fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governo repassa duas mil toneladas de massa asfáltica a 14 municípios acreanos

Publicado

em

Produto será destinado a operações tapa-buracos nas zonas urbanas dessas cidades

O Governo do Estado do Acre vai repassar pelo menos duas mil toneladas de massa asfáltica a 14 dos 22 municípios acreanos, para operações tapa-buracos como parte da primeira fase do Programa Ruas do Acre 2019, destinado a recuperar avenidas, ruas e travessas da zona urbana das cidades do interior.

Em reunião com os prefeitos, no Palácio Rio Branco, nesta quarta-feira, 17, o governador Gladson Cameli anunciou o repasse fruto de um convênio com o 7º Batalhão de Engenharia e Construção, o 7º BEC, que destinou os insumos e fará a usinagem do material.

Em reunião com os prefeitos, no Palácio Rio Branco, nesta quarta-feira, 17, o governador Gladson Cameli anunciou o repasse fruto de um convênio com o 7º Batalhão de Engenharia e Construção Foto: Diego Gurgel/Secom

Por ser do tipo de massa asfáltica quente, e que por isso tem um prazo para chegar ao destino ainda no estado de alta temperatura desde a usina em Rio Branco, sete cidades dos vales do Juruá e do Purus não puderam ser contempladas neste convênio, justamente por estarem muito distantes da capital. De outra forma, se a massa asfáltica chegasse fria, ela se deterioraria.

Rio Branco também não foi incluído porque a capital já será contemplada pelo governo com 6,5 mil toneladas de asfalto para a recuperação das rodovias estaduais que cortam o município e com investimentos de R$ 5 milhões no recapeamento de toda a Via Verde, no Segundo Distrito.

“Assim como lançamos o Programa Ramais do Acre, essa operação agora será destinada a auxiliar as prefeituras a recuperar as ruas de suas cidades, respondendo aos anseios de suas populações”, reitera Gladson Cameli.

Os prefeitos seguiram reunidos com o engenheiro Ítalo de Medeiros, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura, Hidrovia e Aeroportuária do Acre, (Deracre). O órgão é responsável pelo rateio do produto entre os municípios e nesta etapa, o governo obedeceu ao critério populacional urbano para dividir o produto. As prefeituras também entram com o transporte desde a capital e a mão de obra das operações em suas cidades.

Desse modo, o município de Sena Madureira, por exemplo, que tem 29,8 mil habitantes na zona urbana – dos mais de 45 mil totais –, receberá 344 toneladas da massa asfáltica. Já Porto Acre, que tem uma população de 2.363 pessoas na zona urbana, terá uma captação de 27 toneladas. Para Brasileia serão destinadas 197 toneladas, enquanto que Feijó contará com pouco mais de 200 toneladas.

Conforme Medeiros, os municípios de Jordão, Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima serão beneficiados em outra fase, com data ainda indefinida, por conta da logística complexa a ser empregada. “É que para esta região, vamos precisar contratar um fornecedor de insumos com base em Cruzeiro do Sul para que o produto chegue aos municípios em tempo hábil de uso do material”, explica o presidente do Deracre.

Para o prefeito Tião Flores, de Epitaciolândia, essa é uma oportunidade valiosa de melhorar a malha viária urbana de seus municípios. “Chega em muito boa hora esse produto e agradeço imensamente essa doação, em nome de nossa população na fronteira”, afirmou Tião Flores, cujo município faz fronteira com a Bolívia.

Comentários

Flash

Maior macaxeira no Festival da Farinha mediu 1,85 e garantiu prêmio de 1 mil a produtor

Publicado

em

Tradicional disputa realizada durante o festival da Farinha, realizado em Cruzeiro do Sul, que este ano chegou a VI edição, a maior mandioca do Juruá mediu esse ano 1,85 metro.

A competição aconteceu na noite deste sábado (30), na praça da cidade e reuniu dezenas de competidores.

José Oliveira do Nascimento, o Zeca, da Comunidade Alto Pentecostes, em Mâncio Lima levou pra casa o prêmio de R$1 mil, superando os adversários.

Na disputa da mandiocas mais pesada, o produtor João Oliveira Miranda, do ramal João Cambão, comunidade Santa Luzia desbancou todos com uma mandioca que pesou 11,250 Kd.

O prefeito Zequinha Lima entregou a premiação e parabenizou os produtores pela participação.

Comentários

Continue lendo

Flash

2º dia: Copa Regional de Vôlei de Praia tem 80 mil em prêmios disputado por quatro estados

Publicado

em

Iniciou nesta sexta, 29, na praça do Juventus, na capital acreana, a Copa Regional de Vôlei de Praia. A competição será disputada nos naipes feminino e masculino e vai ter duplas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

“Fechamos um grande evento com a premiação de 80 mil para ser dividida entre os dois naipes. Isso valoriza ainda mais esse investimento” disse João Petrolitano, da Federação Acreana de Voleibol (FEAV).

As duplas campeãs, no feminino e no masculino, na Copa Regional de Vôlei de Praia, etapa Norte 1, neste fim de semana na praça do Juventus, na capital acreana, irão garantir vagas no Aberto do Circuito do Banco do Brasil.

“O Aberto é disputado nas mesmas cidades e com a mesma estrutura do Top 12. É um torneio importante para chegar no evento principal. Temos uma excelente premiação em dinheiro, mas a vaga no Aberto vale muito”, explicou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Em João Pessoa

Os campeões em Rio Branco poderão jogar a etapa de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 15 e 19 de novembro ou poderão fazer a opção para disputar uma etapa em 2024.

22 partidas

A Copa Regional começou nesta sexta, 29, com 15 partidas e neste sábado, 30, a partir das 8 horas, serão realizados mais 22 jogos para decidir quem disputa as semifinais.

“Vamos até a fase de quartas de final neste sábado e no domingo teremos as semifinais e as finais”, afirmou Delmerson Abreu.

*Colaboração de Paulo Henrique

Veja vídeo no canal LandTv

Matérias relacionadas:

Copa Regional de Vôlei de Praia inicia sem duplas favoritas no feminino e masculino

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Bocalom lança obra do primeiro viaduto de Rio Branco nesta sexta-feira; veja o projeto

Publicado

em

Elevado será na Estrada Dias Martins e custará 15 milhões de recursos próprios, garante o prefeito

O primeiro viaduto da história de Rio Branco deixará de ser projeto e sairá do papel a partir desta sexta-feira (29), quando o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), assinará o pacote de obras com as ordens de serviço. O lançamento será nesta manhã no local de início da obra, no Jardim Primavera.

O viaduto será construído a partir do número 660 da rua principal do Jardim Primavera até a rua Fátima Maia, que é o principal ponto de bloqueio no trânsito nas horas de maior trafegabilidade no local, quando as principais faculdades instaladas na região abrem ou encerram suas aulas, principalmente no período noturno.

Precisamente, o viaduto ligara as ruas Recanto Verde à Estrada Adalberto Torres, numa extensão de 188 metros com obras que vão impactar 536 metros do entorno, com outros serviços.

A obra está orçada em 15 milhões e os recursos são do próprio município, garantiu o prefeito Tião Bocalom. A conclusão é prevista para os primeiros meses do ano que vem.

Comentários

Continue lendo

Em alta