Moradores de 10 estados mais o DF adiantaram o relógio em uma hora.
Horário de verão alterou distribuição dos estados nos 4 fusos do pais.

 G1

O horário de verão não só adiantou os relógios em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal, como também alterou o mapa de fusos horários do Brasil. Veja GIF ao lado

O país permanece com 4 diferentes fusos, mas agora foi alterada a composição dos estados e regiões do país que utilizam cada uma das horas legais. O horário diferenciado vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016.

Pela legislação em vigor, o horário de verão vigora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Com o horário de verão, 8 estados mais o DF passaram a integrar o fuso horário mais adiantado do país (caracterizado pela hora de Greenwich menos 2 horas), que até então só reunia os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, e as ilhas de Trindade e Martom Vaz.

Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mesmo com a adoção do horário de verão, permanecem uma hora atrás do horário de Brasília, mas agora passam a integrar o mesmo fuso horário do Nordeste e do Pará e Amapá.

O terceiro fuso horário passa a reunir agora somente os estados de Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas.

O quatro fuso horário segue igual, reunindo apenas o Acre e a parte do Amazonas localizada na região do município de Tabatinga. A diferença é que agora a região está 3 horas atrás do horário de Brasília, e não mais 2 horas.

O mapa dos fusos horários brasileiros segue as definições estabelecidas pela Lei n° 11.662, de 24 de abril de 2008, atualizadas pelo decreto 12.876, de 30 de outubro de 2013. O site do Observatório Nacional disponibiliza uma tabela para consulta do horário de cada estado em referência à hora de Greenwich (UTC/GMT)

horario-verao-fusos-horarios

Continue lendo aqui<—-

Comentários