Sebastião Viana, ao lado do seu porta voz, Leonildo Rosas - Foto: Divulgação
Sebastião Viana, ao lado do seu porta voz, Leonildo Rosas – Foto: Divulgação

O diário Oficial desta terça-feira (20) traz a publicação da nomeação de Ian Rudah Pires da Silva Rodrigues, filho de Leonildo Rosas, porta-voz do governador do Acre, Sebastião Viana (PT). As informações são do sitio ac24horas.

O governador petista nomeou o filho de Rosas, para exercer cargo em comissão – referência CEC-2, na Secretaria Adjunta de Compras e Licitações da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA).

Esta não é a primeira nomeação do filho do ex-secretário de Comunicação do governo do Acre. No dia 09 de junho de 2014, Ian Rudah Rodrigues foi nomeado com uma CEC-2, na Secretaria de Gestão Administrativa.

O decreto governamental de número 286, de 19 de janeiro de 2015 – pode ser uma forte evidência do uso da máquina pública para favorecimento de parentes de gestores do governo petista.

A prática de nomear filhos de “companheiros” é comum no governo do Acre. Em agosto de 2012, Sebastião Viana nomeou o filho do então presidente do Tribunal de Contas do Acre, Ronald Polanco.

A exoneração de Renan Batista Polanco, do cargo na Secretaria de Planejamento (SEPLAN) aconteceu, a pedido, no dia 17 de março de 2014, dois anos após a divulgação do fato na imprensa local.

A reportagem tentou contatar Leonildo Rosas para que ele comentasse o caso, mas as ligações só caiam na caixa de mensagem.


Matéria relacionada:

Secretário Leonildo Rosas é condenado pelo TJ por danos morais a deputado Rocha

Porta-voz de Sebastião Viana terá de ressarcir R$87 mil aos cofres do Estado

Comentários