Geral
Idosa morre sem saber que usava pedra de mais de R$ 6 milhões como aparador de porta
Pepita de âmbar foi encontrada pela mulher no leito de um riacho em Colti, na Romênia, e hoje faz parte do acervo de um museu
Uma senhorinha romena vivia no vilarejo de Colti, no sudeste do país, quando encontrou uma pedra avermelhada no leito de um riacho local. O item com 3,5 kg acabou aproveitado por ela como aparador de porta na casa onde morava. No entanto, após a morte da idosa, em 1991, o item chamou a atenção de uma herdeira da mulher, que considerou a hipótese de se tratar de algo precioso.
Conforme reportado pela versão em inglês do jornal El País, ela então vendeu a pedra ao estado romeno, que a encaminhou para análise de especialistas do Museu de História de Cracóvia, na Polônia, onde ela foi classificada como uma das maiores pepitas de âmbar já encontradas.
Atualmente, ela é avaliada em aproximadamente 1 milhão de Euros — valor equivalente a R$ 6.253.831,61, na cotação atual — e faz parte do acervo do Museu do Condado de Buzau, na própria Romênia.
No entanto, em declaração ao El País, Daniel Costache, diretor da instituição, acredita que a pedra possua valor incalculável: “A descoberta dela representa um grande significado tanto ao nível científico quanto ao nível museológico”, avaliou.
Valor que curiosamente não foi ignorado apenas pela antiga proprietária, mas também por ladrões que invadiram a casa da idosa, quando a pedra de âmbar ainda estava por lá. “Na busca frenética por objetos de valor, eles ignoraram o verdadeiro tesouro”, contaram parentes da mulher.
Comentários
Geral
Governo anuncia reforma do prédio da Polícia Técnica-Científica
A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime
O Governo do Acre, por meio de suas secretarias, anunciou uma reforma física nas dependências do prédio que abriga a Polícia Técnica-Científica (PTC). A decisão foi informada na última sexta-feira, 4, durante uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para o sucesso da iniciativa. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos implementar melhorias efetivas em nosso sistema de segurança. O trabalho conjunto garantirá que nossas ações sejam mais eficazes e que possamos atender melhor à população”, afirmou.
Por sua vez, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, enfatizou a importância de um planejamento estratégico para viabilizar a reforma e a construção de uma nova sede. “A Seplan tanto viabiliza a disponibilização dos recursos orçamentários para assegurar a reforma imediata quanto continuará trabalhando para captar recursos do orçamento geral da União para construção da nova sede do instituto de polícia técnica e científica”, explicou Brandão.
Assessoria/ Sejusp.
A secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, reforçou a relevância da obra e a parceria entre as secretarias. “A Seop está como uma secretaria parceira nas melhorias dos prédios públicos e agora nós temos a missão de reformar as instalações da Polícia Civil e as instituições vinculadas a ela”, destacou Damásio.
Pouco antes do encontro, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, também realizou a entrega de quatro câmeras fotográficas profissionais para os núcleos da Polícia Técnica-Científica no interior do estado. A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime.
O delegado-geral expressou satisfação com os avanços discutidos na reunião e a importância da reforma para o fortalecimento da segurança pública. “A reunião foi produtiva e satisfatória, discutindo uma solução a curto prazo para a reforma da nossa Polícia Técnica e Científica. Queremos realmente agradecer ao coronel Ricardo e ao coronel Gaia pela parceria em mais uma obra para a segurança pública, honrando o compromisso com os nossos profissionais de segurança”, concluiu Maciel.
A reforma, somada à entrega dos novos equipamentos, visa melhorar as condições de trabalho da equipe técnico-científica, que desempenha um papel crucial na elucidação de crimes e na prestação de serviços à sociedade, fortalecendo ainda mais a segurança pública no estado.
Comentários
Geral
Adolescente se joga de prédio em Rio Branco e levanta suspeitas de envolvimento de terceiros
Uma adolescente de 15 anos sofreu graves ferimentos após se jogar do primeiro andar do histórico prédio do Novo Mercado Velho, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no Centro de Rio Branco, na manhã deste sábado (5). A jovem caiu sobre a cobertura externa de uma loja, que ficou parcialmente destruída.
Testemunhas afirmaram que a adolescente apareceu subitamente na sacada da residência e, em um ato inesperado, se lançou do edifício. A situação levantou dúvidas quando um homem, ainda não identificado, foi visto no local logo após a queda, gerando suspeitas sobre as circunstâncias do ocorrido e se houve envolvimento de terceiros.
Comerciantes e funcionários da área prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma equipe de suporte básico foi enviada, e a jovem foi rapidamente encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece em estado de saúde estável.
Devido às circunstâncias suspeitas, agentes da Polícia Civil, da Equipe de Pronto Emprego (EPE), iniciaram a investigação do caso, que será conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Motorista dorme ao volante e capota caminhonete em rodovia no interior do Acre
Francisco das Chagas Amarante Filgueira, de 61 anos, sofreu um acidente na noite desta sexta-feira (4), ao dormir ao volante enquanto dirigia na rodovia AC-10, também conhecida como Estrada de Porto Acre, nas proximidades da Vila do Incra, no município de Porto Acre.
O motorista conduzia uma caminhonete modelo D20, boiadeiro, de cor vinho, no sentido Porto Acre/Rio Branco, quando perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e capotou em uma ribanceira. Populares que passavam pelo local prestaram os primeiros socorros e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui um posto próximo ao local do acidente.
Francisco apresentava sinais de embriaguez e foi imobilizado ainda dentro do veículo pelos socorristas, que suspeitaram de possíveis traumas na coluna, devido às dores que ele relatava. Após ser resgatado com segurança, o motorista foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
O caso está sendo investigado pelas autoridades locais.
Você precisa fazer login para comentar.