fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ieptec inicia ano letivo em mais seis municípios no Acre com formação técnica e profissional

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), dá continuidade ao retorno das aulas do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) com os alunos do ensino médio.

Alunos da Escola Estadual João Ricardo de Freitas, durante aula do Curso Técnico em Contabilidade, executado pelo Cept João de Deus, da Rede Ieptec. Foto: Assessoria Ieptec.

Para os estudantes do IFTP do Ieptec, o ano letivo 2023 já iniciou em seis municípios no dia 27 de março: Cruzeiro do Sul; Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo; Acrelândia; Plácido de Castro e Senador Guiomard. No decorrer da próxima semana, as aulas iniciarão em escolas dos municípios de Capixaba, Assis Brasil, Bujari, Porto Acre, Manoel Urbano e Rio Branco.

Alunos do Ceflora, em Cruzeiro do Sul, em aula inaugural do Curso Técnico em Desenho da Construção Civil, formação inédita no estado do Acre. Foto: Assessoria Ieptec.

“A partir de segunda, dia 17, a Rede Ieptec retoma o ano letivo com os jovens já matriculados e que darão sequência aos seus cursos, e também com aqueles que realizaram matrículas para este ano. Cada um tem o seu calendário, ou seja, as turmas iniciam seguindo o cronograma do Novo Ensino Médio”, explica a diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima.

Atualmente, a rede pública estadual de ensino possui 47 escolas que ofertam cursos do IFTP por meio das instituições: Ieptec, Senac e Senai. Dessas, 24 escolas atuam, exclusivamente, com cursos da Rede Ieptec que, para este ano, formou 90 turmas em 16 cursos, e conta, até o momento, com 1.814 novas matrículas. “Esse número ainda vai aumentar, porque ainda estamos em alguns processos de ‘escuta ativa’ na rede de educação básica”, disse Mara.

Alunos da Escola Cívico Militar Adalci Simões durante o início das aulas do Curso Técnico em Recursos Humanos, ministrado pelo Cept Campos Pereira, da Rede Ieptec, em Senador Guiomard. Foto: Assessoria Ieptec

E uma novidade do Cept em Serviços Campos Pereira: “Os alunos do Campos Pereira, em Rio Branco, já terão um novo espaço, o prédio do antigo Colégio Vitória. O Ieptec se organizou pedagogicamente, em estrutura física e de equipamentos, e estamos prontos para receber os nossos alunos. Que as famílias saibam que seus filhos terão um bom acolhimento na nossa rede”, acrescentou a diretora de ensino.

Comentários

Geral

“Amigos” se estranham durante bebedeira que quase termina em morte em Rio Branco

Publicado

em

Um homem identificado como Alan Marques de Oliveira, de 34 anos, foi agredido fisicamente e esfaqueado durante uma discussão em uma conveniência localizada no Posto Correntão, na BR-364, no Segundo Distrito de Rio Branco.

O incidente ocorreu durante uma bebedeira na noite de sábado. Alan estava acompanhado de um “amigo” quando a briga começou, resultando em socos e um golpe de faca no abdômen de Alan.

Mesmo ferido, Alan conseguiu buscar ajuda em uma farmácia próxima e foi assistido por populares, que acionaram a polícia e uma ambulância.

O Samu prestou os primeiros socorros, estabilizando seu estado de saúde. Alan foi posteriormente levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado foi descrito como estável.

O agressor fugiu do local e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda de informações colhidas no local. A investigação do caso ficará a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é agredido por ser suspeito de ter tentado matar outra pessoa a facada em Rio Branco

Publicado

em

Uma agressão ocorreu na manhã deste sábado, dia 30, em uma avenida localizada no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco, capital do Acre. Gleison Santana Melo, 32 anos, seria suspeito de ter tentado matar outro homem a golpe de faca.

Enquanto estava na companhia de um conhecido identificado como Cleiverson Silva Sales, os dois acabaram se desentendendo e, de posse de uma faca, Gleison desferiu um golpe nas costas de Cleiverson, que para não morrer conseguiu correr e pediu ajuda a populares. Após o crime, Gleison fugiu do local.

Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básica para dar os primeiros atendimentos a Cleiverson. Depois de atendido, Cleiverson foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

Policiais militares do 3° Batalhão colheram as informações e realizaram um patrulhamento de rotina na região, mas não conseguiram encontrar o acusado. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Comentários

Continue lendo

Geral

Após denuncia, Polícia prende homem em ‘boca de fumo’ com droga e munições na Capital

Publicado

em

Um jovem identificado como Luís Henrique Santos da Silva, 21 anos, se encontra na Delegacia de Flagrantes (Defla), após ser preso portando droga e as munições.

Luís foi preso pela acusação de porte ilegal de munição e tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira (29), após ser localizado dentro de uma residência em um beco situado no bairro São Francisco, em Rio Branco.

Uma guarnição do CHOQUE do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), realizavam patrulhamento de rotina, quando foi informado que um morador denunciou que uma casa dentro estava sendo usada para comercializar entorpecentes dia e noite, além do ‘gerente’ andar sempre armado.

Após se deslocar para averiguar a denuncia e, no final do beco, se aproximaram do local e sentiram um forte odor de maconha. Ao olhar pelas “brechas” da casa, os PMs flagraram Luís sentado na lateral da cama, pesando e embalando entorpecentes.

Com um cerco feito na casa, solicitou que homem fosse até a porta e ele autorizou entrada dos policiais, tendo em vista que a guarnição já havia visualizado a droga. Foi encontrado seis porções de maconha já prontas para a venda, duas munições, uma máquina de passar cartão de crédito, um canivete, uma balança de precisão, um celular e material para embalo da droga.

Diante dos fatos, Luís recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), com a droga e as munições, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Em alta