fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governo do Acre assina convênio em apoio à feira Brasileia Rural Show

Publicado

em

Convênio assinado com a Federacre visa fomentar a movimentação de negócios e o fortalecimento empresarial. Foto: Nilmara Almeida

Por Jairo Carioca

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), assinou na manhã desta quarta-feira, 9, com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), um convênio de apoio à Feira de Negócios Agropecuários Brasileia Rural Show, que será realizada entre quinta-feira, 10, e domingo, 13, no bairro Ferreira Silva (antiga Pousada Vila Brasília), no município.

A assinatura do convênio, no valor de R$ 135 mil, foi realizada na sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), em Rio Branco, reunindo o superintendente da Federacre, Pedro Silva; o presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Silva; o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita; e o chefe do Departamento Jurídico da Seict, Silvio Mesquita.

Para o vice-presidente da Federacre, Rubenir Guerra, o momento é oportuno e reflete o trabalho que vem sendo feito em parceria com as associações comerciais e o apoio do governo do Estado. “O crescimento empresarial ocorre em função desses eventos. As feiras trazem ânimo econômico aos municípios”, disse.

O presidente da Fieac destacou o calendário de eventos proporcionado pelas feiras, lembrando que essa foi uma proposta para o crescimento do setor. Ele pediu reforço na conscientização política desses eventos. “Hoje o papel da Federacre está muito claro. A indústria é parte nesse processo e o primeiro setor sempre foi prioridade. Daqui pra frente, é conscientizar a importância da regionalização desses eventos, um progresso de governo”, analisou.

Visando aprimorar política apoio aos eventos, setores debatem a regionalização das feiras no calendário de 2024 em todo o estado. Foto: Nilmara Almeida

O secretário Assurbanipal Mesquita destacou as movimentações financeiras proporcionadas nas realizações das feiras. O governo vem apoiando atividades de negócios, culturais e de empreendedorismo em todo o estado. “Além de aquecer as economias locais, esses eventos oferecem cursos, oficinas, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e espaço empresarial. Têm sido positivos na construção de um diálogo e ambiente de desenvolvimento”, assegurou.

A abertura do rodeio da Brasileia Rural Show está prevista para as 22h de sexta-feira. A cavalgada será no sábado,12, a partir das 8h30.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Investigadores da DCORE prendem monitorado acusado de roubo em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), cumpriu na manhã desta segunda-feira (27) o mandado de prisão preventiva do monitorado Joel Gomes Teixeira. A ordem judicial foi expedida pela Vara de Delitos de Roubos e Extorsão da Comarca de Rio Branco devido à gravidade dos crimes cometidos por Teixeira, conforme decisão do magistrado, com o objetivo de garantir a ordem pública.

De acordo com o inquérito policial, Joel Gomes e dois comparsas ainda não identificados abordaram dois jovens em via pública, utilizando uma arma de fogo, e roubaram pertences pessoais, incluindo carteira e smartphone, na região do 2° distrito.

Os investigadores monitoraram o suspeito na manhã de segunda-feira e conseguiram efetuar sua prisão. Joel Gomes Teixeira já havia sido preso anteriormente pela DCORE em 13 de maio deste ano pelo crime de receptação, após ser flagrado com produtos oriundos de um furto em um grande comércio da capital. Naquela ocasião, ele foi beneficiado com o monitoramento eletrônico.

Após a captura, Joel Gomes foi apresentado na sede da DCORE e, posteriormente, entregue à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos de praxe. Ele está agora à disposição da Justiça, onde será submetido a audiência de custódia.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Epitaciolândia sediou nesta segunda, 27, o  Seminário Regional de Compromisso Nacional “Criança Alfabetizada”

Publicado

em

O evento aconteceu durante do dia desta segunda-feira, 27, no buffet Arte evento em Epitaciolândia aconteceu o 1º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o programa almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País.

O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

A regional do alto Acre formada pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri através de seus dirigentes municipais e estaduais realizam na data de hoje a discussão com todos os atores envolvidos na construção da política de alfabetização o compromisso nacional Criança Alfabetizada.

Participaram da cerimônia de abertura representando o prefeito Sérgio Lopes o servidor Sérgio Mesquita, Jerry Correia Prefeito de Assis Brasil, Fernanda Abreu Presidente da UNDIME representando o Prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos, Marcio Araújo Articulador Estadual do CNCA, Raimundo Gondim Secretário de Educação de Epitaciolândia, Secretária de Educação de Brasil´[eia Francisca Oliveira, Secretária de Educação de Assis Brasil Vanderleia Araújo, representando todos os articuladores regionais Renata Moraes, Vereador Marco Ribeiro, Nilcilene Eduino Coordenadora de Ensino, Cecília Carvalho representando todos os Coordenadores de Núcleo do Estado.

Ao fazerem uso da palavra as autoridades destacaram a importância desse compromisso com a educação em um todo, no programa de construção da política de alfabetização no compromisso nacional Criança Alfabetizada.

A coordenadora de Ensino Nilcilene Eduíno falou das formações já ofertado para garantir que o programa seja implementado na prática e obtenha bons resultados.

Temos o compromisso para que nossas crianças ao final do segundo ano estejam de fato todas 100% alfabetizadas no sentido mais amplo da palavra alfabetização, e como disse, a leitura é um elemento importante e extremamente necessário para que as nossas crianças continuem nas séries futuras com muito sucesso, então eu quero agradecer a presença de todos vocês e ressaltar a importância desse momento para nossa região, para os nossos municípios e porque não dizer para o nosso Brasil, estamos com essa responsabilidade em nossas mãos, e nós queremos executar com muita eficiência, com muita maestria, e quem faz isso são vocês professores que estão na ponta, mas para isso vocês precisam também de um apoio e nós já temos sentido o apoio desse compromisso na formações do ciclo informativo, no material que nós recebemos, nós de fato já temos percebido uma grande diferença, então eu quero agradecer e desejar sucesso a todos nessa nova fase da educação infantil.”

Marco Ribeiro vereador destacou a importância desse programa para construção de uma educação sólida e de qualidade.

“Esse encontro regional do Alto Acre é muito significativo para todos nós, principalmente quando se fala de educação de base, a criança que está iniciando lá que tem que ter uma base estruturada para seu desenvolvimento nas seguintes séries, então nós como legislativo como executivo garantimos total apoio porque nós sabemos que temos que trabalhar para o futuro, e esse futuro começa agora com educação de qualidade para nossas crianças.”

Raimundo Gondim, secretário municipal de educação de Epitaciolândia frisou bem a importância do programa e o compromisso para que todas as crianças sejam alfabetizadas.

“Todos nós somos responsáveis por isso, o aprendizado é bem maior e mais fortalecido, quando uma criança é bem alfabetizada lá na base, ela tem mais facilidade para aprender nos anos seguintes, por isso ressalto aqui o nosso compromisso com a educação, nosso compromisso com o programa Criança alfabetizada. ”

Sergio Mesquita representando o prefeito Sérgio Lopes que cumpre agenda em rio Branco falou a importância da educação de base e enalteceu os esforços de cada professor na educação de nossas crianças.

“Vocês fornecem a todas as crianças muito daquilo que eles serão no futuro é imensamente é uma sensação de muita alegria sabemos que os professores que são a ponta da linha que transversa tudo aquilo que as crianças vão colher, vão revolucionar futuramente, em nome do Prefeito Sérgio Lopes afirmo que Epitaciolândia se compromete e coloca como um dos pilares a alfabetização, acima de tudo valorizar aqueles que estão na ponta da linha que são os professores, é quem fazem tudo acontecer de verdade.” Ressaltou Mesquita.

O Articulador Estadual do CNCA Marcio Araújo, ressaltou a importância da participação de todos na criança de uma política consolidada na educação.

Esses seminários são um marco na nossa história, são seminários regionais que temos feito para a construção da política de alfabetização de todas crianças no estado do Acre, aqui estamos discutindo com todos os envolvidos na área educacional a nossa política territorial de alfabetização, na avaliação da Secretaria Estadual de Educação não tem como criar uma boa política sem a participação de professores, gestores e todos envolvidos na educação de base, temos a  certeza que após essas discussões teremos um política educacional consolidada a partir da participação de todos os professores.”  Destacou Marcio Araújo.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Tragédia em Rio Branco: menino de 3 anos morre atropelado ao sair de carro

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (27), o pequeno João Guilherme da Silva Freitas, de apenas 3 anos, morreu vítima de um atropelamento próximo à Escola Ilson Ribeiro, na Rua Flamengo, no bairro Ilson Ribeiro, região do Calafate, em Rio Branco.

Segundo informações de familiares, João Guilherme estava chegando em casa com a mãe, em um carro conduzido por um parente, quando em questão de segundos, o garoto deu a volta no carro e correu para o meio da rua, sendo atropelado por um veículo modelo Saveiro, de cor branca e placa BLZ-5G46. O motorista do veículo não conseguiu evitar o acidente.

No impacto, João Guilherme foi arremessado e bateu a cabeça violentamente contra o asfalto, desmaiando na hora. Desesperada, a mãe pediu ajuda a militares do Exército que estavam realizando uma ação itinerante na Escola Ilson Ribeiro. Um médico presente na ambulância do Exército prestou os primeiros socorros e tentou reanimar a criança, mas sem sucesso.

A ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e interceptou a ambulância do Exército a caminho do pronto-socorro de Rio Branco. No entanto, João Guilherme já estava sem vida. O corpo do menino foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames cadavéricos.

Após o acidente, o motorista do veículo permaneceu no local e aguardou a chegada do Policiamento de Trânsito, que isolou a área para o trabalho da perícia e confeccionou o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). O motorista foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestou esclarecimentos às autoridades policiais.

Comentários

Continue lendo