Com informações de Almir Andrade

Um grupo de imigrantes de nacionalidade haitiana, foram flagrados na cidade de Assis Brasil, município distante cerca de 330km da capital acreana, localizada na tríplice fronteira com acesso pelo Peru, com quem tem ligação através da BR 317 (Estrada do Pacífico), fazendo o trajeto de volta para seu país de origem.

acampamento_haitianos_foto_luciano_pontes_14Desde 2010, quando o Haiti sofreu a maior tragédia da história, assolada por um terremoto que devastou o País matando centenas de milhares de pessoas, aconteceu uma grande saída de imigrantes à procura de uma nova vida em vários países, inclusive o Brasil.

A entrada inicial, aconteceu pelo Acre, através de Assis Brasil, e a procura seria as regiões Sul e Sudeste, por oferecer mais trabalho. Passado esses anos, alguns desses que procuraram um novo eldorado, viram que não era bem assim. Após cerca de um ano no estado de São Paulo atrás de emprego e passando limitações, resolveram voltar para casa e de suas famílias.

Com a economia decaindo e o emprego escasso no Brasil, muitos estão voltando em grupos fazendo o caminho de volta pelo Acre. Alugando uma van em Iñapari (Peru) que é vizinha de Assis Brasil (Acre), seguem para Porto Maldonado, onde seguirão de avião para ao país de origem.

Veja vídeo reportagem com Almir Andrade.

Comentários