fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mais de 28 mil títulos de eleitores que não fizeram biometria são cancelados

Publicado

em

FOTO: RODRIGO SENA/TÍTULOS DE ELEITOR/ FOTOS/RECENTES/RELEASE/RODRIGOFoi publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira, 29, o Acórdão 3.232/2014, por meio do qual o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) homologa a sentença do juiz eleitoral da 9ª Zona, Fernando Nóbrega da Silva, que determina o cancelamento de 28.208 títulos de eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico em Rio Branco.

A revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos, nesta Capital, foi concluída no último dia 01 de março e homologada no dia 14 de abril. Os eleitores que não compareceram no prazo tiveram os seus títulos cancelados. Contudo, têm até o dia 07 de maio de 2014 para a regularizarem a situação.

Em Rio Branco, dos 229.844 eleitores submetidos à revisão biométrica, 197.241 fizeram o recadastramento (85,82%). Durante o procedimento, regularizaram a inscrição 3.875 eleitores que estavam com o título cancelado ou suspenso. Somam-se ainda 12.219 alistamentos eleitorais e 15.532 transferências de títulos para Rio Branco. Com essas operações, atualmente, o eleitorado da Capital apto a votar nas eleições de 2014 totaliza 228.867 eleitores. Os que não se recadastraram foram 32.603 (14,18%), dentre esses 28.208 tiveram seus títulos cancelados. Outros realizaram a transferência de domicílio de Rio Branco para outros municípios.

Regularização

Até 7 de maio, ou seja, na próxima quarta-feira, data do fechamento do cadastro eleitoral, o eleitor de Rio Branco que está com o título cancelado poderá regularizar a situação.

O interessado deve comparecer ao Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal, na BR 364, das 8h às 17h ou na OCA – Organização Central de Atendimentos, no Centro, das 7h às 17h. Para tanto é necessário apresentar o RG, e comprovante de endereço. Tratando-se do sexo masculino, é necessário também o comprovante de quitação com o serviço militar.

Confira no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-AC, nº 61 de 2014, se o seu nome está na lista de títulos cancelados, link: http://www.tre-ac.jus.br/servicos-judiciais/diario-da-justica-eletronico.
Ascom TRE-AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC prestigia posse do procurador-geral de Justiça Militar

Publicado

em

Por

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, prestigiou na noite de segunda-feira (15) a solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli. A cerimônia, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília, contou com a presença de autoridades do Ministério Público da União e dos Estados, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional pela banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e foi aberta solenemente pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Na sequência, prestou compromisso solene o novo procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli.

Durante a solenidade, o procurador-geral da República enfatizou a trajetória exemplar de Bortolli dentro do Ministério Público Militar (MPM), destacando sua nomeação como “garantia da continuidade da linha de excelência na chefia do MPM e da realização das mais altas expectativas institucionais”.

Em seu discurso de posse, o procurador-geral de Justiça Militar ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o alcance dos objetivos institucionais e agradeceu o voto de 68% dos integrantes do Colégio de Procuradores, em um pleito que contou com a presença de 100% dos seus integrantes. “Isso nos empresta a legitimidade e a representatividade necessárias para o desempenho do mandato, mas, também, tenho plena convicção disto, aumenta a nossa responsabilidade”, afirmou.

Com informações e fotos do MPM

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça Restaurativa: com bola no pé jovem socioeducando procura transformar vida

Publicado

em

Por

Jovem internado no ISE recebe autorização para fazer teste para time de futebol e com isso tem chances de mudar de vida

Um jovem socioeducando nasceu três vezes nesta vida. Primeiro, no parto há 18 anos. Depois, sobreviveu a tentativa de homicídio, e a agora, sua terceira vez, acontece nesse início de abril, com a participação em um teste para a equipe sub-20 de um time de futebol, na capital acreana. Uma chance para nascer de novo e mudar de vida, encontrar um caminho diferente do que o levou a ser internado aos 17 anos de idade.

Essa oportunidade construída por diversos agentes públicos e privados, o Poder Judiciário do Acre e o Instituto Socioeducativo do Estado do Alto Acre (ISE), juntaram esforços em um processo de promoção de justiça restaurativa, para garantir a ressocialização.

“Não é fácil não a gente mudar de vida, mas devagarzinho a gente vai. Só colocando na presença de Deus. Meu sonho é ser um jogador de futebol profissional. Fora o futebol, o que gosto é de trabalhar na roça. Gosto de serrar. Mas, se for trabalho para mim, tem importância não, trabalho é bom”, revelou o jovem.

Ajuda

O diretor do ISE vem olhando o bom comportamento e as mudanças de todos. O profissional, seguindo o Plano Individual de Atendimento (PIA) do adolescente, articulou a visita de um olheiro de time de futebol ao instituto. Então, o ISE solicitou as saídas.

O ISE é referência tanto em estrutura, quanto no trabalho realizado na área e missão da instituição: socioeducar. Para o diretor é essencial estabelecer caminhos que levem os jovens a romper com a criminalidade e reconstruir suas vidas. A metodologia da instituição, com o PIA, seguindo fases que envolvem o interesse individual, atribuição de funções e responsabilidades, profissionalização e educação, resgate dos laços familiares e acompanhamentos psicossocial regulares.

“Nesse momento temos adolescentes estudando, inscritos no concurso da prefeitura de Rio Branco. Estão acertando 70% das questões dos simulados. Isso tudo tem um corpo, uma equipe dando esse apoio. A equipe técnica, os agentes, os professores, todos estão fazendo por eles”, comentou o diretor do ISE.

Política restaurativa

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária e Socioeducativa (GMF), da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e das comarcas do Estado desponta nesse trabalho de implantação da política judiciária restaurativa, que articula a punição, com resgate dos laços familiares e sociais, assim como, com o acompanhamento às vítimas e reinserção de pessoas e adolescentes no convívio social.

Esse empenho da Justiça também se engaja com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assim, cada história de vida que muda, é um avanço que merece ser comemorado, como destacou o vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez, conhecido entre os colegas por ser um entusiasta do futebol. O magistrado assistiu aos testes e desejou que as histórias mudem e sejam exemplos que se repitam.

“É um prazer estar aqui nesse local, onde eu vejo diversos adolescentes iniciando seu preparo para começar a vida no esporte, principalmente, aqui o futebol. É um congraçamento. Fico muito feliz em saber dessa história. Estou aqui representando o Tribunal de Justiça e pretendo levar isso aqui para o Tribunal e tornar como boa-prática. Parabenizo a todos que estão aqui”, destacou o desembargador Camolez.

Caminho em desenvolvimento

Esse é um caminho em construção. O time de futebol demonstrou interesse em contratar. Mas, isso será oficializado, com um pedido a ser encaminhado ao ISE, depois para a Vara Cível, que vai consultar o Ministério Público e tentar verificar a melhor maneira de cumprir a lei tanto na finalidade punitiva, quando socioeducativa.

O juiz de Direito substituto Robson Shelton, conheceu a história. Recebeu o primeiro pedido e autorizou a saída do jovem para o teste, tendo, inclusive, providenciado a doação de uma chuteira, pois, o rapaz iria fazer a seletiva descalço. Para o magistrado esse trabalho envolve diversos profissionais, políticas públicas e judiciárias, servindo para construção de um futuro melhor para cada pessoa e, consequentemente, da sociedade.

“Esse processo todo trouxe para nós do Judiciário a sensibilidade de encarar os processos, porque não são só processos, são pessoas, são vidas. Não é só aquilo que está documentado e temos que levar com nosso coração. É a humanização do Judiciário, para que esses jovens possam cada vez mais progredir”, falou o magistrado.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesa diretora apresenta deputado Eduardo Ribeiro, novo vice-líder do governo

Publicado

em

Por

Os membros da mesa diretora da ALEAC, apresentaram na manhã desta terça feira (16), durante reunião na Casa do Povo, o novo vice-líder do governo no parlamento estadual.

O deputado Eduardo Ribeiro (PSD), assume a nova função depois de aceitar o convite formulado pelo governo. Ele foi apresentado ao secretário de governo Alisson Bestene, pelo presidente Luiz Gonzaga (PSDB), o primeiro secretário, Nicolau Júnior (PP), o vice presidente Pedro Longo (PDT), o líder do governo Manoel Moraes (PP), e os deputados Marcos Cavalcante (PDT), Whendy Lima (UB) e Gene Diniz (Republicanos).

O atual líder Manoel Moraes está se recuperando de problemas de saúde e vai precisar se afastar da liderança por um período de três meses, mas continua exercendo o mandato normalmente.

“Essa missão vai ficar em boas mãos porque o Eduardo é um parlamentar muito preparado. Hoje, por causa da minha recuperação, não está sendo possível exercer essa função como ela exige, e a chegada do Eduardo vai qualificar ainda mais a base do governo nesta casa”, disse Manoel.

O secretário de governo, Alysson Bestene disse que o novo vice-líder foi uma escolha pessoal do governador, pelo bom desempenho ao longo do mandato e agradeceu a todo apoio recebido pela gestão no parlamento estadual.

“O governador fez o convite ao Eduardo que já vinha fazendo esse serviço por ser da base e hoje estamos aqui para oficializar isso. O governador é muito grato a todos os parlamentares da base, pelo apoio de cada um”. Comentou.

O presidente Luiz Gonzaga parabenizou o governo pela escolha e colega parlamentar pelo novo desafio.

“Queremos parabenizar o governo pela escolha. A mesa diretora vai oferecer o mesmo apoio que já vem dando ao colega Manoel”, frisou.

Nicolau Júnior, primeiro secretário da Casa de Leis, destacou o preparo e qualificação de Eduardo Ribeiro para exercer a função de vice-líder.

“Seja bem vindo para esta nova missão. Você é preparado, é advogado, tem bom tramite entre todos e com certeza vai fazer um grande trabalho”, disse Nicolau.

Ao encerrar a reunião, o novo vice-líder do governo agradeceu a todos pelas palavras de apoio, a escolha do governo e prometeu continuar vigilante nas pautas de interesse do governo no parlamento estadual.

“Só gratidão a vocês meus colegas e ao governo pelo convite. Aceitei o desafio porque é uma oportunidade de ajudar. Estou para ajudar a base , porque precisamos de um governo mais forte”, finalizou.

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo