Extra
Mais de 20 toneladas de peixe devem ser comercializada em Brasileia durante a feira do Peixe 2025
Valorizando a agricultura familiar e apoiando os produtores e produtoras rurais, o prefeito Carlinhos do Pelado fez nesta quarta-feira santa (16), abertura oficial da Feira do Feira do Peixe 2025.
A tradicional feira promete movimentar a economia do município durante o período da Semana Santa.
E com mais de 20 toneladas de peixe, do pirarucu ao tambaqui, está sendo disponível para a população com a participação de mais de 30 produtores locais, a feira também conta com a parceria do Sebrae, que oferece suporte técnico e orientação aos empreendedores da agricultura familiar.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância da união entre gestão pública e instituições de apoio ao pequeno produtor. “Essa feira é uma oportunidade para os nossos agricultores e pescadores terem uma renda extra e movimentar a economia em nosso município. E com atuação da nossa Secretaria de Agricultura e com apoio do Sebrae também conseguimos apoiar e qualificar ainda mais nossos produtores e oferecer um evento maior e mais organizado com estrutura e qualidade para todos aqui na feira para quem está trabalhando ou para quem vem comprar. Vem você também participar com agente da nossa feira saborear os nossos peixes e conhecer os nossos produtos também ”, afirmou o prefeito.
Representando o Sebrae, Jailson Araújo reforçou o compromisso da instituição em fazer parcerias com outras instituições para realização de feiras. “O Sebrae acredita no potencial da de nossos empreendedores e produtores e está aqui fazendo essa parceria com a Prefeitura de Brasileia para que eles melhorem sua produção, vendas e para fortalecer a economia do município”, disse.
Já na praça na praça de alimentação os clientes encontram também café da manhã, almoço e até janta.
A produtora Osângela Maia que mora no KM 63, que trouxe mais de 700 kg de pescado para a feira disse que vende na feira do desde o início da criação da feira o segundo ela gera o oportunidade de comprar bem e valorizar quem trabalha com honestidade. “Eu venho todos anos. Aqui a gente encontra de tudo, é mais barato e ainda ajuda quem produz com tanto esforço”, comentou.
A Feira do Peixe segue até sexta-feira (18), ao meio dia, na quinta-feira santa (17), fica aberta das 6h às 18h, na praça Maria Florêncio, com programação especial e atrações culturais ao longo dos dias.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTOS
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 003/2025 – COMPRAS.GOV 90003/2025
OBJETO: Registro de preços para a eventual contratação de empresa para prestação de serviços contínuos de Locação de Veículos com motorista, visando atender as necessidades das Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasileia/AC.
Data da Abertura: 04 de junho de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 21/05/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br.
Brasiléia/AC, 19 de maio de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
SECRETARIA DE AGRICULTURA
SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTOS
Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizará Licitação, do tipo “menor preço”, em conformidade com o art. 28, inciso I, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021 e Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos definidos no Termo de Referência, objetivando obter a melhor proposta, quanto a demanda do Demandante, para a Aquisição de sementes de hortaliças e outros insumos agrícolas:
Item | Descrição do Produto | Unidade | Quantidade Estimada |
1 | Semente de Coentro Palmeira | Kg | 5,0 |
2 | Semente de Alface Elba | Kg | 3,5 |
3 | Semente de Pepino Caipira | Kg | 3,5 |
4 | Semente de Tomate Santa Cruz | Kg | 3,5 |
5 | Semente de Couve Manteiga | Kg | 3,5 |
6 | Semente de Rúcula Cultivada | Kg | 3,5 |
7 | Semente de Cenoura Brasília | Kg | 3,0 |
8 | Semente de Berinjela Comprida Roxa | Kg | 3,0 |
9 | Semente de Abobrinha Caserta | Kg | 3,0 |
10 | Semente de Cebola de Cabeça Texas | Kg | 3,0 |
11 | Semente de Beterraba Early Wonder | Kg | 3,0 |
12 | Semente de Pimenta de Cheiro | Kg | 3,0 |
13 | Semente de Melancia Charleston Gray | Kg | 4,0 |
14 | Saco plástico (sacos para picolé) | Milheiro | 14 |
15 | Saco plástico (capacidade 01kg) | Milheiro | 1,2 |
DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: | 21/05/2025 | ||
LOCAL: Avenida Prefeito Rolando Moreira, 198, Centro | |||
E-MAIL PARA ENVIO DO ORÇAMENTO: [email protected] | |||
EXCLUSIVO ME/EPP: | ( X ) SIM ( ) NÃO | ||
PREFERÊNCIA LOCAL/REGIONAL: | (X) SIM ( ) NÃO | ||
HORÁRIO: de 7:00 ÀS 23:59 horas O Termo de Referência poderá ser solicitado através do e-mail [email protected] | |||
CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO:
Para validar a proposta recebida, os eventuais interessados deverão comprovar que atuam em ramo de atividade compatível com a prestação dos serviços pretendida. | |||
Brasiléia/AC, 16 de maio de 2025.
Mário Jorge Gomes Fiesca
Secretario Municipal de Agricultura
Portaria 010/2025
Comentários
Extra
Jovem é executado a tiros em área de mata no Segundo Distrito de Rio Branco
Um jovem de 25 anos foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (19), na Rua Maria de Lourdes, no bairro Triângulo, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima foi identificada como Daniel Silva Barros, que completaria 26 anos no próximo dia 26 de maio.
De acordo com testemunhas, Daniel foi surpreendido por dois homens que o aguardavam nas proximidades da ponte que liga os bairros Taquari e Triângulo. Ao se aproximar, um dos suspeitos sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra o rapaz. Após o ataque, os criminosos atravessaram a ponte e fugiram em direção ao bairro Taquari.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou a ambulância de suporte avançado para atender a ocorrência. Daniel foi encontrado em estado grave em uma área de mata próxima à ponte. Apesar dos esforços da equipe médica para estabilizá-lo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de necropsia.
A Polícia Militar foi chamada e mobilizou guarnições do Segundo Batalhão com apoio da Companhia GIRO do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para realizar buscas na região. A Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil também esteve no local para coletar informações preliminares sobre o crime.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ficará responsável pela investigação. A principal suspeita é de que o homicídio esteja relacionado à guerra entre facções criminosas que disputam território na capital acreana.
Comentários
Extra
Vídeo: Bombeiros localizam corpo de adolescente que se afogou no Rio Acre, em Brasiléia
Após horas de angústia e buscas intensas, o Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão do Alto Acre localizou na tarde desta segunda-feira (19) o corpo do adolescente Kelvis Durans, de 15 anos, que havia desaparecido nas águas do Rio Acre durante a manhã, nas proximidades da conhecida “Praia do Urubu”, em Brasiléia, interior do Acre.
Segundo informações repassadas pelo padrasto do jovem, Osvaldo Mendes, Kelvin teria saído de casa dizendo que iria passear com a namorada na companhia de amigos, sem mencionar que pretendia ir ao rio. De acordo com o relato, o adolescente não sabia nadar com segurança e acabou pulando em uma área considerada perigosa, o que resultou no afogamento.
A Praia do Urubu, localizada no bairro Sumaúma I, é um ponto de lazer popular da cidade, mas também é conhecida por sua profundidade e correntezas traiçoeiras, características que já causaram outros acidentes fatais.
O corpo do adolescente foi resgatado pelos mergulhadores dos bombeiros e entregue à equipe da Polícia Técnica da Polícia Civil. Em seguida, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Hospital Regional Raimundo Chaar. A expectativa é de que os procedimentos periciais sejam realizados ainda na região, sem a necessidade de transferência para Rio Branco.
A mãe de Kelvin não teve condições emocionais de acompanhar os trabalhos no local do resgate. A tragédia causou comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade, reacendendo o alerta sobre os riscos de banhos em áreas não supervisionadas.
Você precisa fazer login para comentar.