fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo avança na luta para garantir voos noturnos em Feijó e Xapuri

Publicado

em

Até o próximo mês de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá concluir a análise do pedido de homologação do balizamento das pistas de pouso dos aeródromos dos municípios de Xapuri e Feijó, feitos pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre).

Essa foi a previsão que o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Petrônio Antunes, recebeu do gerente de Certificação e Segurança Nacional da Anac, Fábio Magalhães, a quem solicitou agilidade na análise dos processos de homologação, em reunião, nesta quinta-feira, 2, em Brasília.

Da esquerda para a direita: Fábio Magalhães e Guilherme Franco (Anac), Petrônio Antunes (Deracre) e Wellington Castelo (Repac). Foto: cedida

A agilidade na análise desses processos visa maior rapidez na autorização para que esses aeródromos possam  operar também com voos noturnos. “Essa é uma luta do governador Gladson Cameli para atender às necessidades de transporte da população, principalmente em situações de emergência, quando é preciso transporte noturno para salvar vidas”, explicou Petronio Antunes.

O presidente do Deracre lembrou que o governo concluiu totalmente o balizamento das pistas de pouso dos aeródromos de Feijó e Xapuri, aguardando apenas a análise dos processos de homologação pela Anac para a liberação dos voos noturnos. “Pelo prazo de um mês que nos deram na Anac para as análises, provavelmente até março estejamos com essas portarias”, prevê.

Recursos

Conforme Petrônio Antunes, por determinação do governador Gladson Cameli, já foram investidos, via Deracre, mais de R$ 16 milhões de recursos próprios do Estado na melhoria da infraestrutura aeroviária do Acre e para atender a população, especialmente dos municípios mais distantes.

Antunes explicou, por exemplo, que o governo já melhorou e colocou para operar com voos noturnos – além dos diurnos – os aeródromos de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. “Nesses aeródromos já fizemos mais de 300 voos de aeromeds, salvando vidas”, disse exemplificando a importância da iniciativa.

Além dos aeródromos de Feijó e Xapuri, para os quais o governo aguarda a análise da homologação, o presidente do Deracre também relacionou os trabalhos de melhorias que estão sendo realizados nos aeródromos dos municípios de Tarauacá, Jordão e Manoel Urbano.

Acompanhamento

O acompanhamento desses processos nos órgãos federais é feito pela Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), em ação alinhada com o Deracre. A reunião desta quinta-feira, na Anac, também contou com a participação do técnico do órgão especializado na área, Wellington Castelo, além da assessora do Deracre, Sula Ximenes, e do assessor parlamentar da Anac, Guilherme Franco.

Servidores do Deracre (os dois à esquerda) e da Anac (à direita), trataram sobre homologação de pistas de pouso no Acre. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove Saúde na Comunidade em edição especial pelos 32 Anos do Município

Publicado

em

No sábado, dia 20, a cidade de Epitaciolândia promoveu mais uma iniciativa crucial em prol do bem-estar de sua população: a 87ª edição do Programa Saúde na Comunidade.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município, o evento se destacou como parte das celebrações pelo aniversário de 32 anos da cidade, levando atendimento e cuidados de saúde à comunidade.

A comunidade Mato Grosso foi o ponto de encontro para essa ação de grande alcance social, que ofereceu uma ampla gama de serviços para os moradores locais. Desde consultas médicas e exames preventivos até orientações sobre saúde e bem-estar, a iniciativa visou garantir o acesso universal e igualitário à saúde para todos.

O prefeito Sérgio Lopes, juntamente com a Secretária de Saúde, Jessica Morais, esteve presente durante toda a ação, demonstrando seu compromisso pessoal com a saúde e o bem-estar da comunidade. Dialogando de perto com os moradores e profissionais de saúde, a liderança municipal reafirmou seu apoio e dedicação à promoção de uma vida saudável para todos os cidadãos de Epitaciolândia.

Com eventos como o Programa Saúde na Comunidade, a Prefeitura de Epitaciolândia reforça seu compromisso em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de sua população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Forró da Melhor Idade encanta tardes no Centro de Convivência do Idoso em Brasiléia

Publicado

em

Nesta última sexta-feira, dia 19, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um verdadeiro arrasta-pé! Ao som contagiante do forró e das clássicas músicas juninas, a tarde foi marcada por muita alegria e diversão para a melhor idade.

Sob a coordenação da dedicada Silva Lima e sua equipe, os idosos presentes não apenas dançaram ao ritmo animado, como também celebraram a vida e a vitalidade. O evento, repleto de música e sorrisos, proporcionou momentos inesquecíveis de integração e felicidade para todos os participantes.

Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o Forró da Melhor Idade se consolidou como uma tradição no calendário do Centro de Convivência, promovendo o bem-estar e a socialização dos idosos da comunidade.

E que venham mais tardes repletas de dança, música e momentos memoráveis para essa animada turma da melhor idade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove torneio de Futsal para jovens no Centro da Juventude

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), organizou um animado torneio de futsal na quadra do Centro da Juventude, localizado no bairro Cidade Nova. A abertura ocorreu, neste sábado (20), e contou com a participação de 10 times, sendo dois femininos. A competição atraiu jovens com idades entre 10 e 17 anos.

A gestão municipal tem investido forte em atividades esportivas alcançando todas as comunidades. Além do futsal outras modalidades serão ofertadas como informa a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.

“A gente vai estar agora iniciando aula de dança, para que a comunidade tenha atividades aqui”

A diretora ainda ressaltou que as ações esportivas serão levadas para outras áreas da cidade, visando atender diversas comunidades. A iniciativa, segundo ela, é um teste para qualificar ainda mais as atividades oferecidas, contando com o apoio de estagiários de educação física e da prefeitura.

“A gente vai levar essas atividades de torneio para as outras regionais. Então a gente está se organizando, para que a gente possa estar atendendo as demais comunidades.”

O prefeito de Rio Branco ressaltou o apoio contínuo da gestão municipal ao torneio da juventude. Ele destacou também a relevância do evento para os jovens do município que recentemente enfrentaram uma alagação que afetou muitas famílias da região e o torneio surge como uma forma de reafirmar o compromisso da prefeitura com a comunidade. Por fim, o gestor disse que o esporte é uma ferramenta poderosa que dignifica as pessoas.

“É muito importante 10 times de jovens, crianças aqui correndo atrás da bola, gastando suas energias e mostrando para o mundo que o esporte dignifica as pessoas. O esporte faz com que as pessoas se tornem mais disciplinadas e a disciplina é muito importante na nossa vida. Então eu estou feliz de poder vir aqui e participar da abertura.”

Comentários

Continue lendo