continue lendo