Conecte-se conosco

Geral

Major deixa prisão em Brasileia mas deverá ficar ao menos 500 metros longe da companheira e da sogra

Publicado

em

O juiz de Direito da Comarca de Brasileia, Cloves de Souza Lodi, relaxou a prisão em flagrante do major Moisés da Silva Araújo, preso no município na quinta-feira (09) acusado de cometer pelo menos dois crimes de violência doméstica, contra sua companheira e a sogra, com o uso inclusive de arma de fogo para ameaçar as duas vítimas. O juiz considerou que não houve irregularidades em relação à prisão em flagrante, mas determinou a liberdade provisória com uma série de medidas protetivas.

Isso significa que o militar poderá responder ao processo em liberdade, mas com uma série de condicionantes. Entre as medidas estão a exigência de manutenção de distância de 500 metros das ofendidas, além de não frequentar os mesmos locais que elas e seus familiares possam vir a frequentar. As medidas também impõem a necessidade do comparecimento mensal do policial ao juízo para informar suas atividades, além da suspensão de uso de arma de fogo enquanto não estiver de serviço.

O juiz também impôs que o acusado não pode frequentar bares e similares e terá que pagar, em favor das ofendidas, multa no valor de R$ 3 mil a cada vez que qualquer das medidas protetivas deixarem de ser cumpridas, sem prejuízo das medidas penas.

Por fim, o juiz adverte que, em caso de reconciliação do casal, isso deve ser informado à Justiça a fim de que as medidas restritivas sejam suspensas. O juiz não fez qualquer referência ao fato de abertura de um novo procedimento contra o oficial, agora para apurar denúncias de que ele assediava, dentro de casa, uma menor de 12 anos, filha da mulher que o acusa das agressões domésticas.

Por Tião Maia

Comentários

Geral

Governo decreta ponto facultativo nos dias 9 e 16 de junho

Publicado

em

No Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 30, o governo do Acre decretou ponto facultativo nos dias 9 e 16 de junho, após feriado nacional de Corpus Christi, 8 de junho, e feriado estadual do Aniversário do Estado do Acre, 15 de junho.

Nesses dias não haverá expediente presencial nos órgãos e entidades da administração direta e indireta. A medida está regulamentada pelo decreto nº 11.160/2022.

Porém, a suspensão do atendimento não se aplica a unidades de saúde e hospitais, incluindo serviços de atendimento médico especializado, serviço de apoio diagnóstico, setores de internação, centros cirúrgicos, unidades de tratamento intensivo (UTIs) e central de agendamento de cirurgias.

Mesmo com o calendário definido, secretários de Estado e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar os servidores para expediente normal por necessidade de serviço, nos dias considerados ponto facultativo, dispensando da respectiva compensação os trabalhadores que vierem a cumprir horário neste período.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito de Rio Branco surpreende estudantes da escola Anice Dib Jatene com uma tarde de visita

Publicado

em

Prefeito ficou feliz com carinho das crianças e garantiu melhores condições de educação (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em busca de melhorar a educação na capital, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem realizado vários investimentos no que diz respeito a tecnologia e inovação para as crianças. Associado a isso, o gestor também tem feito visitas diárias em unidades de ensino para verificar o andamento da educação e o que deve ser melhorado.

Durante a visita na escola municipal Anice Dib Jatene, na tarde desta terça-feira (30), o prefeito pôde acompanhar de perto a obra de reforma que a escola está passando para poder oferecer um local mais seguro e agradável. Após a vistoria, o gestor conheceu os estudantes que ficaram encantados com a presença do prefeito da capital acreana.

Prefeito pôde acompanhar de perto a obra de reforma da escola (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Assim vemos o carinho das crianças conosco, é muito importante a interação do prefeito com os alunos da rede municipal porque eles só ouvem falar, mas nunca viram o prefeito. Então, isso é muito importante porque eles estão na escola vestidos com a farda que a prefeitura deu, os professores dando o maior carinho, o nosso diretor fazendo o possível para melhorar a educação” disse.

O diretor, Antônio Torres, explicou que a escola atende aproximadamente 400 crianças nos turnos da manhã e tarde. Ele também aproveitou a visita para agradecer ao prefeito pelo olhar carinhoso que o gestor está tendo com a educação municipal.

“O trabalho que a prefeitura faz em relação a escola é muito importante, é como o prefeito também falou: as crianças querem conhecer os gestores, sabem valorizar e respeitar as autoridades, isso é bom e eu acho que enquanto prefeito ele também conhecer essa realidade, muito importante, ficamos felizes com a visita”, declarou.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito disse se sentir feliz em receber o carinho das crianças e garantiu que a prefeitura está empenhada em dar as melhores condições de educação para os estudantes.

“É uma felicidade muito grande porque sou professor 30 anos numa sala de aula e quem ama a criança e a educação faz o que estamos fazendo hoje, de tudo para melhorar a educação de Rio Branco que investiu pesado em tecnologia e uma série de coisas. É a educação que muda o mundo”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Eduardo Ribeiro comemora sanção de PL que garante acompanhamento a mulheres em procedimentos com uso de sedativos

Publicado

em

Em discurso na sessão desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD), agradeceu ao governador do Estado, Gladson Cameli (PP), por ter sancionado e publicado na edição de ontem, segunda-feira (29), a Lei 4.106/2023, de sua autoria que garante acompanhamento a mulheres em procedimentos com uso de sedativos.

De acordo com o parlamentar, mais do que direitos, a Lei sancionada garante segurança e bem-estar às pacientes que precisam se submeter a procedimentos com uso de sedativos.

“Essa lei vai garantir a segurança das nossas mulheres que agora terão o direito de ter um acompanhante de sua escolha durante esses procedimentos. Agradeço aos meus pares pelo apoio a esse projeto que foi aprovado nesta casa por unanimidade, e ao governador por ter sancionado a proposta. Cabe agora a nós fiscalizar a aplicabilidade dessa importante lei que vai ajudar muito a nossa população”, disse.

Eduardo Ribeiro parabenizou ainda os munícipes de Mâncio Lima pelo aniversário de 46 anos da cidade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Em alta