Acre
Governo do Estado avalia ações emergenciais e alerta para possibilidade de enchente
Dando prosseguimento às ações emergenciais iniciadas pelo governador Gladson Cameli na madrugada, representantes do governo do Estado, Ministério Público do Acre (MPAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) se reuniram na tarde desta sexta-feira, 24, na Casa Civil, com o objetivo de avaliar o andamento das operações e alinhar as estratégias para suprir as necessidades alimentícias, de higiene e segurança da população nos abrigos.
Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Reunião realizada na Casa Civil avalia o andamento das operações e alinha estratégias. Foto: Felipe Freire/Secom
O governo estadual, como reforçado, está emitindo boletins com informações sobre o nível do Rio Acre, previsão do tempo e alertas à população e disponibilização de equipes com profissionais de Saúde prontos para atender os desabrigados. “Agradecemos o empenho e dedicação de todos, em especial da Educação, que vem fornecendo alimentação para os abrigados e, juntamente com a Casa Civil, tem organizado a melhor maneira para atender a todos”, enfatizou Alysson Bestene, secretário de Governo (Segov).
O Ministério Público do Acre se pôs à disposição para ajudar o governo do Estado e os municípios, solicitando “uma centralidade de informações para maior controle e, consequentemente, melhor desenvolvimento no trabalho de amparar todos aqueles atingidos pelas enxurradas e que poderão vir a ser atingidos pelas enchentes”, afirmou Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD).

Luis Henrique Corrêa Rolim, promotor de Justiça e coordenador em exercício do GPRD, afirma necessidade de centralidade de informações. Foto: Felipe Freire/Secom
Como ficou definido na reunião da madrugada, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) é a instituição responsável pela coordenação dos trabalhos operacionais, em parceria com a Defesa Civil de Rio Branco. Os profissionais dos três batalhões da cidade e servidores de outros órgãos governamentais estão diretamente envolvidos na remoção de famílias das áreas alagadas para locais seguros.
Diante desse cenário, o coronel Charles Santos, comandante-geral do CBMAC, alertou que “a logística do Estado [para atender os desabrigados] está muito bem, o que necessitamos é de embarcações para melhoria nos resgates, e devemos atentar também para outra situação que se aproxima: de acordo com a Semapi, nós passamos da cota de transbordamento na capital, podendo passar em alguns municípios também. Portanto, além das enxurradas, vamos ter de lidar com a enchente às margens do Rio Acre em breve, mas o Estado e o município [de Rio Branco] estão conseguindo dar resposta a essa situação”.

Coronel Charles Santos alerta para possiblidade de enchente. Foto: Felipe Freire/Secom
Avisos meteorológicos apontam para risco de mais chuva no Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), a partir de informações do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ferramenta oficial que quantifica os dados com suporte de ferramentas geoespaciais e oferece informações para direcionar e nortear estratégias de governo no caso de eventos naturais, indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com previsão de mais 100 milímetros até o fim de semana.
Segundo informações apresentadas durante a reunião, na Bacia do Rio Acre houve acúmulo de chuva de até 150mm na nascente do Rio Acre, localizada a montante da cidade de Assis Brasil com Iñapari, do Peru. Entre as cidades de Brasileia e Xapuri estima-se um acúmulo de cerca de 80mm. Já no Baixo Acre, a área do Riozinho do Rola registrou chuva acumulada de até 100mm.

Representante da Cigma indica que a previsão é de mais chuva para todo o estado, com prognóstico de mais 100 milímetros até o fim de semana. Foto: Felipe Freire/Secom
Em caso de emergência Ligue 193
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), através do 193. Já são mais de 110 chamadas somente em Rio Branco, sem contabilizar os municípios no entorno da capital.
Comentários

Acre
Câmara de Brasiléia adquire moto para agilizar processos de entregas de documentos e oficios

Na manhã desta terça-feira, 30, o presidente Marquinhos Tibúrcio em nome desta Casa Legislativa, recebeu uma motocicleta modelo Honda Pop Moto 110i, Ano 2023.
A Motocicleta foi adquirida com recurso próprio por meio do Pregão N° 002/2023 e tem como finalidade, atender as necessidades da Câmara Municipal de Brasiléia.
De oportuno, a empresa ganhadora do pregão, Star Motos Ltda, doou para a Câmara Municipal de Brasiléia um capacete e um baú.
Comentários
Acre
Arlenilson Cunha repudia recepção calorosa dada a Nicolás Maduro em visita a Brasília
O deputado Arlenilson Cunha (PL) utilizou a tribuna durante sessão desta terça-feira (30), para repudiar a forma com que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, foi recebido pelo presidente Lula (PT) em Brasília. O parlamentar disse que é inconcebível receber um ditador com tanta honraria.
“Venho fazer um relato sobre algo que despertou atenção do mundo inteiro, que foi a vinda do ditador tirano Nicolás maduro ao Brasil. A forma que ele foi recebido, com honras de um chefe de estado e toda pompa, é algo inaceitável”, repudiou.
Arlenilson seguiu dizendo que abordou o assunto pois não poderia deixar de se pronunciar devido a recepção calorosa dada a Nicolás Maduro. “Acredito eu que a visita se deu por possíveis acordos comerciais. Mas toda essa pompa fere a democracia, pois uma pessoa que persegue opositores, censura a imprensa e assassina manifestantes, jamais deve ser bem-vinda ao nosso país”.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Operação Delere da Polícia Civil prende 16 integrantes de organização criminosa com alto nível hierárquico
A Polícia Civil do estado do Acre, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, Delegacia de Repressão ao Narcotráfico – DENARC e Delegacia da 2ª Regional deflagraram na manhã desta terça-feira uma operação policial que cumpriu 21 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão domiciliar.
A operação policial contou com o apoio investigativo e operacional do Departamento de Polícia da Capital e do Interior – DPCI.
Esta ação coordenada visa responder às ações criminosas ocorridas em bairros do 2° Distrito da capital, especificamente os ocorridos no Bairro Cidade do Povo. Visando extirpar ações criminosas daquela localidade.
Durante a deflagração foram presos 16 integrantes de organização criminosa com alto nível hierárquico, entre eles os responsáveis pela disciplina e tidos como responsáveis pelo estado do Acre.
Foram lavrados ainda dois autos de prisão em flagrante, pelo crime de tráfico de drogas, totalizando 18 prisões. As prisões em flagrante se deram em consequência do cumprimento de mandados de busca e apreensão em locais previamente identificados como ponto de venda de droga no varejo.
Em dois locais foram apreendidas 31 pedras de crack, 03 porções de skunk e 01 pino com cocaína. Já no segundo endereço foram apreendidas 379 trouxinhas de cocaína, 105 sacos de maconha, 6 sacos médios de cocaína e ainda a quantia de quatro mil e cinquenta e um reais.
Participaram da operação policial mais de setenta policiais civis, incluindo policiais recém empossados nos cargos de delegado, agente e escrivães de polícia.
A Polícia Civil do Estado do Acre continua atenta as demandas da sociedade e está apta a respondê-las.
Comentários
-
Extra23 horas atrás
Polícia boliviana prende trio após praticar assalto em loja de Cobija
-
Geral1 dia atrás
Jovem sai para comprar bebida e quase é morto na cidade de Xapuri
-
Extra1 dia atrás
Polícia Civil de Xapuri prende mulher que trazia cocaína para ser revendida no município
-
Acre1 dia atrás
Policial Penal supostamente alcoolizado invade pista contrária e causa acidente em Rio Branco
-
Geral1 dia atrás
‘Mui amigo’: Jovem acusa vizinho de ter atirado em seu joelho quando caminhava em via pública
-
Extra1 dia atrás
Em plena luz do dia: Policial penal reage à assalto e acaba ferido pela própria arma
-
Brasil22 horas atrás
Vídeo: PM realiza a maior apreensão da história do estado de SP com mais de 12 toneladas de maconha
-
Geral2 dias atrás
Homem quebra dedo da mulher e é preso dirigindo embriagado