fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Mais da metade das vagas deixadas por médicos cubanos não foram preenchidas no Acre

Publicado

em

Mais da metade das vagas deixadas pelos profissionais cubanos que saíram do Programa Mais Médicos ainda não foram preenchidas no estado do Acre. A informação foi confirmada pela referência descentralizada do Ministério da Saúde para o programa no estado.

Ao todo, o Acre perdeu 104 profissionais que atuavam em 20 municípios e dois distritos indígenas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o efetivo representava 63% dos médicos atuando pelo programa no estado.

O último balanço, de sexta-feira (14), apontou que, das 104 vagas deixadas, 43 foram preenchidas e os médicos já começaram a trabalhar nas cidades acreanas. Porém, 57 vagas ainda faltam ser preenchidas.

O Ministério da Saúde prorrogou, na sexta-feira (14), o prazo para os médicos inscritos na primeira etapa de seleção do Mais Médicos se apresentarem nos municípios.

Os profissionais com CRM no Brasil terão até 18 de dezembro para apresentação nas cidades selecionadas. O começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local.

Com o novo cronograma, também foram prorrogadas as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no Mais Médicos. Os candidatos tiveram até o domingo (16) para enviar documentação pelo site e validar a inscrição.

Conforme os dados, a cidade de Acrelândia, que tinha três vagas, está com dois profissionais já trabalhando. Brasiléia, onde tinham sete vagas disponíveis, está com quatro médicos e o Bujari tem um médico que já iniciou as atividades e, com isso, completou o quadro, já que tinha apenas uma vaga.

A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, tinha 13 vagas deixadas pelos cubanos. De acordo com o último balanço, quatro profissionais começaram a atuar na cidade e nove vagas não foram preenchidas. Nos dois distritos indígenas onde tinham sete médicos em cada, apenas um profissional começou a trabalhar em cada localidade.

Em Epitaciolândia, as vagas foram preenchidas 100% já que quatro médicos se apresentaram para trabalhar. Assim como Porto Acre, que conta com dois novos profissionais. Já em Feijó, que tinha sete vagas, só foi preenchida uma. Das cinco vagas deixadas em Mâncio Lima, quatro foram preenchidas.

Na capital acreana, Rio Branco, todas as 15 vagas foram preenchidas e os profissionais já começaram a trabalhar. Em Sena Madureira, a situação também já foi resolvida e três médicos estão atuando no atendimento básico de saúde. Já em Tarauacá, das sete vagas, somente uma foi preenchida.

Nove localidades que perderam médicos com a saída dos cubanos não preencheram as vagas até o último balanço. Ainda de acordo com os dados, quatro profissionais que se inscreveram, se apresentaram, mas ainda não iniciaram as atividades, sendo dois em Assis Brasil, um em Cruzeiro do Sul e um em Xapuri.

Fonte: G1

Comentários

Continue lendo

Geral

João Marcos Luz propõe a concessão das paradas de ônibus às empresas

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz apresentou, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei que propõe a parceria entre o setor público e o privado para a concessão dos pontos de ônibus às empresas. A ideia central é garantir a conservação dos “abrigos”, como são popularmente conhecidos, oferecendo em contrapartida a possibilidade de exploração publicitária do espaço.

O projeto define que a concessionária terá a responsabilidade de realizar a devida limpeza e manutenção, assegurando a funcionalidade. A seleção dos interessados em explorar o serviço será feita por meio de licitação.

De acordo com o vereador, tanto a população quanto as empresas serão beneficiadas, pois haverá novos espaços para a divulgação de informações e propagandas, proporcionando maior conforto para a população, que poderá exigir maior eficiência do equipamento utilizado para proteger as pessoas da chuva e do sol.

“Tudo o que for benéfico para a população na parceria público-privada, vamos buscar. Este projeto é uma oportunidade comercial que contribui para a otimização dos recursos públicos utilizados na manutenção e no combate ao vandalismo”, concluiu João Marcos Luz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assis Brasil prepara programação para comemorar 48 anos de fundação

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, anunciou na manhã desta quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos para comemorar o aniversário de 48 anos de fundação.

A programação prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha para Jesus, com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnavAssis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Em reunião no seu gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos para apresentar a estrutura do evento e tratar sobre a segurança durante os festejos.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica.

No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha para Jesus, com o show nacional do cantor Juliano Son.

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento. Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o Carnavassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e nacionais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo