fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo leva estudantes moradores de unidade de conservação para vivência de cultivo de mudas no Viveiro da Floresta

Publicado

em

Estudantes de Rio Branco participaram, nesta terça-feira, 4, de uma visita guiada ao Viveiro da Floresta, como parte das atividades promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5. A ação contou com a parceria do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon) e da Secretaria de Educação (SEE).

Ação foi realizada no Viveiro da Floresta, em Rio Branco. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Mostrar a casa de sombra de mudas do viveiro aos alunos da Escola Estadual Ruy Azevedo, localizada na unidade de conservação Área de Proteção Ambiental (APA) do Amapá, é uma atividade educativa, que contribui para sensibilizar os estudantes sobre a importância do reflorestamento para a recuperação de áreas de floresta que foram degradadas.

“A educação ambiental é chave para inspirar esta geração e promover um futuro mais sustentável. Nosso viveiro é uma referência na produção de mudas e representa a importância de conservar nossa Amazônia e as ações contínuas de reflorestamento promovidas pelo governo do Acre”, afirma a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.

A importância da ação foi confirmada pela aluna do 7º ano: “Gostaria de voltar sempre aqui, para aprender um pouco mais. Foi uma experiência muito boa pra mim”, afirmou Maise Emanueli.

Estudantes aprenderam como são cultivadas as espécies no Viveiro da Floresta. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A professora da Sala de Recursos Escola Estadual Ruy Azevedo, Iza Neide Santos da Silva, abordou os benefícios práticos da visita, como o contato dos alunos com as mãos no barro, o manuseio das mudas e todo o conhecimento adquirido.

“A atividade foi oferecida de forma inclusiva, já que hoje trouxemos vários alunos com divergências, e é de suma importância essa inclusão. Vê-los plantando, aprendendo como fazer as mudas, como se inicia o processo de uma árvore de grande e pequeno porte é importante, pois a inclusão é como uma semente, se bem plantada e irrigada, a tendência dela é dar frutos maravilhosos. Estamos muito gratos”, destacou a professora.

“Os alunos tiveram uma aula prática de semeadura das espécies aricá e jatobá, além da visitação a toda a estrutura do local”, conta a coordenadora do Viveiro da Floresta, Tayna Neri, que conduziu a visita guiada e uma tarde de vivências. Os alunos conheceram como são cultivadas as mudas, a tecnologia utilizada e a importância de cada espécie para o meio ambiente.

Procon levou seu mascote para divertir os alunos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Consumo consciente e sustentável

Como parte da programação, o Procon-AC realizou o jogo Caminho do Consumo, sobre educação financeira e consumo consciente, com a presença do mascote do órgão, o Proconsu, que dá lições lúdicas ao público infanto-juvenil.

Conforme Sérgio Henrique Garcia, chefe da Divisão de Educação para o Consumo do Procon, a brincadeira pretende divertir e abordar de forma efetiva um tema denso, que é o consumo consciente e sustentável.

Estudantes também participaram de jogos educativos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Na segunda-feira, 3, a Escola Estadual Ruy Azevedo recebeu o Circuito Ambiental da Sema, onde há a realização de atividades lúdicas: entre elas, o Tapete Caminhando pelo Acre, que apresenta uma trilha para ensinar curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais, uma exposição de vídeos e fotos, o jogo Teia da Vida e uma dinâmica sobre mata e roçado.

Ações alusivas em ao Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo realizadas durante todo o mês de junho. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Viveiro da Floresta

No Viveiro da Floresta e Biofábrica Clones da Amazônia são produzidas mudas de diversas espécies nativas e frutíferas, como açaí, andiroba, buriti, banana, cedro-rosa, cupuaçu, eucalipto, café, ipê rosa, ipê amarelo, samaúma, sombreiro e urucum, entre outras. A capacidade de produção pode chegar a um milhão de mudas ao ano.

Esse montante é destinado às ações de fomento do Programa de Recuperação (PRA Acre), por meio de reflorestamento com Sistemas Agroflorestais (SAFs), atendendo também pequenos produtores rurais da agricultura familiar de maneira gratuita. As mudas são doadas para a recomposição de áreas degradadas e outras iniciativas de plantio.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo