fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Homenagem do filho jornalista ao pai. “Meu pai jornalista”

Publicado

em

Resley Saab

Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre - Foto: Arquivo familiar

Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre – Foto: Arquivo familiar

Já faz algum tempo que quero homenagear grandes homens da história deste Estado. E começo hoje com o meu pai, Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre, numa época em que a população local tinha como único meio de troca de informações, a radiotelegrafia.

Se ainda hoje, nas mais recônditas regiões deste país, as figuras do padre, do juiz e do prefeito são tidas como um referencial para a população, o radiotelegrafista, na década de 70, então era uma espécie de titular de um 4º poder. Ele era o único canal de comunicação entre cidades, num mundo ainda sem televisão nem rádio e com um sistema de energia elétrica precaríssimo.

A sopa de letras, transformada em 1837 pelo americano Samuel Morse em pontos e linhas, e jogadas na atmosfera até um receptor – a distâncias intercontinentais, se preciso fosse – era o único meio de promover e obter notícias, por exemplo, de socorro médico, de anunciar calamidades públicas, ou de prestar agilidade em serviços como vacinação e transporte aéreo.

Assim como a água é vital, informação é até hoje tão essencial quanto. Agora, imagine numa Brasiléia de 1969, para onde Saab foi destacado, recém-formado radiotelegrafista de 1ª Classe pela Escola Edson, no Rio.

Neste sentido, o classifico, sem medo de errar, que ele foi à época, a personificação dos mass media atuais, como chamamos os sistemas organizados de produção, difusão e recepção da informação.

Saab era o jornalista da época, o porta-voz da comunicação e única via pela qual se faziam chegar, rapidamente, as notícias aos grandes centros (e vice-versa). Por isso, o meu orgulho por esses profissionais, e em especial, pelo meu pai.

Aliás, no século 18, o jornalismo já vivia os efeitos da revolução tecnológica, quando em 1848, jornais como o The Times, que já usava a máquina a vapor para impressão de suas edições, passaram também a incorporar o telégrafo como ferramenta de trabalho.

Aqui no Acre, Rubens se recorda, por exemplo, que intermediou a acomodação do time do Rio Branco em La Paz, para onde iriam, num amistoso entre nações. “Os jogadores não sabiam como seriam recebidos. A minha transmissão radiotelegráfica a uma estatal petroleira boliviana da época permitiu ao governo boliviano se inteirar da chegada da equipe à capital La Paz, desde um voo de Cobija”.

Foi por meio da estação de Saab, que o Palácio Rio Branco tomou conhecimento da 1ª grande inundação na fronteira, muitos anos atrás. Pedidos de remédios e o apoio do Exército recheavam também o boletim radiotelegráfico.

“Hoje, vejo meus e-mails, compartilho as vitórias do meu Botafogo online e chego à conclusão: “Haverá um dia em que o homem será teletransportado””, profetiza Saab. “A diferença é que ao invés de palavras, ele se materializará na outra ponta da linha”. Simples assim.

Mas, pela velocidade com que os sistemas evoluem, eu não acho difícil que isso aconteça, seu Saab.

Artigo publicado no último domingo, 28, no Jornal A Gazeta

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo