Extra
Governo do Estado inaugura o Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Cruzeiro do Sul
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação da Cultura e Esportes (SEE) inaugura nesta quinta-feira, 4, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Pólo Presencial no município de Cruzeiro do Sul.
Os cursos que serão oferecidos e que já estão confirmados são os seguintes:
- Educação de Jovens e Adultos/ UNB.
- Ensino da Filosofia/ UFAC.
- Ensino da Matemática/ UFAC.
- Geografia/ UNB.
- Matemática/ UFAC.
Os cursos acontecerão nos dias úteis, feriados e fins de semana e exigem a presença dos seguintes profissionais: coordenadora, tutores, técnico de informática, e os demais servidores. O Pólo de Cruzeiro do Sul possui atualmente o conceito AA da CAPES e é o único pólo do Brasil que permite que os alunos tenham acesso a internet e aos laboratórios de informática 24 horas, todos os dias da semana.
Histórico da UAB
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto Federal nº 5800, de 08 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, fomentar a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoiar pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
A Universidade Aberta do Brasil começou seu funcionamento em Cruzeiro do Sul no ano de 2007, em uma sala da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth e logo em seguida, no mesmo ano, começou a construção do pólo presencial localizado na Rua Rui Barbosa, nº 525, Centro. As obras foram concluídas em 2008.
A existência dos pólos incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos, e estimula a criação de centros permanentes em localidades estratégicas, como é o caso das já existentes no interior do Acre.
Centenas de pessoas já foram formadas em cursos de licenciatura, bacharelado e especializadas em cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento através de parcerias firmadas com várias Instituições de Ensino Superior do Brasil.
As unidades têm a mesma estrutura de uma escola comum, com registro no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O quadro de servidores, a estrutura física dos prédios e os equipamentos são constantemente fiscalizados por técnicos das Instituições de Ensino Superior (IES) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O funcionamento dos pólos depende de acordos estabelecidos entre a CAPES e as IES que oferecem os cursos, e dos Governos Estaduais e municipais que são mantenedores.
Comentários
Extra
Mulher que pulou de ponte em Brasiléia sobrevive e é vista saindo de quintal; autoridades buscam localizá-la
A mulher que pulou da ponte metálica José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, na noite desta sexta-feira (18), conseguiu se salvar após cair no Rio Acre. Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que ela surge saindo do quintal de uma residência próxima ao rio, aparentemente com dificuldades, mas andando sozinha.
Ainda não identificada, a mulher havia sido dada como desaparecida por populares que acionaram o Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão, que iniciaram buscas momentos após o ocorrido, por volta das 19h. As buscas duraram até as 21h e foram retomadas na manhã deste sábado (19), antes da confirmação de que ela havia conseguido sair do rio por meios próprios.
Segundo o Tenente BM Vivan, situações como essa exigem atenção, pois é comum que pessoas em estado emocional abalado não solicitem ajuda, mesmo ao verem equipes de resgate nas proximidades. A mulher teria deixado uma criança na ponte momentos antes de pular, fato que está sendo investigado pelas autoridades.
As autoridades tentam localizar a mulher para avaliar seu estado de saúde físico e psicológico, além de garantir a segurança da criança envolvida no episódio.
Mais informações poderão ser divulgadas a qualquer momento conforme o andamento das investigações.
Comentários
Extra
Mulher desaparece na fronteira após pular de ponte metálica no Rio Acre
Populares testemunharam o momento em que vítima caiu no rio; criança que a acompanhava teria sido levada para abrigo.
Na noite desta sexta-feira (18), uma mulher ainda não identificada desapareceu após pular da ponte metálica Prefeito José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, na região de fronteira. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão do Alto Acre, que iniciou as buscas, mas suspendeu a operação por volta das 21h, devido à escuridão e à forte correnteza do Rio Acre.
De acordo com relatos, populares testemunharam a mulher se pendurar na passarela da ponte e, momentos depois, cair nas águas. A vítima ainda teria pedido ajuda, mas foi rapidamente arrastada pela força da correnteza, já que o rio apresenta grande volume de água e fluxo acelerado em decorrência da vazante.
A equipe de buscas, coordenada pelo Tenente BM Vivan, percorreu o trecho nas proximidades da ponte, mas não conseguiu localizar a vítima. Os trabalhos devem ser retomados nas primeiras horas deste sábado (19).
Segundo informações preliminares, a mulher estaria acompanhada de uma criança momentos antes do ocorrido, e a menor foi levada para um abrigo institucional após o sinistro. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais, que pedem apoio da comunidade: famílias que tenham algum parente desaparecido devem procurar a delegacia mais próxima para registro e possível identificação da vítima.
Mais informações poderão ser adicionadas a qualquer momento.
Comentários
Extra
Vítimas de grave acidente na Via Verde são identificadas: um morto e três feridos
Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), na Via Verde, próximo à Terceira Ponte, em Rio Branco, resultou na morte de um homem e deixou outras três pessoas gravemente feridas. As vítimas foram identificadas pelas autoridades.
Márcio Pinheiro da Silva, de 45 anos, técnico em sistemas eletrônicos de segurança, foi a vítima fatal do acidente. Ele estava em uma das motocicletas atingidas por uma caminhonete modelo Ford Ranger, de cor vermelha e placa EEP-2E06, que trafegava no sentido Ceasa–Terceira Ponte.

Márcio Pinheiro da Silva, de 45 anos, técnico em sistemas eletrônicos de segurança, foi a vítima fatal do acidente.
De acordo com informações, o condutor da caminhonete perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e colidiu com três motocicletas em sequência.
A primeira vítima atingida foi Rayane Xavier Lima Verde, de 31 anos, que conduzia uma motocicleta modelo Factor, de placa NAB-4565. Ela sofreu uma grave laceração na perna esquerda.
Na sequência, o veículo atingiu uma moto da empresa VIP, lançando o técnico Carpeggiane de Freitas Lopes, de 46 anos, para dentro da mata às margens da rodovia. Ele sofreu múltiplos ferimentos, incluindo fratura e laceração na perna, amputação do dedão do pé esquerdo, além de trauma torácico e traumatismo craniano. Durante o impacto, a carrocinha acoplada à motocicleta se desprendeu e atingiu uma caminhonete Amarok branca, de placa QLU-9215.
A terceira motocicleta envolvida também era da empresa VIP e estava ocupada por Márcio Pinheiro e Fábio Farias de Lima, de 34 anos. Márcio morreu no local, enquanto Fábio ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital em estado crítico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros. O técnico de enfermagem Geyson Araújo foi elogiado por sua eficiência e profissionalismo durante o atendimento inicial até a chegada da equipe de suporte avançado.
A Polícia Militar atuou na segurança do local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que compareceu cerca de 30 minutos após o acidente. Após a perícia, o corpo de Márcio foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Familiares e amigos das vítimas relataram indignação ao afirmar que o condutor da caminhonete foi liberado pela PRF sem realizar o teste do bafômetro. A decisão gerou críticas e levantou suspeitas de possível favorecimento.
As causas do acidente seguem sob investigação.
Você precisa fazer login para comentar.