fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Helicóptero Harpia 03 faz seu primeiro resgate de paciente em Brasiléia

Publicado

em

Uma idosa de 75 anos, em estado considerado grave, resultante de complicações pós covid-19, foi a primeira paciente a ser transportada pelo helicóptero Harpia 03, depois que chegou em solo acreano. A aeronave foi doada pela Secretaria Nacional de Segurança e chegou ao Acre no último dia 16 de julho para reforço das ações de saúde, segurança e meio ambiente.

Equipe do Ciopaer e do Samu em resgate a vítima, na tarde deste sábado, 24 Foto: Cedida

O chamado de apoio ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na tarde de sábado, 24, que destacou uma equipe de profissionais de Rio Branco, para o resgate da paciente. A idosa estava internada no hospital regional do Alto Acre, localizado no município de Brasileia e não tinha condições de ser transportada de ambulância, devido a gravidade de sua condição.

“Nós saímos de Rio Branco com uma enfermeira e um médico do Samu. Chegando ao hospital, se reuniram para o processo de estabilização da paciente. Ela estava entubada e precisava ser monitorada durante toda a viajem. O voo de volta a Rio Branco durou cerca de 45 minutos e a paciente foi entregue à uma ambulância que a esperava no aeroporto da capital com sucesso”, explicou Alexandre Vasconcelos, piloto do helicóptero.

A idosa foi transportada em segurança até dar entrada em um hospital de Rio Branco Foto: Cedida

Com capacidade para transportar até quatro passageiros e dois tripulantes, o helicóptero Harpia 03, chegou como um reforço necessário para ajudar nas ações de segurança, saúde e meio ambiente, alcançando as três regionais do Acre, nos locais mais difíceis e distantes. Com mais esse helicóptero, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garante a manutenção dos serviços à população com agilidade, eficiência e maior disponibilidade de voo.

“Gostaria de agradecer ao corpo administrativo da Sejusp e PGE, pelo esforço em viabilizar uma série de processos administrativos que tornaram a aeronave de fato propriedade do Estado. Também ao Ciopaer, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ao governador Gladson Cameli, que garantiu os recursos necessários para que todas as providências fossem adotadas. Já podemos contemplar os feitos dessa aquisição e colocamos os serviços a disposição da população”, falou o secretário de segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

“Gostaria de agradecer ao corpo administrativo da Sejusp e PGE, pelo esforço em viabilizar uma série de processos administrativos que tornaram a aeronave de fato propriedade do Estado. Também ao Ciopaer, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ao governador Gladson Cameli, que garantiu os recursos necessários para que todas as providências fossem adotadas. Já podemos contemplar os feitos dessa aquisição e colocamos os serviços a disposição da população”, falou o secretário de segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Duas mulheres são presas com quase 8 quilos de cocaína em Senador Guiomard

Publicado

em

Por Sandra Assunção

Duas mulheres, P.F.S e A.V.D.P. foram presas nessa segunda-feira, 27, pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Militar, com quase 8 quilos de cocaína, no município de Senador Guiomard, na BR-317. As duas estavam em um táxi que fazia o trajeto de Epitaciolândia para Rio Branco.

As equipes realizavam abordagens no Posto de Fiscalização, visando combater crimes transfronteiriços quando pararam o táxi de placas QLV-5A13 que transportava as duas.

Nas respostas aos policiais, as passageiras entraram em contradição e apresentaram nervosismo e inconsistência, gerando suspeitas. Na revista da bagagem, os policiais localizaram um fundo falso em uma das malas e nela encontraram 7,6 quilos de cocaína, avaliados em R$ 230.550 mil. A dupla foi presa em flagrante.

No sábado, 25, uma mulher foi presa no mesmo local com mais de 28 quilos de maconha do tipo skunk.

Comentários

Continue lendo

Geral

Manoel Moraes confia na integridade da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

Publicado

em

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Manoel Moraes (PP) se posicionou durante a sessão desta terça-feira, 28, a respeito do relatório da Polícia Federal que apontava supostas irregularidades na nomeação de investigados no âmbito da operação Ptolomeu casa legislativa.

Moraes não deixou de ressaltar sua confiança na integridade da casa legislativa, afirmando: “Nós votamos, confiamos e sabemos que está sendo feito certo”. Ele também apontou que providências estão sendo tomadas para corrigir eventuais erros de comunicação com outras entidades, demonstrando um compromisso com a transparência e a correção de falhas.

Ao abordar questões de nomeação e independência política, o líder do governo enfatizou a importância de confiar nos deputados e no processo legislativo. “Essa casa é independente. Então se a pessoa fez, ele fez por alguma razão. Porque a pessoa ajudou ele, politicamente”, declarou Moraes, defendendo a autonomia da Assembleia Legislativa do Acre.

Em suas considerações finais, o deputado reiterou a importância de corrigir o que for necessário e manter a independência da casa legislativa. “A mesa vai procurar corrigir o que tiver de ser corrigido, manter o que tiver de ser mantido e ter a nossa independência”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Geral

Lira se reúne com Lula e diz que é possível encontrar meio termo sobre taxação de importações de até 50 dólares

Publicado

em

Lira: alguns setores estão sofrendo práticas desleais

Setores da indústria e do comércio dizem que enfrentam práticas desleais e pedem o fim da isenção

O presidente da Câmara dos Depuados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que é possível um “meio termo” na proposta que acaba com a isenção de compras internacionais de até 50 dólares (R$ 253,02). O dispositivo foi incluído na medida provisória que trata do programa Mover, que prevê benefícios fiscais às montadoras que investirem em tecnologias de baixa emissão de carbono.

Segundo Lira, diversas versões do tema foram criadas para dar a impressão de ser uma proposta impopular, mas, na verdade, são os setores que estão sofrendo práticas desleais e gerado desemprego que precisam de uma atenção do Legislativo e do governo.

No centro da disputa estão os varejistas internacionais, principalmente Shein e AliExpress, que buscam manter a isenção. Já as empresas brasileiras alegam que a concorrência com as chinesas é “desleal” e defendem a taxação dessas compras internacionais.

Lira se encontrou nesta terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater o tema. Lula está reunido com a equipe econômica para analisar a proposta e alternativas possíveis.

Lira avisou que o Mover deve ser votado hoje, já que o prazo para a medida provisória não perder a validade se encerra na próxima sexta-feira. A proposta deve ser discutida pelos deputados logo após a sessão do Congresso Nacional. O texto ainda precisa ser analisado pelos senadores.

“Estive com Lula tratando desse assunto hoje e ele está conversando com seus ministros para ter um posicionamento, para ter um meio termo de gradação tanto de alíquota quanto de prazo para que esse setor da indústria e do comércio possam ter um mínimo de condições de competir e manter os empregos. Fazer uma narrativa menor não ajuda”, disse Lira.

Lira afirmou ainda que tem notado uma boa vontade em todas as bancadas e disse esperar que é possível chegar a um entendimento. “Se isso for encarado com tranquilidade pelas bancadas, poderemos fazer uma sessão serena”, afirmou.

Rerportagem – Luiz Gustavo Xavier

Comentários

Continue lendo