fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Idosa de 73 anos que realizou sonho ao finalizar ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos começa curso de informática e faz planos para a faculdade: ‘nunca é tarde’

Publicado

em

Para os filhos, o sentimento é de muito orgulho. Daniel Cruz, fotógrafo, usou seu espaço nas redes sociais, com mais de 87,2 mil seguidores, e publicou uma carta aberta à mãe.

Maria Eliete Farias da Cruz se formou pela EJA. Foto: Cedida

O sonho desse curso é porque ela se identifica com ele e já faz alguns vídeos para a rede social ao lado do filho. Inclusive, diz que a família é a grande incentivadora dos seus sonhos: “Toda a minha família me dá apoio em tudo o que faço, e isso é muito bom”.

E os sonhos estão caminhando. Desde que terminou o ensino médio, ela tem trilhado alguns caminhos. Tentou se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar em um curso no ensino superior, mas diz não ter conseguido. “Eu tentei, mas vi que primeiro precisava de um curso básico de informática antes de ir para a faculdade. Estou há um mês fazendo, sinto dificuldade, mas sei que vai melhorar e depois clarear mais, mas é bem difícil esse começo, porque o computador é diferente demais do celular”, conta.

O curso que ela faz é no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e, apesar da dificuldade que tem sentido em entender o sistema do computador, ela permanece firme no propósito de, assim que terminar o nível básico, avançar e conseguir iniciar o curso superior.

Avanço na educação

Divulgados em maio, dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o Acre avançou na alfabetização e reduziu o índice de pessoas que não sabem ler.

Dentro da Secretaria de Educação existe a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número de alunos matriculados na EJA pode variar anualmente, segundo Jessé Dantas, chefe do departamento do programa. No ano de 2023, foram atendidos pela rede pública estadual 5.475 alunos no 1º Segmento – Anos Iniciais; 1.744 alunos no 2º Segmento – Anos Finais; e 7.277 alunos no 3º Segmento – Ensino Médio, totalizando 14.496 alunos matriculados. Essas vagas foram ofertadas em 116 escolas, com um total de 613 turmas, além de atender 7 unidades prisionais.

“Nos últimos anos houve esforços para ampliar a oferta e melhorar a qualidade da educação ofertada. Dessa forma, foram destinados recursos para a construção de novas escolas, ampliação da quantidade de turmas, compra de materiais didáticos, alimentação escolar de qualidade, com a inclusão do prato extra, ampla divulgação de matrículas, formação continuada dos profissionais que atuam na modalidade, além da parceria com o Ifac [Instituto Federal do Acre] para a oferta do curso de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica”, destaca Dantas.

As aulas, nessa modalidade, ocorrem de forma presencial, conforme dispõe a legislação vigente. Quanto à carga horária e tempo de conclusão na EJA, são divididos por segmento. O primeiro apresenta duas etapas de 400 h e pode ser concluído em 1 ano.

O esforço de uma equipe é reconhecido por quem é beneficiado pelo programa. Para Eliete, o programa contempla tudo o que se propõe fazer, sendo uma educação sensível e humanizada.

“A professora explica muito bem. Não porque é um programa diferenciado que as pessoas ensinam de qualquer jeito, pelo contrário, a gente é muito bem acolhido e consegue aprender tudo. Inclusive, vou sentir muita saudade de frequentar o centro, mas não vou deixar de ir lá, só que agora vou só visitar”, conta bem humorada.

Idosa comemora sonho realizado ao lado da família. Foto: Cedida

Inspiradora

O sonho de também concluir o ensino superior está latente e, para quem acha que a idade impõe algum limite, ela deixa um recado: “Nunca é tarde. Me casei e parei no tempo quando deixei os estudos de lado, mas, agora, eu não me sinto incapaz de realizar meus sonhos. Não me acho uma velha incapaz, pelo contrário, me sinto jovem e muito capaz”, enfatiza.

Como uma das mais experientes entre os colegas de sala, ela fazia questão de dar conselhos e incentivar os mais jovens a estudarem e apostarem no melhor caminho para mudar de vida: a educação.

Para os filhos, o sentimento é de muito orgulho. Daniel Cruz, fotógrafo, usou seu espaço nas redes sociais, com mais de 87,2 mil seguidores, e publicou uma carta aberta à mãe.

“Sua história é um testemunho vivo de que nunca é tarde para perseguir nossos sonhos e que a educação não tem idade. Cada página virada, cada lição aprendida e cada obstáculo superado foram prova do seu espírito incansável e da sua paixão pela vida. Você mostrou que a força de vontade pode romper qualquer barreira, e que a busca pelo aprendizado é uma aventura para toda a vida”, escreveu.

O filho disse, ainda, que a divulgação da história de Eliete tem o objetivo de gerar uma corrente do bem e fazer com que outras pessoas se inspirem e corram atrás de seus sonhos.

“Estamos imensamente orgulhosos de você e inspirados pela sua determinação. Sua conquista não é apenas um diploma, mas um símbolo de resiliência e inspiração para todos os que têm o privilégio de conhecê-la. Sua formatura é apenas o começo de uma nova fase repleta de realizações e felicidade. Celebramos sua vitória hoje e sempre”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Aumento do nível do Rio Juruá possibilita volta do transporte de cargas e passageiros no interior do Acre

Publicado

em

Rio se aproxima de 5 metros e embarcações saindo de Cruzeiro do Sul começam a transitar. No período mais crítico, empresas que fazem transporte pararam as operações

Nível do Rio Juruá sobe e embarcações voltam a circular. Foto: Rede Amazônica/Mazinho Rogério

Durante o mês de setembro, o nível do Rio Juruá se manteve estável com uma cota próxima aos 4,50m. No entanto, com o volume de chuvas registradas na região, nos últimos dias, o rio começou a subir e já se aproxima de 5 metros, fazendo com que as embarcações possam transportar cargas e passageiros a partir da próxima terça-feira (8).

Empresas transportam passageiros e mantimentos do município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, para os municípios isolados de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

O condutor de embarcação, Idenilson Lebre, confirmou que após as chuvas já está conseguindo trabalhar. “Desde sexta-feira começou a encher lá em Thaumaturgo. Agora deu essa enchente, melhorou 80%”, comenta.

No período mais crítico, em agosto deste ano, as empresas que transportam cargas e passageiros para os municípios sem ligação terrestre com Cruzeiro do Sul, pararam as operações.

Lebre explica que no verão é um período complicado para fazer seu trabalho. “No verão é complicado, muito complicado para fazer esses trechos aqui de Cruzeiro a Marechal Thaumaturgo, porque é muito pau, aí é muito perigoso também. Aqui e acolá a gente dá uma encalhada e o jeito é arrastar o barco”, afirma ele.

A elevação no volume de água do rio voltou a facilitar a navegação. Por esse motivo, as empresas que fazem o transporte de cargas e passageiros para os municípios mais isolados da região, retomam as operações a partir da próxima semana. Os ribeirinhos acreditam que o manancial está voltando a normalidade.

Karina Andrade é condutora de barco diz que estava muito difícil transitar pelo rio e que as atividades estavam completamente suspensas. “Tava muito demorado com muito pau, com a seca tinha que sair de dentro da canoa pra poder empurrar e como não estava tendo procura, a gente parou, mas estava muito ruim. Eram horas de viagem. Agora tá melhorando, devido as chuvas aumentou a quantidade de água”, afirma ela.

Lebre finaliza dizendo que deseja que o rio continue aumentando o nível. “A viagem tá ótima agora pra gente fazer. Graças a Deus vamos torcer pra continuar assim e melhorar mais”, frisa ele.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cinco missões nacionais de observação atuarão nas eleições municipais

Publicado

em

O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de com mais de 200 mil eleitores

Até o momento, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul)  assinaram acordos com o TSE para acompanharem o pleito. Foto: cedida 

As eleições municipais de domingo (6) serão acompanhadas por cinco missões de observadores nacionais. A atuação de missões independentes é uma medida de praxe que ocorre em todas eleições.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes credenciadas pelo tribunal vão percorrer 23 estados durante o pleito para verificar a transparência e a integridade das eleições brasileiras. Ao todo, as missões terão 259 pessoas para realizar a fiscalização. Somente o Amapá, Piauí e Tocantins não receberão a visita de observadores nacionais.

___________

O grupo de observadores será composto por representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Transparência Eleitoral Brasil, Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

___________

Segundo o TSE, as missões de observação eleitoral contribuem para aperfeiçoar o processo eleitoral brasileiro e ampliar a confiança nas eleições.

Missões internacionais

As eleições também terão a participação de missões internacionais. Até o momento, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul)  assinaram acordos com o TSE para acompanharem o pleito.

O primeiro turno das eleições está marcado para este domingo (6). O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Justiça Eleitoral de Rondônia inicia transporte de urnas para distritos no baixo Madeira

Publicado

em

A juíza eleitoral Juliana Paula esteve presente durante o embarque da equipe que prestará apoio no dia da eleição nas localidades do Baixo Madeira

A equipe envolvida nesse trabalho conta com juízes, policiais militares, servidores e colaboradores convocados pela Justiça Eleitoral

Com rondoniagora

Na manhã desta quinta-feira (2), uma equipe da 20ª Zona Eleitoral de Porto Velho partiu rumo aos distritos localizados no baixo Madeira para levar as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições desse ano.

O transporte é realizado por embarcação, e as urnas estão sendo distribuídas nas comunidades de São Carlos, Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, Nazaré, Santa Catarina, Papagaios e Calama, além do distrito de Demarcação, no rio Machado.

Ao todo, 24 urnas eletrônicas estão sendo levadas, incluindo urnas de votação e urnas de reserva, para atender 15 seções eleitorais. A previsão é que a entrega seja finalizada até o sábado, um dia antes da eleição.

A juíza eleitoral Juliana Paula esteve presente durante o embarque da equipe que prestará apoio no dia da eleição nas localidades do Baixo Madeira. Ela destacou “a importância do trabalho da equipe que desce o baixo madeira a fim de garantir que o eleitor possa ter acesso ao voto, possa participar desse momento da democracia”, enfatizou a magistrada.

A equipe envolvida nesse trabalho conta com juízes, policiais militares, servidores e colaboradores convocados pela Justiça Eleitoral, que terão um papel importante na realização das eleições nessas regiões.

Comentários

Continue lendo