fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Idoso condenado por morte de menina de 7 anos em 2013 e foragido é preso pela PRF; vítima foi encontrada em fossa no Acre

Publicado

em

O ancião Ernesto José da Silva (89) era considerado foragido de Justiça e foi detido pela PRF dentro de um ônibus rumos a Porto Velho (RO). Foto: Alexandre Lima/arquivo

Crime Chocante: Menina foi estrangulada e corpo foi jogado em fossa, acusado é preso após 11 anos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um idoso de 89 anos acusado de matar uma menina de 7 anos em 2013, na cidade de Epitaciolândia, no Acre. A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um ônibus que seguia de Rio Branco para Porto Velho, Rondônia.

Durante a abordagem ao ônibus, a PRF descobriu que um dos passageiros, um idoso de 89 anos, tinha um mandado de prisão em aberto. O homem foi imediatamente detido e encaminhado à polícia judiciária para os procedimentos formais de execução do mandado.

O crime ocorreu em setembro de 2013, em Epitaciolândia, no Bairro José Hassem, na fronteira do Acre, e abalou a comunidade local. A vítima, Thayne Souza Oliveira, na época, com 7 anos, desapareceu após voltar da escola. Horas depois, ela foi encontrada já sem vida dentro de uma fossa localizada na propriedade de Ernesto José da Silva, que na época tinha 78 anos.

Criança foi localizada já sem vida dentro da fossa da propriedade do ancião – Foto: Alexandre Lima

Após uma intensa investigação, foi constatado que a menina havia sido estrangulada e, em uma tentativa de ocultar o corpo, jogada na fossa. A perícia técnica confirmou as causas da morte, e o idoso se tornou o principal suspeito do crime.

O caso foi meticulosamente investigado pela polícia, com o delegado Sérgio Lopes liderando a investigação que resultou no indiciamento do acusado. A procuradora de Justiça, Dra. Rita De Cássia, desempenhou um papel crucial ao sustentar as acusações durante o julgamento, o que levou à emissão do mandado de prisão.

A prisão do idoso, agora com 89 anos, marca um importante desfecho para um crime que chocou a cidade de Epitaciolândia e todo o estado do Acre. “Este processo foi um trabalho de muitas mãos, o delegado Sérgio Lopes fez uma brilhante investigação, e a procuradora de Justiça Dra. Rita De Cássia, que fez uma sustentação brilhante. Parabéns também aos jurados e ao Tribunal de Justiça do Acre”, ponderou Ildon Maximiano.

Matérias relacionadas:

Criança morre afogada em fossa após ir atrás de cachorro em Epitaciolândia

Reviravolta no caso Thayne: Segundo IML, criança foi estrangulada e jogada na fossa

Homem que matou criança de 7 anos e jogou em fossa irá para julgamento por crime de homicídio qualificado

Ancião de 82 anos é condenado a 12 anos por morte de criança irá cumprir pena em liberdade

MPAC consegue manter sentença em caso de homicídio e ocultação de cadáver de criança em Epitaciolândia

Ancião condenado por morte de criança em Epitaciolândia é localizado e preso

Comentários

Continue lendo

Extra

Sem conseguir eleger um vereador em Rio Branco, Petecão é o ‘maior derrotado’ nas eleições

Publicado

em

Senador Sérgio Petecão/Foto: Juan Diaz

Por Matheus Mello

Enquanto o governador Gladson Cameli se consagrou como o maior vencedor das eleições municipais deste ano, o senador Sérgio Petecão pode ser incluído na lista oposta. Vai terminar como o principal derrotado no pleito. Pela primeira vez, o partido comandado por ele, o PSD, não conseguiu sequer um vereador na Câmara Municipal de Rio Branco. Para se ter uma ideia, chapa do partido teve menos de 2500 votos e tirou menos votos do que partidos ‘nanicos’ como o PV, PRD e NOVO. O candidato que ganhou mais votos dentro do PSD foi Jefrson Mendonça, com um pouco mais de 700 votos.

No interior …

Nos municípios do interior, Petecão conseguiu manter a mesma margem, comparado com as eleições de 2020: elegeu apenas 1 prefeito. Desta vez, em Rodrigues Alves, onde Salatiel Magalhães derrotou dois ex-prefeitos e conseguiu se eleger.

Petecão poderia ter melhorado a sua marca se tivesse um poder de construção política melhor. Ele conseguiu perder o único prefeito eleito que tinha no Acre, Camilo Silva, reeleito neste ano em Plácido de Castro.

O prefeito havia sido eleito em 2020 pelo PSD de Petecão. Após desentendimentos com o partido, deixou o grupo e foi resgatado pelo governador Gladson Cameli, que agiu rápido e ‘roubou’ Camilo de Petecão. Resultado: foi reeleito pelo Progressistas com mais de 60% dos votos, dando uma derrota gigantesca ao candidato de Petecão, Tavares, do PSD.

Não pegou bem

Eleger apenas um prefeito no Acre não pegou bem na Executiva Nacional do partido. O PSD foi a sigla que mais conseguiu eleger prefeitos no país em 2024. Foram 878. Número que fez com que o PSD ficasse à frente de partidos gigantes como o MDB (que elegeu 847 prefeitos) e o Progressistas (743).

Ter números tão bons no restante do país e apenas 1 eleito no Acre fez com que a Executiva Nacional questionasse a liderança de Petecão no estado.

Vexame também na Câmara

Petecão também não conseguiu bons números nas Câmaras Municipais. Elegeu apenas 25 vereadores.

Problema à vista!

O PSD de Petecão tem dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Acre. Mas que podem estar a um pé de sair do partido. Pablo Bregense e Eduardo Ribeiro – atual vice-líder de Gladson na Casa -, já indicaram que não estão satisfeitos com as decisões conduzidas pelo senador. Caso deixem o partido, será mais uma derrota para Petecão.

Reeleição difícil

Com todas essas baixas, Petecão caminha para enfrentar uma reeleição difícil em 2026. Principalmente porque as duas vagas serão extremamente disputadas, com Gladson praticamente garantido em uma, Bittar e Jorge concorrendo pela segunda.

Não é carta fora do baralho

Contudo, Petecão já mostrou que sabe se reinventar politicamente. Em 2018, quando foi eleito senador com uma votação extraordinária, poucos acreditavam na sua vitória. Ele não é carta fora do baralho e tem dois anos para virar a chave.

Petecão vai tentar se apegar na aliança política feita em 2024, que reuniu 8 partidos, incluindo o MDB e o PT. Terá como base de sustentação o governo federal, com seus centenas de cargos no Acre para poder mudar o cenário caótico das eleições deste ano.

Comentários

Continue lendo

Extra

Região Norte tem alerta de chuvas intensas nesta terça (15)

Publicado

em

Foto ilustração: Gledisson Albano/Arquivo pessoal

A temperatura na Região Norte do país pode variar entre 23°C e 38°C

Nesta terça-feira (15), tem previsão de chuvas isoladas em todos os estados da Região Norte do país, com exceção de boa parte das mesorregiões do Baixo Amazonas e Marajó, no Pará.

Além disso, à tarde, pode haver trovoadas isoladas em todo o território do Acre, Rondônia, Norte, Sudoeste e Sul Amazonenses.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Vale do Acre, Vale do Juruá, Madeira-Guaporé, além do Centro, Sudoeste, Sul e Norte Amazonenses e as mesorregiões Ocidental e Oriental do Tocantins.

Entre as capitais, a temperatura mínima deve ficar em torno de 23°C em Belém (PA) e a máxima pode chegar aos 38°C em Palmas (TO). A umidade relativa do ar pode variar entre 95% e 20%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 007/2024 – COMPRAS.GOV 90007/2024

OBJETO: Registro de Preços para contratação de pessoa jurídica para o fornecimento de material elétrico a fim de atender as necessidades das Secretarias Municipais de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 29 de outubro de 2024, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 30/09/2024 nos seguintes endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e https://www.gov.br/compras/pt-br .

Brasiléia/AC, 14 de outubro de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo