Flash
Governo do Acre apresenta medidas emergenciais contra queimadas e período de seca
Prezando por informações precisas, maior cuidado com a saúde da população e zelo pelo meio ambiente do Acre, nesta terça-feira, 3, o governador Gladson Cameli realizou uma coletiva de imprensa para anunciar medidas a serem adotadas em relação às queimadas e ao período de seca extrema.

Diante dos crescentes desafios ambientais, Estado está implementando um conjunto abrangente de medidas emergenciais. Foto: Marcos Santos/Secom
chefe de Estado realizou o comunicado diretamente do seu gabinete instalado dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, durante a 49ª edição da Expoacre, em Rio Branco. Na companhia dos representantes das demais instituições governamentais, Cameli anunciou medidas acerca de policiamento ambiental, saúde, educação e administração.
O governador do Acre pediu o apoio de toda a população para um maior cuidado pessoal com doenças respiratórias e condenou a execução de queimadas: “Vou tomar todas as medidas cabíveis de punição para evitar esses crimes ambientais. Garanto que o Estado não está parado e está tomando todas as medidas necessárias para cuidar da população e do nosso Acre”.

“Esta é uma importante questão de saúde. Preciso da colaboração de todos para maior cuidado consigo mesmo e com o nosso maior bem, o meio ambiente”, pede o governador do Acre. Foto: Marcos Santos/Secom
Fiscalização e policiamento ambiental
A fiscalização ambiental é um dos pilares da resposta emergencial. O Estado continuará suas operações de policiamento e monitoramento, com foco especial nas queimadas e no desmatamento ilegal. Para intensificar essas ações, haverá uma integração ainda maior entre os sistemas de segurança e ambiental, possibilitando operações mais eficazes e coordenadas.
O coronel Charles Santos, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), assegurou o trabalho integrado e antecipado: “Desde o mês de abril já estamos colocando em prática um plano de contingência, prevendo este momento de calamidade. Com a observação de qualquer mapa climatológico, é possível ver que essa questão está assolando todo o Brasil”.

“Precisamos da conscientização das pessoas quanto ao perigo das queimadas, a ajuda de todos se faz mais do que necessária”, reforça comandante do Corpo de Bombeiros. Foto: Marcos Santos/Secom
Durante a coletiva, instituições de segurança garantiram o importante papel de patrulhamentos rurais, que estão sendo realizados pela Polícia Militar do Acre em todos os municípios, fiscalizando queimadas ilegais.
Além disso, campanhas educativas serão fortalecidas para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, especialmente durante o período de seca. O apoio de entes federais, estaduais e municipais será solicitado para ampliar a orientação sobre os impactos ambientais e de saúde. A suspensão do uso do fogo, reforçada pela Portaria n° 123/2024 do Imac, será uma medida fundamental para reduzir o número de queimadas.
A titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Julie Messias, garantiu a presença da instituição e autarquias parceiras, que coordenam um comitê de crise ativo, que preza pela mitigação da crise hídrica e que ajuda na fiscalização das queimadas. “Estamos atentos a todos os eventos extremos, com equipes presentes em áreas com maior índice de queimadas”, ressaltou.

“Boa parte das medidas apresentadas estão sendo tomadas para reduzir a exposição da população ao clima poluído pelas queimadas”, disse Julie Messias. Foto: Marcos Santos/Secom
Medidas de saúde e educação
Quanto à saúde dos acreanos, a população está orientada a evitar atividades físicas ao ar livre e a manter portas e janelas fechadas para minimizar a exposição à poluição. Reforçando esse aspecto, o governo em breve irá decretar uma medida emergencial de suspensão do trabalho presencial de idosos do quadro governamental.
As unidades de pronto atendimento (UPAs) e postos de saúde, terão suas equipes ampliadas, e as unidades básicas de saúde (UBSs) terão horários estendidos até as 22h, para atendimento primário. No Hospital da Criança, serão abertos dez novos leitos para atender à demanda emergencial.
A campanha de saúde pública também está sendo intensificada, com orientações sobre o uso de máscaras e a importância da hidratação. Planos de contingência serão implementados tanto em nível municipal quanto estadual, com atenção especial para crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas, os maiores afetados pela deterioração da qualidade do ar.

“Crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas devem ter maior atenção às medidas preventivas e aos sinais e sintomas da exposição à fumaça, buscando atendimento médico”, alertou secretário Pedro Pascoal. Foto: Marcos Santos/Secom
No setor educacional, as atividades físicas nas escolas estaduais estão suspensas como medida preventiva. Usando o potencial transformador da educação, há um maior reforço nas ações de hidratação nas escolas e os alunos com comorbidades poderão ser liberados, com reposição posterior do conteúdo perdido. Em caso de agravamento da situação, a suspensão total das aulas será considerada.
“Entendemos a situação delicada e a necessidade de manter nossos alunos em ambientes fechados, com isso estamos estimulando maior consumo de água potável e optamos manter as aulas, para garantir a segurança física e alimentar dos alunos”, destaca Aberson Carvalho, titular da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

“Os alunos da rede estadual, têm em sua maioria idades a partir de 7 anos e não estão no eixo de vulnerabilidade”, garante Carvalho. Foto: Marcos Santos/Secom
Para coordenar a resposta do Estado, o Gabinete de Crise está ativado, conforme previsto em decreto. Entre as medidas administrativas, destaca-se o cancelamento do desfile de Sete de Setembro, uma decisão tomada em prol da saúde pública. Além disso, boletins diários serão publicados para informar a população sobre a qualidade do ar e as medidas em andamento.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia reforça compromisso com o Alfabetiza Acre
A secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, acompanhada de sua equipe técnica, esteve em Rio Branco em uma agenda estratégica para o fortalecimento da educação no estado.
No primeiro momento, participou da apresentação dos resultados do Avalia Acre, que reuniu gestores e técnicos de todo o estado para analisar dados da avaliação de aprendizagem e planejar novas estratégias pedagógicas. Na ocasião, também foi celebrada a adesão de 22 municípios ao programa Alfabetiza Acre, iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.
Em seguida, a secretária participou da reunião presencial promovida pela Undime/AC, que discutiu temas essenciais para a gestão educacional, como transporte escolar, realidade das escolas do campo, das águas e da floresta, e a Resolução CIF Nº 15 sobre a distribuição de recursos do VAAR em 2026.
“A adesão ao Alfabetiza Acre e o trabalho conjunto com o estado e demais municípios reforçam nosso foco em oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas por meio do conhecimento.” destacou a secretária Raiza Dias.
Por Verônica Rodrigues
Secom/PrefeituraDeBrasileia
Comentários
Flash
Prefeitura de Epitaciolândia inicia elaboração do orçamento municipal para 2026 com foco em transparência e desenvolvimento sustentável
Reunião com secretarias define metas e prioridades para garantir uso eficiente dos recursos públicos
A Prefeitura Municipal deu início ao processo de elaboração do orçamento anual referente ao exercício de 2026. Em reunião realizada com a participação de todos os secretários municipais, foram discutidas as prioridades, metas e ações que deverão nortear os investimentos e a gestão dos recursos públicos no próximo ano.
O objetivo é assegurar que o planejamento orçamentário reflita as reais demandas da população, promovendo um desenvolvimento sustentável e equilibrado em todas as áreas da administração. Durante o encontro, os gestores destacaram a importância de alinhar os projetos de cada pasta com as diretrizes da gestão, priorizando iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro na qualidade de vida da população.
A construção do orçamento também reafirma o compromisso da atual administração com os princípios da transparência, da participação cidadã e do equilíbrio fiscal, considerados fundamentais para a boa governança pública.
O planejamento segue etapas técnicas e legais, incluindo a escuta de representantes da sociedade e a posterior apresentação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Câmara Municipal para discussão e votação.
Comentários
Flash
Jovem é executado a tiros em via pública no Bairro Hélio Melo, em Rio Branco
Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi morto por criminosos armados em um ataque que tem características de execução; Polícia Civil investiga o caso
Um crime com fortes indícios de execução foi registrado na tarde desta quarta-feira (9), na Travessa União, no Bairro Hélio Melo — região conhecida como Sapolândia —, no Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima, identificada como Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi assassinada a tiros enquanto caminhava pela rua.
Segundo informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, Eduardo foi surpreendido por ocupantes de um veículo. Pelo menos dois homens desceram do carro e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra ele. Os criminosos fugiram logo em seguida, tomando rumo ignorado.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas ao chegar ao local apenas pôde constatar o óbito. Eduardo morreu antes de receber atendimento médico.
A motivação do crime ainda é desconhecida. No entanto, a polícia informou que Eduardo já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio há cerca de três anos, quando sobreviveu após ser baleado. Durante a adolescência, ele também passou por uma unidade socioeducativa da capital.
O caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Acre. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Você precisa fazer login para comentar.