Geral
Médicos cobram providências após confusão em UPA de Rio Branco

Foto: vídeo/reprodução
O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) divulgou nota nesta segunda-feira, 9, repudiando um suposto episódio de agressão contra um médico plantonista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco. O caso ocorreu domingo (8) e gerou repercussão após relatos de um caso de omissão de socorro e confronto físico envolvendo o profissional de saúde e o acompanhante de uma paciente.
Na nota, o Sindmed-AC afirma que o médico atuava sozinho no setor de emergência e prestava atendimento simultâneo a dois casos graves de intoxicação por veneno, quando teria sido surpreendido por um terceiro indivíduo que exigia atendimento imediato, sem passar pelos protocolos de triagem. Segundo o sindicato, o homem teria adotado uma postura agressiva, o que levou à necessidade de acionar a segurança da unidade para garantir a integridade física do profissional e a ordem no local.
A entidade considera inaceitável qualquer forma de agressão ou tentativa de intimidação contra médicos, especialmente em ambientes de urgência, onde decisões precisam ser tomadas com base na gravidade clínica dos casos. O sindicato informou também que acompanhará o andamento das investigações e cobrou a responsabilização do agressor.
Além disso, o Sindicato solicitou à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) medidas urgentes para garantir a segurança dos profissionais nas unidades de saúde, como a contratação de mais médicos e reforço da segurança. Também pediu que a própria Sesacre se manifeste publicamente com uma nota de repúdio em relação ao ocorrido.
Confira a nota completa:
Nota de Repúdio
O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) vem a público manifestar repúdio ao ato de violência sofrido pelo médico plantonista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, ocorrido no domingo, 08.
O profissional, que atuava sozinho no setor de emergência, prestava atendimento simultâneo a dois casos graves de intoxicação por veneno, quando foi surpreendido pela invasão de uma terceira pessoa que, de forma agressiva, exigiu atendimento imediato a outro paciente sem que este tivesse passado pelos protocolos de triagem.
Diante da atitude hostil, foi necessário acionar a segurança da unidade para garantir a integridade física do médico e a ordem no local.
O Sindmed-AC considera inaceitável qualquer tipo de agressão ou tentativa de intimidação contra profissionais da saúde, especialmente em um ambiente de urgência, onde decisões precisam ser tomadas com base na gravidade clínica dos casos. O episódio já foi encaminhado às autoridades competentes, e o Sindicato acompanhará de perto as investigações, cobrando a devida responsabilização do agressor.
A diretoria da entidade reitera seu compromisso com a defesa da classe médica e exige da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) medidas efetivas e urgentes para garantir a segurança nas unidades de saúde, além da contratação de mais profissionais, assim como uma nota de repúdio por parte da gestão em relação à situação. Médicos estão na linha de frente para salvar vidas e devem exercer sua função com respeito, proteção e respaldo institucional.
A Diretoria do Sindmed-AC
Comentários
Geral
Lewandowski quer criar o crime de ecocídio que pode condenar até 30 anos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Ricardo Lewandowski enviou na semana passada à Casa Civil uma proposta de projeto de lei que define o crime de “ecocídio” — quando se causa danos contra o meio ambiente — e fixa suas sanções penais e administrativas.
Na justificação, o ministro da Justiça e Segurança Pública aponta que o conceito de ecocídio, que significa “morte da casa”, se refere a crimes graves caracterizados pela destruição ambiental em larga escala, o dano severo ou a perda de ecossistemas.
A proposta prevê que o ecocídio simples deve ser punido com 10 a 20 anos de prisão e multa, enquanto o qualificado teria como pena a reclusão de 15 a 30 anos, quando o crime resultar em morte de pessoa, ou de 20 a 40 anos, se for praticado em benefício de organização criminosa.
O infrator também estará sujeito a sanções administrativas como multa, suspensão ou cassação de licenças ambientais e permissões de funcionamento, e interdição da atividade causadora do dano ambiental.
O projeto também estabelece responsabilização penal e administrativa de pessoas jurídicas. As multas previstas na lei devem ser revertidas para o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Comentários
Geral
Governo do Acre realiza mutirão de laqueaduras para garantir mais autonomia às mulheres e reduzir filas por cirurgias eletivas
Com o objetivo de garantir mais agilidade e ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade, o governo do Acre realizou um mutirão de cirurgias ginecológicas focado na realização de laqueaduras. A ação faz parte do programa Opera Acre e contribui para a redução das filas por procedimentos eletivos no estado.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), e ocorreu no sábado, 21, no complexo hospitalar em Rio Branco.
“Diminuir as filas de espera é um compromisso do governo do Estado, e estamos fazendo isso, inclusive zerando filas em uma série de especialidades. Paralelo ao mutirão de laqueaduras, também está sendo realizado o mutirão de vasectomia na Fundação. Desta forma, o governo oferece mais dignidade e garantia de direitos às famílias acreanas”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Ação faz parte do programa Opera Acre e contribui para redução das filas por procedimentos eletivos no estado. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
A ginecologista Isis Marinho explica a importância da cirurgia para a saúde da mulher: “A cirurgia de laqueadura proporciona mais autonomia para a mulher sobre o próprio corpo. É uma forma de garantir segurança no seu processo contraceptivo e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional”.
Além de atender às necessidades imediatas de quem aguarda por esse tipo de procedimento, o mutirão também reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento da saúde pública, promovendo dignidade, acolhimento e cuidado com as mulheres acreanas.
“O mutirão de laqueaduras é mais uma ação do governo do Estado pra reduzir as filas de espera. Temos muito orgulho em proporcionar o acesso ao procedimento para essas mulheres de forma célere e com qualidade. É uma soma de esforços que representam o cuidado do governo do Estado com as pessoas e, com muita dedicação, iremos avançar ainda mais ao longo dos próximos meses”, afirma a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

Mutirão também reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento da saúde pública. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Planejamento familiar
O planejamento familiar é um conjunto de ações voltadas à promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, oferecendo orientações, acesso a métodos contraceptivos e acompanhamento clínico para mulheres e homens. O principal objetivo é assegurar que cada cidadão possa exercer, de forma responsável, segura e autônoma, o direito de decidir se deseja ou não ter filhos.
Até o mês de maio, a Policlínica Tucumã atuava como unidade de referência para os procedimentos de laqueadura e vasectomia no âmbito do planejamento familiar, em Rio Branco. Contudo, desde o início de junho, os usuários interessados em iniciar esse tipo de atendimento devem procurar diretamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Com a reorganização, as 48 unidades de saúde de Rio Branco passaram a ser a porta de entrada para o serviço. A proposta é iniciar o processo por meio de orientação e acolhimento dos pacientes, assegurando que compreendam as opções de métodos disponíveis, bem como todas as etapas necessárias para a realização dos procedimentos.
Comentários
Geral
Arraial Cultural começa nesta terça na Gameleira com concurso da Realeza Junina e da Rainha da Diversidade
O tradicional Arraial Cultural 2025 será aberto nesta terça-feira, 24, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. O evento segue até domingo, 29, com uma programação repleta de atrações culturais, apresentações de quadrilhas e comidas típicas.
A abertura contará com o Concurso da Realeza Junina e da Rainha da Diversidade, que prometem movimentar a primeira noite do arraial.
Ao todo, 60 barracas foram montadas para a comercialização de alimentos, incluindo a tradicional barraca do bingo. Os empreendedores do setor alimentício receberam orientações da Vigilância Sanitária e do Procon, que estabeleceram normas para garantir a segurança e o bem-estar do público.
Além da área de alimentação e artesanato, o arraial também contará com um espaço voltado para o público infantil, com brincadeiras tradicionais do período junino, conforme informou a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente.
Abertura do Arraial/Concurso de Quadrilhas
Terça-feira – 24 de Junho
19h – Concurso da Realeza Junina: Casal Junino Mirim, Casal Junino e Rainha da Diversidade Junina
20h – Quadrilha Junina Matutos na Roça (Rio Branco)
21h – Quadrilha Junina Arriba Saia (Brasileia)
22h – Quadrilha Junina Farofa de Capeta (Sena Madureira)
23h – Quadrilha Junina Escova Elétrica (Rio Branco)
Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
Quarta-feira – 25 de junho
19h – Quadrilha Junina C.L. na Roça (Rio Branco)
20h – Quadrilha Junina Assanhados na Roça (Rio Branco)
21h – Quadrilha Junina Manguaça (Sena Madureira)
22h – Quadrilha Junina Malucos na Roça (Rio Branco)
Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
Quinta-feira – 26 de junho
19h – Quadrilha Junina Matutos pelo Avesso (Tarauacá)
20h – Quadrilha Tradição Junina (Epitaciolândia)
21h – Quadrilha Junina Explode Coração (Rio Branco)
22h – Quadrilha Junina Forrozeira (Porto Acre)
Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
Sexta-feira – 27 de junho
19h – Quadrilha Junina Sassaricano na Roça (Rio Branco)
20h – Grupo Folclórico Maracatu Pé Rachado
21h – Quadrilha Junina Pega-Pega (Rio Branco)
22h – Apuração do 23º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
22h – Apuração e Premiação das Realezas
Noite dos Folguedos/Apuração das Quadrilhas
Sábado – 28 de junho
19h – Grupo Folclórico Jabuti Bumbá
21h – Grupo Lambada e Cia – Espetáculo Boi Lunar
Premiação/Desfile das Campeãs
Domingo – 29 de junho
19h – Entrega da Premiação do 23º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas
20h – Apresentação da 3ª Colocada
20h45 – Apresentação da Vice-Campeã
21h30 – Apresentação da Campeã
Confira a programação dos palcos Arena dos Folguedos e Saudade do Seringal:
Você precisa fazer login para comentar.