fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo diz que só pode atender professores em 2017

Publicado

em

O Comando de greve reunirá no dia 11 de fevereiro. Até lá, espera-se que a Secretaria de Educação apresente uma proposta capaz de evitar nova paralisação

20160106091317-900x506

A presidente do Sintesac reunida com representantes/Foto: Assessoria

A Secretaria Estadual de Educação permanece inflexível na negociação com os professores e servidores de escola do Acre. Não há condições de conceder reajuste à categoria em 2016, segundo os assessores especiais do governo, que acena com uma proposta de atender as a pauta de reivindicações somente em 2017.

“Nos foi comunicado que em 2016 não haveria qualquer chance de melhorar os salários dos trabalhadores. O governo pediu que esperássemos até 2017, quando haveria uma receita extra proveniente do Pré-Sal. Ora, não há como acreditar nesta possibilidade, uma vez que as negociações se arrastam há quase dois anos e as receitas do Pré-Sal são imprevisíveis”, disse a sindicalista.

Os diretores do Sinteac estarão discutindo o que a entidade considerou “uma notícia muito ruim” para a categoria.  Os presidentes dos núcleos do Sinteac no interior estarão reunidos no dia 7 de fevereiro para avaliar a situação. A idéia é definir uma estratégia de ação sem fechar as portas para possíveis acordos com o governo.

“Tudo vai depender da sensibilidade do governo. O ano letivo está próximo”, afirmou Rosana Nascimento.  O secretário Marcos Brandão, por meio de seus representantes na mesa de negociação, demonstrou sensibilidade à causa dos servidores administrativos, que atualmente recebem “salário miserável”, em torno de R$ 600,00. Porém, nada foi assegurado no orçamento do estado para 2016, já aprovado pelos deputados. “Esperamos avançar em janeiro. O governo precisar fazer um esforço de caixa para não desamparar os trabalhadores”, alertou a sindicalista.

O Comando de greve reunirá no dia 11 de fevereiro.  Até lá, espera-se que a Secretaria de Educação apresente uma proposta capaz de evitar nova paralisação. Uma assembléia geral dos professores e dos funcionários de escola está pré-agendada para o dia 12 de fevereiro, na antevéspera do início das aulas. Não havendo avanço nas negociações, a greve que durou 65 dias em 2015 será inevitavelmente retomada.

O Sinteac mantém a lista de reivindicações e espera incluir novas demandas após ouvir os presidentes de núcleos do interior. A categoria pede reajuste de 25% e a a realização de concurso público para efetivar os servidores provisórios, dentre outras pautas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo