Acre
Jornalista do governo do Acre ministra palestra sobre Lei de Acesso à Informação durante caravana de formação popular indígena em Rio Branco
Contribuindo com o projeto Caravana, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a jornalista da Secretaria de Estado Comunicação do Acre (Secom), Tácita Muniz, ministrou uma palestra sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) durante a formação em comunicação popular indígena, realizada entre quinta-feira, 4, e sábado, 6, no auditório do Centro de Educação Letras e Artes (Cela), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Em parceria com organizações indígenas, o projeto leva, de maneira itinerante, oficinas e palestras que capacitam comunicadores de cada região.
A jornalista abordou a LAI, desde sua regulamentação até sua aplicação no dia a dia, garantindo o acesso e fiscalização de dados públicos. Além disso, esclareceu dúvidas sobre a Lei da Transparência e todas as garantias que os comunicadores e cidadãos têm, por lei, no acesso a essas informações.
“O objetivo era detalhar como funciona a LAI, como solicitar informações por meio dessa plataforma e também a forma de trabalhar esses dados de maneira prática na elaboração de conteúdos. É de grande relevância que, não só comunicadores, mas qualquer cidadão conheça essas leis que regulamentam a divulgação de recursos e dados da gestão pública. A LAI, além de ser um meio de acessar informações, é uma forma de fiscalização do poder público com relação à transparência, que é um dos pilares de qualquer gestão”, destacou Tácita.

A jornalista explicou que existe a transparência ativa, em que são contemplados os gerais que constam nos portais, e a passiva, que é onde entra a LAI. “É preciso fazer um pedido claro e preciso sobre essas informações e acredito que a palestra tenha gerado um debate muito legal a respeito. Fico feliz em poder contribuir com essa formação e com o surgimento de novos comunicadores no estado, principalmente entre a população indígena, que passa a ter autonomia na sua narrativa e atuação”, observou.
Multiplicar conhecimento
José Wandres Shawanawa, da Terra Indígena Jaminawa-Arara do Rio Bagé, em Marechal Thaumaturgo, participou da capacitação e destacou a importância do projeto para as comunidades indígenas, uma vez que define a comunicação como fundamental para a autonomia e expressão desses grupos.
“As informações que foram repassadas nos norteiam, para que possamos aplicar melhor os conhecimentos em cima daquilo que precisamos defender em nossos territórios, compartilhar com outras sociedades, para que, não só a gente, mas todos compreendam a importância de se preservar a vida, o meio ambiente, a importância de se comunicar e aprender ferramentas que podem subsidiar conteúdos em diversos temas, em que muitas vezes não sabemos como nos manifestar. Então acredito que essa formação é o início para que possamos aprender mais. São informações muito válidas, porque nos despertam para os cuidados, caminhos e metodologia que podem ser usados”, disse.
José destaca ainda que o encontro foi importante para descomplicar alguns temas, como Lei de Acesso à Informação e produção jornalística. “Esses temas trouxeram novas perspectivas, mas é preciso não deixar as informações repassadas nas oficinas se perderem. É preciso que nossas informações, repassadas aos meios de comunicação, tenham êxito e sejam transformadas em notícias, revelando aquilo que queremos transmitir, porque é isso que nos faz ter acesso ao restante da sociedade”, analisou.
Tácita Muniz é formanda em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Acre e atua há 14 anos na área, tendo passagens por jornais impressos e online, além de experiência em rádio e TV. Nos últimos anos esteve à frente da editoria do portal g1 no Acre, onde passou mais de uma década. Durante sua atuação no site, desenvolveu reportagens especiais voltadas para o meio ambiente e colaborou com projetos nacionais. Atualmente é repórter na Agência de Notícias do Acre e tem reportagens publicadas também nos sites nacionais Ecoa.com e Mongabay.

Caravana
A formação também contou com rodas de conversa sobre experiências de comunicação indígena; fundamentos da reportagem; Amazônia livre de fake news; técnicas de produção audiovisual; protocolos de segurança e cuidados; cuidados com a legislação e assédio judicial; reunião de pauta e rodas de conversa sobre como fortalecer a comunicação do Acre.
Lançado em outubro de 2023, o Projeto Caravana, da Abraji, é a primeira atividade da rede nacional de treinamento itinerante da associação. O projeto oferece formações especializadas para organizações de comunicação local, estabelecendo parcerias e promovendo cursos sobre jornalismo e temas da realidade do território.
A iniciativa, financiada pela Fundação Ford, é coordenada pelas jornalistas Nina Weingrill, cofundadora da Énois Laboratório de Jornalismo, e Thaís Cavalcante, cofundadora do portal Favela em Pauta. O apoio formativo tem duração de dois anos, e se encerra em junho de 2025.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Vice-prefeito Serginho Mesquita fala sobre os desafios da gestão e destaca preparativos para o Circuito Country
Evento de quatro dias promete animar a fronteira de 1º a 4 de maio com atrações regionais, paralelamente às comemorações do 33° aniversário de emancipação política de Epitaciolândia.

Em entrevista exclusiva ao Jornal O Alto Acre, o vice-prefeito Serginho Mesquita falou sobre os esforços da administração municipal para realizar o XII Circuito Country, que acontece de 1° a 4 de maio. Foto: captada
Em entrevista exclusiva ao Jornal O Alto Acre nesta terça-feira (29), o vice-prefeito de Epitaciolândia, Serginho Mesquita, recebeu a reportagem na sede da Secretaria de Educação para falar sobre os desafios da gestão municipal, as comemorações pelos 33 anos de emancipação política e os detalhes do XII Circuito Country.
O evento, que acontecerá de 1º a 4 de maio, promete transformar a cidade fronteiriça em um polo de diversão, com shows e atrações que devem movimentar o comércio e turismo local. “Estamos preparando uma festa memorável para celebrar nossa história e cultura”, afirmou Mesquita, reforçando o compromisso da administração em aliar desenvolvimento administrativo com eventos que valorizem a identidade do município.
É disse mais. “Estamos trabalhando para oferecer uma grande festa ao nosso povo, que merece comemorar com segurança e qualidade”, afirmou Mesquita, destacando a importância do evento para o turismo e economia local. O vice-prefeito também abordou os desafios cotidianos da gestão municipal, reforçando o compromisso com melhorias em todas as áreas da administração pública.
A organização do Circuito Country mobiliza diversas secretarias municipais para garantir infraestrutura adequada e programação cultural diversificada durante os quatro dias de evento, que deve atrair visitantes de toda a região fronteiriça, paralelamente às comemorações do 33° aniversário de emancipação política de Epitaciolândia.
Veja vídeo reportagem:
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes fala sobre aniversário de 33 anos de Epitaciolândia, administração e Circuito Country
Evento acontece de 1º a 4 de maio com expectativa de movimentar o município que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio

O chefe do executivo municipal falou sobre os desafios da gestão, as comemorações pelos 33 anos e detalhou a programação do XII Circuito Country, que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio. Foto: captada
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal O Alto Acre nesta terça-feira (29), na sede da Secretaria de Educação. Durante o encontro, o chefe do executivo municipal falou sobre os desafios da gestão, as comemorações pelos 33 anos de emancipação política da cidade e detalhou a programação do XII Circuito Country, que promete agitar o município por quatro dias, entre 1º e 4 de maio.
Lopes destacou a importância do evento para o turismo e economia local, reforçando o compromisso da administração em promover ações que desenvolvam o município. “Estamos trabalhando para oferecer à população não só uma grande festa, mas também melhorias em todas as áreas”, afirmou o prefeito, que aproveitou para convidar todos os acreanos a prestigiarem as comemorações.
Veja vídeo entrevista:
Comentários
Acre
Gladson Cameli anuncia Mailza Assis como pré-candidata ao governo do Acre em lançamento da Federação União Progressista
Governador assume comando da nova federação partidária (PP e União Brasil) no estado durante evento em Brasília com lideranças nacionais

Cameli destacou que a federação partidária será comandada por ele no estado e confirmou a vice-governadora Mailza como pré-candidata ao governo nas próximas eleições. Foto: captada
O governador do Acre, Gladson Cameli, marcou presença no lançamento oficial da Federação União Progressista – aliança entre PP e União Brasil – nesta terça-feira (29), em Brasília. O evento reuniu nomes como a vice-governadora Mailza Assis, os presidentes nacionais dos partidos, senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil), além do senador Davi Alcolumbre e outras lideranças políticas nacionais.
Em discurso, Cameli reafirmou o comando da federação no Acre e oficializou Mailza Assis como pré-candidata ao governo do estado nas eleições de 2026. “A União Progressista ficará sob nossa gestão no estado, com a vice-governadora Mailza como nossa pré-candidata”, declarou, em resposta a questionamentos anteriores sobre a articulação partidária. A solenidade consolida a estratégia eleitoral do grupo para os próximos anos.
Cameli também enfatizou sua trajetória no Progressistas ao longo dos últimos 15 anos e os resultados obtidos em eleições como a de 2024, reflexo do fortalecimento da sigla no estado. Segundo ele, a federação representa mais que um bloco parlamentar. “A nova federação, que reunirá União Brasil e Progressistas, será muito mais que um sólido bloco parlamentar. A aliança, costurada com muito diálogo e confiança, fortalece nossa força e determinação de seguirmos avançando nas conquistas regionais”, observou.
A superfederação, que soma 108 deputados federais e 14 senadores em âmbito nacional, conta com oito dos onze representantes acreanos no Legislativo federal.
Estratégia eleitoral definida
Ao agradecer aos presidentes nacionais Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil) pela confiança, Cameli reforçou: “Recebo com honra a condução deste projeto no nosso estado”. A vice-governadora Mailza Assis, anunciada como pré-candidata ao governo, destacou que a aliança visa “dar continuidade às conquistas para o povo acreano, seja no Executivo ou no Legislativo”.
Força política consolidada
Com a fusão, a bancada acreana na superfederação inclui nomes como os senadores Márcio Bittar e Sérgio Petecão, além de deputados federais. A articulação fortalece o grupo para as eleições de 2026, quando buscarão manter o comando do estado e ampliar a representação no Congresso.
A vice-governadora Mailza destacou que a superfederação contará com excelentes nomes para representar e defender os interesses da população acreana.
“Seja no governo ou no parlamento, o Progressistas e o União Brasil têm trabalhado muito pelo Acre. O maior objetivo dessa aliança é dar continuidade a esse projeto tão importante para o nosso estado”, afirmou Mailza Assis.
Juntas, as duas legendas se tornaram a maior força partidária do país. A superfederação conta com 108 deputados federais e 14 senadores. Dos 11 parlamentares acreanos no Congresso Nacional, oito deles fazem parte do União Progressista.
A federação promete ser potência no Congresso nas eleições de 2026 e, atualmente, conta com a maior bancada dentro da Câmara dos Deputados (109 parlamentares); o maior número de prefeitos do país (mais de 1 mil); e com os maiores repasses de verba pública para o custeio de campanhas e funcionamento das siglas. A federação também vai ter acesso a maior parte do fundo eleitoral, R$ R$ 953,8 milhões. De fundo partidário a federação vai receber R$ 197,6 milhões. Os dois valores são os maiores em relação a outros partidos e federações.
O evento contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, do senador Davi Alcolumbre e de outras lideranças políticas nacionais.
Você precisa fazer login para comentar.