fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador Sebastião Viana culpa comerciantes de Cruzeiro do Sul pelo estado precário da BR-364

Publicado

em

Do ac24horas

As declarações do governador do Acre, Sebastião Viana (PT) durante uma entrevista concedida ao apresentador Astério Moreira, do programa Bom dia Rio Branco, na TV Rio Branco, afiliada do SBT – no apagar das luzes de 2015 – continua repercutindo. Principalmente quando Viana fala da BR-364 – uma obra que é usada como bandeira política das administrações petistas, que se arrasta há mais de 17 anos, sem nunca ter sido concluída de fato.

Várias denúncias de superfaturamento e desvios de recursos foram apresentadas no decorrer das obras da BR licitadas pelas administrações do PT nos últimos anos, inclusive com empresa entrando com pedido de falência para não concluir trechos da estrada. Agora, o governador passou a observar atos falhos das empreiteiras contratadas pelo DNIT. Para ele, se a obra ainda estivesse sob responsabilidade de sua administração, os problemas não aconteceriam.

BR_01Apesar ser um dos governadores responsáveis pelas obras da BR-364, Sebastião Viana reclama das péssimas condições de tráfego da estrada e afirma que fez mais de 40 denúncias da morosidade na recuperação dos trechos que derreteram após ele repassar a via inacabada ao DNIT. Viana atribui a culpa da buraqueira ao que ele classifica como “ato criminoso” dos comerciantes de Cruzeiro do Sul, além de “leniência” do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo Sebastião Viana, há pessoas “do empresariado de Cruzeiro do Sul que colocam caminhões bi-trem escondidos, despeitando a fiscalização, que é do DNIT, não é mais do governo do Estado, causando danos a uma rodovia federal. Isso é ato criminoso. Estão as pessoas têm que cobrar responsabilidade não é só do governo não, tem pessoas da sociedade que têm que fazer sua parte”, dispara o chefe do executivo contra os comerciantes da segunda maior cidade do Acre.

Por muitos anos, a estrada foi apresentada pelas administrações petistas, como um tipo de grito de independência dos empresários cruzeirenses que dependiam exclusivamente do transporte fluvial para abastecer o mercado do município, mas pelas declarações do chefe do Executivo, os gastos de quase R$ 2 bilhões não garantem que a BR receba tráfego os caminhões carregados de produtos de primeira necessidade para o mercado consumidor do Vale do Juruá.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) rebateu as acusações de Viana. Para o peemedebista, o único trecho da estrada que nunca apresentou problemas técnicos é o que cruza as aldeias indígenas. Sales afirma ainda que Sebastião Viana estaria tentando se eximir de responsabilidades da obra que comandou por quase quatro anos. O prefeito destaca ainda que os gestores do PT não têm humildade para admitir e assumir os erros que cometem.

“Ato criminoso é gastar 2 bilhões de reais nesta estrada, ela não prestar e depois vir culpar os comerciantes de cruzeiro do Sul, pessoas que lutaram e lutam há anos, mesmo antes desta estrada para manter o abastecimento dos municípios isolados. Se há ato criminoso, ele foi cometido pelos governos do PT, incluindo a administração Sebastião Viana, que sempre é irresponsável nas declarações e incompetente na execução de obras do porte da BR-364”, diz Vagner Sales.

Sales questiona: “se faz estrada é pra andar o quê? Cavalo, sapo, jacaré? Não, estrada quando bem feita é para andar carros, caminhões, carretas, bi-trem. Cruzeiro do sul já começa ficar desabastecido de produtos alimentícios, porque os comerciantes acreditaram num governo mentiroso que disse que tinha feito a melhor estrada do mundo, eles venderam suas balsas que faziam o transporte. O governador deveria era pedir desculpa da incompetência e não culpar os comerciantes e o DNIT”, finaliza.

Assista o vídeo que Sebastião Viana acusa os comerciantes pela situação precária da BR-364: CLIQUE AQUI<—–

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo