fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ligue 180 recebeu 17,8 mil denúncias nos dois primeiros meses de 2019

Publicado

em

Nesta sexta (8), o ministro Sergio Moro e a ministra Damares Alves assinaram um acordo de cooperação técnica para combater a violência doméstica no Brasil

O Ligue 180, que é a central que recebe denúncias de violações contra os direitos das mulheres, recebeu, nos primeiros dois meses do ano, mais de 17 mil e oitocentas notificações. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o número é 36,85% superior ao constatado no ano passado.

Os episódios envolvem cárcere privado, feminicídio, trabalho escravo, tráfico de mulheres e violências física, moral, obstétrica e sexual. De acordo com a pasta, os Estados que apresentaram maior incidência de casos foram: Rio de Janeiro (3.543), São Paulo (3.263), Minas Gerais (2.122), Bahia (1.232) e Rio Grande do Sul (1.033). Vale lembrar que o Ligue 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Depois do balanço, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou a campanha “Salve uma Mulher”. Segundo ela, o intuito é incentivar os profissionais da beleza, como cabeleireiros, manicures e maquiadores, a ficarem atentos aos sinais de violência física e psicológica contra mulheres para ajuda-las a saírem de relacionamentos violentos, fazendo denúncias.

“A campanha contará com profissionais da área da beleza, que poderão orientar as suas clientes – considerando essa relação, que muitas vezes é de confiança – todos os casos de agressões devem ser denunciados. Treinar manicures para quando estiver fazendo a unha da mulher, olhar se não tem uma marca no braço; treinar o cabeleireiro na hora de ele erguer o cabelo da mulher para fazer uma escova, se não tem uma mancha; esses profissionais serem orientados em todo o Brasil, para estar observando e, se possível, indo com esta mulher para a delegacia e apoiando ela e buscando a rede de proteção”, disse a ministra.

Durante o discurso, Damares Alves disse ainda que o governo deverá ir até as escolas conversar com as crianças para ensinar os meninos a amarem as meninas.

“Se a gente não for para a escola falar com o menino, lá de 4, 5 anos, nós não vamos conseguir alcançar as metas deste governo. Nós vamos ensinar os nossos meninos a amar e respeitar meninas no Brasil. Os meninos vão ter que entender que as meninas são iguais em direitos e oportunidades, mas são diferentes por serem mulheres e precisam ser amadas e respeitadas como mulheres. Nós vamos ensinar os nossos meninos nas escolas a levar flores para as meninas. Por que não? Nós vamos elevar a mulher para o patamar de um ser especial, pleno, um ser extraordinário”, ressaltou.

Nesta sexta-feira (8), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, assinaram um acordo de cooperação técnica para combater a violência doméstica no Brasil.

De acordo com Moro, a ideia é “incrementar” a utilização de tornozeleiras eletrônicas e de outros tipos de dispositivo, como o chamado botão de pânico que, ao ser acionado, envia uma mensagem com a localização da pessoa para agentes de segurança.

Além disso, nesta sexta ocorreram atos da Marcha Mundial das Mulheres, em pelo menos 45 cidades brasileiras, incluindo 17 capitais, que defendiam o fim da violência, o respeito aos direitos civis e direitos reprodutivos e sexuais.

Comentários

Cotidiano

Copa Regional de Vôlei de Praia inicia sem duplas favoritas no feminino e masculino

Publicado

em

Foto: Alexandre Lima

Iniciou nesta sexta, 29, a partir das 13 horas, na praça do Juventus, na capital acreana, a Copa Regional de Vôlei de Praia. A competição será disputada nos naipes feminino e masculino e vai ter duplas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

“Fechamos um grande evento com a premiação de 80 mil para ser dividida entre os dois naipes. Isso valoriza ainda mais esse investimento”, comentou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Fase de classificação

A Copa Regional terá disputas para entrar na chave principal no feminino e no masculino. Os confrontos começam às 10h30 nas duas quadras montadas pela FEAV.

Governo e Prefeitura

A FEAV conta com apoio do governo do Estado e da prefeitura de Rio Branco para promover a etapa Norte 1 da Copa.

“Sem o apoio do governo e da prefeitura seria bem complicado montar essa estrutura para a competição. Vamos realizar um grande evento”, avaliou Delmerson Abreu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Copa Amazônica terá 116 provas em três dias de muitas disputas

Publicado

em

38 provas marcam a abertura da competição na AABB

Começa nesta sexta, 29, a partir das 15h30, na piscina da AABB, a XXV edição da Copa Amazônica de Natação. O evento é um dos maiores realizados no Norte e vai ter atletas do Acre, Rondônia, Bolívia e Peru.

“Temos uma competição consolidada, mas os desafios aumentam a cada temporada. Vamos ter mais atletas da Bolívia e do Peru e isso é muito importante”, declarou o presidente da Federação Acreana de Esportes Aquáticos (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

116 provas

O torneio terá um total de 116 provas e será fechado no domingo, 1º, pela manhã. No primeiro dia de disputas serão realizadas 38 provas.

“Essa é uma competição forte sob todos os aspectos. Os atletas vão nadar muitas provas e isso vai exigir bastante na parte física e mental”, avaliou o dirigente.

Freguesia na Copa Amazônica 

Os empresários da hamburgueria Freguesia acreditaram na visibilidade da Copa Amazônia e patrocinaram o evento.

“Pensamos em cotas de patrocínio e o Freguesia aceitou o desafio. Esse tipo de parceria é fundamental para o esporte acreano”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

7ª Copa Arasuper Soçaite com duelos das semifinais definidos

Publicado

em

Favoritos confirmaram as classificações para as semifinais

Wanderlei Dantas x Real Aviário e Papirô x Napoli. Essas são as semifinais da 7ª edição da Copa Arasuper de Futebol Soçaite Raimundo Ferreira.

Os últimos confrontos da fase de quartas de final foram disputados nesta quinta, 28, no campo do Arasuper. O Papirô, atual tricampeão da Copa, goleou Schalke 04 por 11 a 2. O Napoli derrotou o A&S FC por 6 a 5, nas penalidades, depois de um empate por 3 a 3 no tempo normal.

Wanderlei Dantas e Real Aviário

Wanderlei Dantas e Real Aviário conquistaram as classificações na terça, 26, no campo do Arasuper. O Wanderlei Dantas goleou o Tangará por 8 a 1 e o Real Aviário bateu o Atlético da Baixada por 3 a 0.

Semifinais na terça

As semifinais da 7ª Copa Arasuper serão disputadas na terça, 3, a partir das 19h30, no campo do Arasuper. As equipes entram para os duelos sem vantagem e se as partidas terminarem empatadas os finalistas serão definidos nas cobranças de pênaltis.

Comentários

Continue lendo

Em alta