fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Iniciativa do MPAC recebe Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Publicado

em

O projeto “Medidas protetivas já”, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), recebeu o Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), durante cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, 9, em São Paulo.

O Selo FBSP tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, disseminando o conhecimento produzido por profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. Entre as 58 iniciativas pré-selecionadas nesta edição, o projeto “Medidas protetivas já” foi uma das 8 experiências contempladas na categoria de Justiça.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Cento de Atendimento a Vítima (CAV) do MPAC, foi criada para garantir o atendimento e o deferimento de medidas protetivas de urgência às vítimas de violência doméstica e familiar, em um momento de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.

Entre os resultados do projeto, consta o encaminhamento para atendimento psicológico e orientação jurídica a 100% das vítimas, todas que tinham interesse no divórcio, separação, divisão de bens e pensão alimentícia foram encaminhadas à Defensoria Pública e os pedidos de medidas protetivas foram integralmente atendidos. Além disso, 56% das mulheres atendidas relataram que conseguiram sair do ciclo de violência.

Ao receber o Selo, a coordenadora-geral do CAV, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, destacou que ação tem um grande simbolismo, uma vez que o Acre é o estado menos seguro para mulheres viverem. A coordenadora administrativa do órgão auxiliar, Otília Amorim também participou da solenidade.

“Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo do Mistério Público, especialmente da equipe do CAV. Foi uma estratégia em articulação com a sociedade civil e com a rede de proteção. Essa distinção tem um caráter muito simbólico, pois o Acre lidera o ranking de feminicídio há cinco anos. Então, esse reconhecimento nos fortalece e nos inspira nessa caminhada em busca de uma saída, para uma vida sem violência para todas as mulheres brasileiras”, disse Patrícia Rêgo.

Para o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, o Selo é mais um reconhecimento importante ao trabalho do CAV.

“Temos muito orgulho da atuação que vem sendo realizada pela Dra. Patrícia de Amorim Rêgo, coordenadora deste órgão auxiliar do MPAC e pela sua equipe, altamente comprometida e dedicada. O serviço que foi prestado durante a pandemia e que continua sendo executado diariamente pelo CAV salva, literalmente, vidas e é essencial. Nossa intenção é continuar investindo cada vez mais no CAV para que possamos melhorar sempre a qualidade do serviço e assumir novos desafios. O Selo é uma indicação clara que o MPAC está no caminho certo”, disse.

Além do MPAC, a Polícia Militar do Estado do Acre também foi premiada com o projeto “Patrulha Maria da Penha”. “Nos enche de alegria ver o nosso Acre tão bem posicionado no plano nacional, com as suas instituições fazendo a diferença. Nenhum outro Estado teve uma dupla premiação. Parabéns à PMAC e à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre. Obrigado ao Renato Sérgio de Lima e a Samira Bueno, presidente e diretora executiva do Fórum, estendendo meus agradecimentos a todos os integrantes do FBSP e à Comissão Julgadora. O prêmio é um grande estímulo para todos os integrantes do MPAC”, ressaltou.

Estavam no evento o subcomandante Atahualpa Ribeira, representando o comandante da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, a sub-secretária de Segurança Pública, Márdhia Shawwa, representando o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha e a tenente coronel Alexandra Rocha, comandante da Patrulha Maria de Penha.

Hudson Menezes – Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Acre

Em reunião conjunta, Comissões da Aleac aprovam Decreto Legislativo que prorroga validade de concurso da Polícia Civil

Publicado

em

Durante reunião conjunta das Comissões de Orçamento e Finanças, Serviço Público e Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta terça-feira (26), os deputados aprovaram o decreto legislativo de autoria do deputado Pedro Longo (PDT) que prorroga por mais 2 anos a validade do prazo do concurso da Polícia Civil do Estado, realizado em 2017.

Segundo o pedetista o decreto legislativo foi uma solução encontrada após um longo estudo da equipe jurídica. “Quero dizer que essa proposta não só minha, é da Casa, é dos 24 deputados estaduais. Nós tivemos algumas reuniões para tratar desse assunto e a formula que encontramos foi a apresentação dessa proposta que dar segurança tanto aos integrantes desse cadastro, quanto ao governo para que adote as medidas necessárias”, disse o parlamentar.

Na justificativa da matéria, Pedro Longo destaca que o estado enfrenta uma situação ‘complexa e desafiadora’, por isso houve a necessidade de ajudar o cronograma de convocação.

“A prorrogação permitirá que a administração pública estenda a validade do concurso sem que haja a necessidade de obrigação de convocação. Nós estamos dando mais uma oportunidade, isso não quer dizer que necessariamente todos serão convocados”.

Ao discutir a proposta, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) pontuou que a iniciativa corrige uma situação que do ponto de vista jurídico é esdrúxula.

“Esse concurso da Polícia Civil é o único que precisou ter o seu edital corrigido porque fugia da regra geral dos concursos, de validade por dois anos, prorrogados por mais dois. Eu vou lembrar aqui que durante a pandemia, o deputado Calegário apresentou um projeto de lei aprovado por todos nós prorrogando a validade dos concursos. O mesmo governador que está ali sancionou. Quero sublinhar com aplausos a iniciativa do deputado Pedro Longo que contempla a todos”, frisou.

Para Martinho, representante do cadastro de reserva da Polícia Civil, a proposta é justa e mais que necessária. “Esse decreto legislativo é de suma importância para que nós aprovados possamos contar com o que a Constituição Federal e Estadual prevê que é o concurso com validade de dois anos e com possibilidade de prorrogação por igual período. Estamos muito felizes e aliviados”, disse.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale 

Comentários

Continue lendo

Acre

Eleição para conselheiro tutelar será no dia 1° de outubro; veja candidatos e locais de votação

Publicado

em

No próximo dia 1° de outubro todos os municípios do país irão escolher os novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos. O Conselho Tutelar é um órgão essencial que atua como guardião das crianças e adolescentes. Os conselheiros são os responsáveis por lidar com casos de negligência, abuso, abandono e outras situações que afetam diretamente os menores de idade. Veja aqui quem são os candidatos em Rio Branco e os locais de votação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco recebe treinamento do TRE-AC para eleição de Conselheiro Tutelar

Publicado

em

Treinamento destinado aos mesários voluntários que participarão da eleição (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), recebe durante os dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Amac, um treinamento do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), destinado aos mesários voluntários que participarão da eleição de conselheiro tutelar no dia 1º de outubro.

Segundo Iana Sarquis, presidente do CMDCA, o papel do conselheiro tutelar é fundamental para que se assegure os direitos das crianças e adolescentes. Ela ainda destacou que no próximo domingo, a população poderá votar em uma das 14 escolas selecionadas para receberem as urnas, das 8h às 17h.

“Hoje e amanhã nós estaremos recebendo os voluntários para o treinamento dos mesários que atuarão diretamente no domingo, dia 1º de outubro, para o processo unificado de escolha para os membros do Conselho Tutelar, vocês já devem estar vendo as propagandas”.

Durante o treinamento realizado pela analista jurídica do TRE-AC, Ana Kátia Andrade, os mesários voluntários puderam entender o funcionamento de uma urna e o procedimento que deve ser seguido no dia da eleição.

“É muito importante apoiarmos a eleição dos conselheiros tutelares uma vez que nós temos a expertise de fazer eleição, afinal essa é a atividade principal de Justiça Eleitoral e nós estamos felizes em poder

Para os mesários que estiveram presentes nas orientações, o momento foi de aprendizado tendo em vista que muitos nunca tiveram contato com uma urna, como o caso da mesária voluntária e psicóloga da SASDH, Conceição Andrade.

“O treinamento está sendo muito importante porque muitos servidores nunca foram mesários e hoje estamos tendo oportunidade de conhecer como está funcionando o sistema”.

Comentários

Continue lendo

Em alta