Cotidiano
Manoel Urbano: MPAC apura uso de máquina pública em terreno particular
A conduta relatada pode configurar, em tese, ato de improbidade administrativa, cujas sanções estão previstas no artigo 12 da Lei n. 8.429/1993, com a redação conferida pela Lei n. 14.230/2021.

Diante dos fatos noticiados, o MPAC irá oficiar a Prefeitura de Manoel Urbano para que se manifeste oficialmente sobre o caso. Foto: internet
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) confirmou a abertura de procedimento para apurar o uso indevido de uma máquina pública em uma propriedade particular no município de Manoel Urbano. A investigação foi anunciada após a ampla repercussão nas redes sociais, que trouxeram à tona denúncias e declarações feitas por um operador de trator da própria prefeitura.
Segundo o MPAC, a promotoria de justiça local instaurou um procedimento administrativo para investigar os fatos, que envolvem o uso de um trator pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura em serviços realizados dentro de uma propriedade privada, supostamente pertencente a um empresário local.
Em um áudio que circulou em grupos de WhatsApp, o operador do trator afirma ter recebido autorização do próprio prefeito, Raimundo Toscano, para executar o serviço. Em tom exaltado, ele ainda justificou a ação alegando que empresários “pagam mais impostos que os pobres” e, portanto, teriam mais direito ao benefício. As declarações causaram revolta entre moradores e repercutiram fortemente nas redes sociais.
“Se eu tivesse feito o serviço escondido, beleza. Mas o cara foi lá, falou com o prefeito, o prefeito mandou e levantaram a área pro cara”, diz o operador em um dos trechos.

Os vereadores da oposição têm cobrado um posicionamento da Câmara Municipal, que até o momento não se pronunciou oficialmente. Foto: cedida
O caso também gerou forte repercussão política na cidade. Vereadores da oposição têm cobrado um posicionamento da Câmara Municipal, que até o momento não se pronunciou oficialmente. A população segue atenta aos desdobramentos desse caso.
A conduta relatada pode configurar, em tese, ato de improbidade administrativa, cujas sanções estão previstas no artigo 12 da Lei n. 8.429/1993, com a redação conferida pela Lei n. 14.230/2021. A mesma conduta também pode configurar, em tese, crime contra a Administração Pública.
A reportagem seguirá acompanhando o caso e está aberta ao direito de resposta da Prefeitura de Manoel Urbano, do prefeito Toscano, do operador envolvido e demais autoridades citadas. A expectativa agora recai sobre os próximos passos do MPAC e o possível desdobramento do caso na esfera judicial e política local.
Com Yaco News e MPAC
Comentários
Cotidiano
Memphis Depay brilha, e Corinthians vence o Sport pelo Brasileirão
Holandês marcou os dois gols que garantiram a vitória do Timão em São Pauo

Memphis brilhou na vitória sobre o Sport • Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Memphis Depay marcou os dois gols dos paulistas na Neo Química Arena, enquanto Sérgio Oliveira fez o dos visitantes.
Ainda sem técnico, o Timão volta a campo na próxima terça-feira (24), quando recebe o Racing, do Uruguai, pela Sul-Americana. O Leão da Ilha, por sua vez, terá uma semana de descanso antes de enfrentar o Fortaleza, pelo Brasileirão.
O Corinthians foi para os vestiários com um gosto muito amargo. Apesar de ter dominado a primeira etapa, os mandantes saíram perdendo por 1 a 0 para o Sport, com gol marcado por Sérgio Oliveira.
O Timão teve 65% de posse de bola, mais de dez finalizações e pelo menos duas chances claras para tirar o zero do marcador, mas desperdiçou. E quem não faz, leva.
Não é como se os pernambucanos tivessem abdicado do ataque. Além do gol, a equipe rubro-negra acertou a trave em belo chute de Barletta. Quase saiu a lei do ex, porém o primeiro tempo terminou com apenas uma bola na rede.
Se o Corinthians errou muito na etapa inicial, a complementar veio com alegria antes mesmo do primeiro minuto. Com 13 segundos de bola rolando, Memphis Depay empatou para os mandantes.
15 minutos mais tarde, o holandês voltou a balançar as redes, dessa vez contando com desvio generoso da defesa do Sport, que demorou muito para se ligar na etapa complementar.
Os visitantes até ensaiaram uma reação na reta final, mas já era tarde, e o Corinthians voltou a vencer na Neo Química Arena depois de perder a invencibilidade para o Fluminense, no meio de semana.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Receita Federal doa mais de 11 mil peças de roupas para Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco recebeu uma importante doação da Receita Federal do Acre. Mais de 11 mil peças de roupas, que incluem blusas de diversos modelos, como gola polo e gola simples, apreendidas pela Receita, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A entrega ocorreu na sede da Receita Federal e contou com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão e da equipe da Comdec.
A doação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Receita Federal, com o objetivo de promover o bem-estar de famílias carentes. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Falcão, enfatizou a importância dessa colaboração.
“O prefeito Tião Bocalom está sempre em busca de parcerias que possam beneficiar a população mais carente. Encontramos na Receita Federal um grande parceiro. Hoje, recebemos 11.277 peças de roupas, que serão distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, já está prevista uma segunda remessa de doações. Não se trata apenas de roupas, mas de outros itens que, caso sejam apreendidos, também serão doados à nossa comunidade”, destacou o coordenador.
O delegado adjunto da Receita Federal, Gerri Giorgi Nascimento da Silva, também esteve presente e falou sobre a importância dessa ação para a comunidade local.
“Essa doação é resultado da apreensão de mercadorias que entraram ilegalmente no território nacional. A legislação nos permite destinar esses itens para órgãos que atendem a comunidade, como a Prefeitura de Rio Branco. Considerando o momento emergencial, devido aos alagamentos e outras necessidades, decidimos repassar essas roupas à Defesa Civil, que tem um trabalho essencial no atendimento às famílias necessitadas”, explicou Gerri Giorgi.
A Defesa Civil Municipal já organiza a logística para garantir que as roupas cheguem às pessoas que mais precisam.
Comentários
Cotidiano
Abastecimento de água é interrompido para manutenção em Xapuri
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que o abastecimento de água foi interrompido em Xapuri na manhã deste sábado, 19, devido a uma manutenção emergencial na tubulação que leva água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
De acordo com o órgão, a intervenção é necessária para corrigir problemas na tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD), que apresenta falhas e compromete o funcionamento do sistema.
A previsão é de que o fornecimento de água seja restabelecido de forma gradual a partir das 16h deste sábado, logo após a conclusão dos serviços.
Você precisa fazer login para comentar.