Conecte-se conosco

Cotidiano

Ibama avisa antecipadamente onde fará operações contra desmatamento na Amazônia

Publicado

em

Até o ano passado, as informações sobre os locais de fiscalizações e operações do Ibama eram mantidas em sigilo, para que não atrapalhassem os resultados das ações. Desta vez, o aviso foi disponibilizado, em português e inglês

Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmaram que apenas o MMA se manifestaria sobre o tema.

Estadão

O Ibama divulgou na sexta-feira, 24, um comunicado em que informa que fará operações de fiscalização contra desmatamento e garimpo na região sudoeste do Pará. “Estão planejadas operações de fiscalização contra desmatamento e garimpo em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no sudoeste do Pará, região que abriga a Floresta Nacional do Jamanxim”, diz o texto. Até o ano passado, as informações sobre os locais de fiscalizações e operações do instituto eram mantidas em sigilo, para que não atrapalhassem os resultados das ações. Desta vez, o texto foi disponibilizado, em português e inglês.

Na nota, o Ibama também afirma que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) “trabalha em uma nova metodologia de alertas de desmatamento e busca desde o início da atual gestão uma ferramenta tecnológica que permita a detecção diária de desmatamentos de até 1 hectare”. Segundo a nota, “o sistema atual detecta desmatamentos superiores a 6,25 hectares e emite alertas com lapso temporal que não favorece ações de caráter preventivo”.

Procurados, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmaram que apenas o MMA se manifestaria sobre o tema. O Estado também procurou o MMA, que não se manifestou até as 18h50.

Os dados sobre o desmatamento na Amazônia foram revelados na semana passada pelo Estado, com base em informações oficiais, produzidas pelo próprio Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do governo federal.

Conforme informado, foram perdidos oficialmente, em uma quinzena de maio, 6.880 hectares de floresta preservada na região amazônica, o equivalente a quase 7 mil campos de futebol. Esse volume ainda está próximo do desmatamento registrado na soma de todos os nove meses anteriores, entre agosto de 2018 e abril de 2019, que chegou a 8.200 hectares. Em 2018, o País registrou os maiores números de desmatamento na região amazônica de toda a história. Desde agosto, a devastação ilegal continua e atinge, em média, 52 hectares da Amazônia/dia.

Os dados mais recentes, dos primeiros 15 dias de maio, são os piores no mês em uma década – 19 hectares/h, em média, o dobro do registrado no mesmo período de 2018.

Alteração. Apesar de não responder ao pedido de esclarecimento, o Ibama mexeu na declaração de suas fiscalizações após ser procurado pela Estado. Ao reeditar o texto, o órgão declarou que “estão planejadas operações de fiscalização contra o desmatamento ilegal nas áreas críticas da Amazônia”. Nestas áreas, prosseguiu, estão incluídas “Terras Indígenas e Unidades de Conservação no sudoeste do Pará, região que abriga a Floresta Nacional do Jamanxim”.

Comentários

Cotidiano

Rio Branco goleia Plácido de Castro é e vice-líder do Estadual

Publicado

em

Rio Branco não teve nenhuma dificuldade para conquistar a segunda vitória – Foto Manoel Façanha

O Rio Branco goleou o Plácido de Castro por 5 a 0 na tarde desta terça, 30, no Florestão, e assumiu a vice-liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20 com sete pontos. Sorriso (2), Amazonas, Joãozinho e Kekeu marcaram os gols do Estrelão.

Muitas chances perdidas

O Rio Branco dominou a partida desde o início e abusou de perder oportunidades. Mesmo com um adversário sem a mesma qualidade técnica, o Estrelão provou que irá lutar pelo título.

Ganha folga

O elenco do Rio Branco ganha folga nesta quarta, 31, e na quinta, no José de Melo, inicia preparação para o confronto contra o Andirá/Santa Cruz. A partida será no próximo dia 6.

Próximos jogos

São Francisco x Sena Madureira

Atlético x Galvez

Na sexta, 2, a partir das 14h45, no Florestão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com gol nos acréscimos, Andirá/Santa Cruz derrota o Independência e segue 100%

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Andirá/Santa Cruz e Independência realizaram mais um bom jogo no Estadual

Com um gol do atacante Willian, cobrando penalidade, nos acréscimos, o Andirá/Santa Cruz derrotou o Independência por 1 a 0 na tarde desta terça, 30, no Florestão, e manteve os 100% de aproveitamento na primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 com três vitórias.

Jogo muito disputado

Andirá/Santa Cruz e Independência realizaram uma partida muito disputada desde o início. As duas equipes pouco criaram no primeiro tempo e s melhores oportunidades surgiram na segunda etapa.

O atacante Roberto, do Andirá/Santa Cruz, mandou uma bola na trave. O atacante Fernando, do Independência, depois de um contra-ataque chutou e a bola “ficou” na trave.

Nos acréscimos, Willian e Vini realizaram uma tabela e Willian foi derrubado dentro da área. Willian cobrou e decidiu a partida.

Diz, Maydenson!

“Não realizamos um grande jogo, mas o importante foi a vitória. Precisamos melhorar muito para o nosso próximo confronto”, comentou o técnico do Andirá/Santa Cruz, Maydenson Costa.

Ainda é possível

Mesmo com a segunda derrota no Estadual, o meia Sayuk, do Independência, ainda acredita na classificação.

“Perdemos duas partidas com gols no fim, mas precisamos acreditar na classificação”, comentou Sayuk.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semifinais do Jogos Escolares no vôlei serão disputadas no Meta

Publicado

em

Serão disputadas nesta quarta, 31, a partir das 7h20, na quadra do Colégio Meta as semifinais do vôlei, no feminino e masculino, da fase municipal dos Jogos Escolares.

“Teremos grandes confrontos nos dois naipes. O nível técnico da fase de classificação foi muito bom e isso é importante para a nossa modalidade”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor Delmerson Abreu.

Finais no dia 29

Segundo Delmerson Abreu, as finais da fase municipal dos Jogos serão disputadas no dia 29 de junho.

“A coordenação de esportes quer promover uma grande festa nas finais desta fase e a ideia é em um único dia promover todas as decisões”, explicou o dirigente.

Duelos do feminino

Lourival Pinho x Leôncio de Carvalho

Colégio Militar Tiradentes x Meta

Confrontos do masculino

Meta x Glória Perez

Colégio Acreano x Águias do Saber

Comentários

Continue lendo

Em alta