Flash
Mais de 300 estrangeiros se acumulam em Assis Brasil e prefeito Zum vive um drama financeiro
O prefeito estar colocando seu futuro político em jogo em nome da gentileza com o próximo, mesmo aqueles chegados do estrangeiro. Assis Brasil está arrasada pela escassez de recursos financeiros.

Blog do Evandro Cordeiro
O prefeito de Assis Brasil, Zum Barbosa (PSDB), vive um dos momentos mais dramáticos de sua gestão, depois de sofrer dois anos para sanear as contas da prefeitura: a enxurrada em sua pequena cidade de aproximados 5 mil habitantes (são 7.400 ao todo no município, segundo o IBGE) de cerca de 300 estrangeiros.
É que além de pouco espaço para acomodar tanta gente, levando em conta o tamanho de sua estrutura, o prefeito estar tendo que bancar a alimentação.
Segundo o prefeito Zum são pelo menos 900 refeições diárias saindo “dos couros da prefeitura”. Os estrangeiros foram colocados em duas escolas e são de 13 nacionalidades diferentes, 10 delas da África. Eles foram chegando em Assis Brasil para entrar para o Peru, pela cidade de Iñapari, separada do Brasil apenas pela ponte internacional construída pelo governo brasileiro sobre o rio Acre.
“As pessoas esquecem que aqui em Assis Brasil passam todo mês pelo menos 8 mil estrangeiros que vão para o Peru. Só que o Peru fechou a entrada por causa do coronavírus e eles foram chegando aqui e represando. Alguns voltaram, mas outros ficaram ai pela cidade, pedindo socorro e nós não podemos deixar o estrangeiro morrer de fome em nossa terra, segundo a Constituição e a Bíblia”, diz o prefeito ao Blog.
Com tanta gente na cidade, chegada de forma inesperada, por causa da pandemia do coronavírus, o prefeito vive um drama. Não pode deixar de cuidar de seus munícipes, entre os quais uma grande parte de desempregados vivendo em quarentena e ainda mais os estrangeiros.
Está começando a faltar comida e o prefeito começa a pedir socorro. Até agora Zum foi lembrado apenas pela primeira dama do Estado, Ana Paula Cameli, que ajudou com colchões e cestas básicas, via secretaria estadual de Assistência Social. A Associação da Polícia Civil e a Amac também colaboraram, mas nada que garanta 900 refeições diárias.
Humano, o prefeito estar colocando seu futuro político em jogo em nome da gentileza com o próximo, mesmo aqueles chegados do estrangeiro. Assis Brasil está arrasada pela escassez de recursos financeiros.
Comentários
Flash
Detran-AC publica lista de motoristas autuados com risco de suspensão do direito de dirigir; veja nomes

Motoristas acreanos autuados por infrações que podem levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram notificados em novo edital publicado nesta quarta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado (DOE). O documento, emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), reúne os nomes dos condutores envolvidos em processos administrativos de multa e suspensão do direito de dirigir.
Os notificados têm até o dia 12 de dezembro de 2025 para apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator.
As defesas podem ser encaminhadas pelo site www.detran.ac.gov.br, presencialmente na sede do Detran, na Estrada Dias Martins, nº 894, Bairro Jardim Primavera, em Rio Branco, ou nas Ciretrans do interior do estado, conforme os horários de atendimento.
O órgão alerta que quem não se manifestar dentro do prazo terá o processo julgado à revelia, com a possível aplicação das penalidades previstas no CTB. O Detran também ressalta que o pagamento da multa não impede a suspensão do direito de dirigir.
Confira a lista:

Comentários
Flash
Morre aos 93 anos o ex-vereador e empresário Francisco Darcy Vidal Campos, o Seu Darcy

Personalidade histórica de Brasiléia, Francisco Dacy Vidal Campos, conhecido como Seu Darcy, faleceu aos 93 anos, deixando um legado de trabalho, serviço público como professor do ensino básico no extinto território do Acre e de contribuições ao desenvolvimento do município.
Pai de sete filhos — Delorgem, Delcimar, Delrimar, Dulzanira, Dalvanira, Antônio Darcy e Darlan —, Seu Darcy construiu uma grande família, com 24 netos, 15 bisnetos e 2 tataranetos, que hoje carregam sua história e seus ensinamentos.
Atuante na vida pública, foi vereador nos municípios de Assis Brasil e Brasiléia, além de empresário respeitado, reconhecido por sua dedicação à comunidade e pelo papel no crescimento da região. Sua trajetória junto de seu pai e irmãos, marcou gerações e o consolidou como uma das referências locais em liderança, trabalho e compromisso social.
Seu legado permanecerá vivo na memória de familiares, amigos e da população, que o recordará com carinho, respeito e saudade.
O jornal oaltoacre.com, na pessoa do editor-chefe Alexandre Lima, juntamente com as famílias Camurça, Lima e Tuma, manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos pela partida de Seu Darcy Campos.
Que Deus conforte os corações enlutados e que a fé e as boas lembranças sirvam de alento neste momento de despedida.
Comentários
Flash
André Kamai critica presença de secretário na Câmara e diz que Executivo não pode interferir em emendas da LDO

Vereador afirma que gestão tenta redirecionar propostas parlamentares e defende autonomia do Legislativo nas decisões orçamentárias
O vereador André Kamai (PT) criticou, na sessão desta terça-feira (11), a participação do secretário interino da Pasta Especial Municipal de Articulação Institucional, Rennan Biths, na Câmara Municipal de Rio Branco durante as discussões sobre vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a readequação de emendas parlamentares.
Kamai afirmou que a presença do representante do Executivo para tratar da redistribuição das propostas não condiz com o papel institucional da Prefeitura e classificou a ação como uma interferência indevida no processo legislativo.
“Apresentamos as emendas na LDO quando ela chegou à Casa. Infelizmente, como outros projetos do Executivo, a LDO entrou de última hora e não tivemos tempo suficiente para debater. Fizemos as emendas mais urgentes e agora recebemos a notícia de que a Prefeitura está vetando quase todas, sob o argumento de redistribuir para outras leis. Isso não é papel da Prefeitura. Ela não pode se meter no processo legislativo”, afirmou.
O parlamentar reforçou que a Câmara tem autonomia para propor, debater e manter as emendas apresentadas. “A Câmara tem legitimidade para fazer as alterações necessárias na LDO, e nós vamos lutar para sustentar nossas emendas”, completou.
O vereador também contestou a justificativa de que algumas propostas deveriam ser migradas para outras peças orçamentárias, como o Plano Plurianual (PPA) ou a Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda não foram formalmente discutidas no Legislativo.
“O debate do PPA e da LOA é posterior e ainda não foi aberto. Não podemos discutir na LDO o que a Prefeitura acha que deve ser tratado em outras leis. Se o Executivo quiser discutir o PPA ou a LOA, a Casa está aberta, pelo tempo que for necessário, para construir o melhor texto possível”, concluiu Kamai.
VEJA VÍDEO

Você precisa fazer login para comentar.