gripe-vacina-A

João Renato Jácome

Marcada para encerrar na próxima sexta-feira, dia 20, a campanha nacional de vacinação contra a gripe mantém no Acre o menor índice de cobertura consolidada. Apenas 55% do público-alvo foi alcançado e imunizado. A meta é de alcançar no mínimo 80% da população. Foram enviadas ao estado mais de 200 mil doses.

Os dados, que fazem parte de balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, 16, mostram uma maior adesão à campanha de vacinação contra a gripe neste ano. Nos últimos quatro anos, a campanha teve que ser prorrogada devido aos índices de cobertura estarem abaixo da meta esperada.

Como informou o MS, o percentual mais alto de vacinação ocorre no Paraná e em São Paulo, ambos com 85% do público-alvo já vacinado. Já os índices mais baixos de cobertura vacinal ocorrem no Acre, Ceará e Roraima, todos com 55%.

A pasta reforçou que, além da imunização, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. As ações de maior destaque incluem lavar sempre as mãos; evitar locais com aglomeração de pessoas (que facilitam a transmissão de doenças respiratórias); cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar; utilizar álcool em gel nas mãos; e, caso julgue necessário, usar máscara de proteção.

Comentários