fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Massa de ar frio perde força e temperaturas voltam a se elevar no Acre nesta quarta-feira (18)

Publicado

em

Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.

Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado

Com Censispan

A massa de ar frio, que derrubou de leve as temperaturas em todo o Acre, começa a perder força nesta quarta-feira (18) elevando as temperaturas em todo o estado, segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Para este dia a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas na região oeste do estado.

Já no resto do estado, o céu também varia de claro a parcialmente nublado, mas sem previsão de chuvas.

Seca extrema

Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado. Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital. Esta situação generalizada perdura há dois meses. Já o manancial em Rio Branco se encontra abaixo de 4 metros há mais de três meses.

Confira a previsão completa:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 34ºC.

Baixo Acre

Mínima de 20°C e máxima de 34ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 31ºC.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 20ºC e 34ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 21ºC e 31ºC.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende suspeito de homicídio escondido dentro de uma canoa, em Tarauacá

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe da Delegacia Geral de Tarauacá, realizou no último fim de semana uma operação que resultou na prisão em flagrante de J.K.S., suspeito de assassinar a facadas A.P.M.K. O crime ocorreu na tarde de sábado, 05, por volta das 15h, e desde então a equipe policial manteve esforços ininterruptos para localizar o responsável.

Polícia Civil do Acre captura suspeito de homicídio após intensa busca; homem foi encontrado escondido em uma canoa, no bairro Senador Pompeu, em Tarauacá. Foto: cedida.

Logo após o homicídio, a equipe de sobreaviso da Delegacia Geral de Polícia Civil de Tarauacá iniciou uma série de diligências que se estenderam até as 18h do mesmo dia. Essas ações intensas e contínuas visavam identificar e capturar o suspeito o mais rápido possível.

A prisão aconteceu por volta das 18h15, quando J.K.S. foi localizado no bairro Senador Pompeu, no final da rua Severino Ramos, escondido dentro de uma canoa. Após o crime, o suspeito tentou fugir, atravessando o rio e se ocultando na mata. No entanto, a equipe de investigadores montou uma campana estratégica, aguardando o retorno de J.K.S. À medida que as horas avançavam, um informante confirmou que o autor havia retornado, levando os policiais a intensificar as buscas pelas canoas ancoradas na região. Foi nesse momento que o suspeito foi identificado e recebeu voz de prisão.

O detido permanecerá à disposição da justiça enquanto o caso segue para a conclusão do inquérito policial.

“Essa prisão destaca a agilidade e eficiência da Polícia Civil, em Tarauacá, que atuou em estreita colaboração com a guarnição da Polícia Militar, responsável por preservar a cena do crime. A operação é um exemplo da eficácia das investigações policiais na região, demonstrando o comprometimento das forças de segurança em garantir a rápida resolução dos casos e a manutenção da ordem pública”, destacou o delegado José Ronério.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil promove reunião virtual com os Conselhos Tutelares do Acre

Publicado

em

A reunião com os Conselheiros Tutelares foi presidida pelo Dr. Nilton César Boscaro, Delegado de Polícia Civil Diretor de Inteligência e ponto focal do programa Amber Alerts

Em videoconferência com os Conselheiros Tutelares dos 22 municípios acreanos, foi apresentado o programa Amber Alerts que tem por objetivo auxiliar na localização de crianças e adolescentes desaparecidas. Foto: imagem cedida.

O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos – e adotado pelo Brasil – que é ativado em alguns casos de desaparecimento de crianças. Este sistema dispara publicações nas plataformas da Meta, como Facebook e Instagram, para anunciar a descrição da criança desaparecida, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento.

Quando uma criança desaparece, o Amber Alerts é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta – redes sociais Facebook e Instagram – para publicar o alerta, com a imagem da criança ou adolescente, devidamente autorizada pelos pais, no raio de até 160 km do local do fato ocorrido.

A reunião com os Conselheiros Tutelares foi presidida pelo Dr. Nilton César Boscaro, Delegado de Polícia Civil Diretor de Inteligência e ponto focal do programa Amber Alerts, responsável pelo acionamento do Ministério da Justiça em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes.

“A Polícia Civil do Acre, preocupada com o desaparecimento de crianças e adolescentes, aderiu ao programa Amber Alerts gerenciado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência – DIOPI, da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, em parceria com o grupo Meta, responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram”, enfatizou Boscaro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre é inserida no sistema Amber Alert em parceria com a Meta

Publicado

em

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas

Dr. Henrique Maciel, destacou que com a colaboração da Meta, será ampliado a capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência. Foto: arquivo/ PCAC.

O Governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC), firmou uma parceria com a empresa Meta, responsável pelas plataformas Instagram e Facebook, para integrar o estado ao sistema Amber Alert. Essa ferramenta de alerta de emergência é utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas, emitindo avisos em plataformas digitais. A partir de agora, a Polícia Civil do Acre poderá acionar o Amber Alert, um recurso já utilizado por forças policiais em mais de 12 estados brasileiros.

Criado nos Estados Unidos em 1996, o Amber Alert foi nomeado em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de nove anos que foi sequestrada e assassinada no Texas. Desde sua criação, o sistema tem sido adotado em vários países, adaptando-se às necessidades locais para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou a importância dessa parceria para o estado. “A inserção da Polícia Civil do Acre no Amber Alert representa um avanço significativo em nossas operações para localizar crianças desaparecidas. Com a colaboração da Meta, poderemos ampliar nossa capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência, aumentando as chances de um desfecho positivo”, declarou.

O delegado de Polícia Civil, Dr. Nilton Boscaro, que atua como Autoridade Central de Pessoas Desaparecidas no estado, comentou sobre o impacto do sistema no trabalho da PCAC.

“O Amber Alert proporcionará à Polícia Civil do Acre uma ferramenta poderosa na busca por crianças desaparecidas. A rapidez na disseminação das informações e o alcance das redes sociais irão fortalecer nossa capacidade de mobilização e resposta, integrando a comunidade de forma mais efetiva nas operações de busca”, informou.

Como o Amber Alert Funciona:

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas, bem como: acredita-se que a criança foi sequestrada, a criança está em perigo iminente de morte ou lesão corporal grave e há informações suficientes sobre o suspeito, veículo, ou criança desaparecida para divulgar ao público e ajudar na localização.

Quando ativado, o alerta é distribuído através de mídias sociais (Instagram e Facebook). O objetivo é mobilizar o público para estar atento a situações suspeitas e fornecer informações às autoridades. As Informações podem ser repassadas diretamente à polícia por meio de linhas de emergência.

O alerta é encerrado quando a criança é encontrada ou quando as autoridades determinam que o alerta não é mais necessário, podendo ser atualizado com novas informações durante a investigação.

A implementação do Amber Alert no Acre é um passo crucial para a segurança das crianças e a prevenção de crimes graves, com a esperança de que sua eficácia continue a salvar vidas.

Comentários

Continue lendo