fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador manda cortar ponto e demitir professores em greve; sindicato reage

Publicado

em

“Só Deus fará a gente desistir”, declarou Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e da CUT no Acre

Assem Neto, da ContilNet Notícias

O secretário de Educação do Acre, Marcos Brandão, anunciou em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (7), a demissão de todos os professores provisórios que estão em greve. O ponto dos trabalhadores, incluindo os técnicos e professores efetivos que fazem parte do movimento, está cortado.

"Nós esgotamos as tentativas de negociação, mas o movimento grevista decidiu radicalizar. Não nos restou outra saída", disse Brandão/Foto: ContilNet

“Nós esgotamos as tentativas de negociação, mas o movimento grevista decidiu radicalizar. Não nos restou outra saída”, disse Brandão/Foto: ContilNet

O comunicado do secretário de Educação foi dado instantes após a categoria rejeitar a proposta feita pela equipe técnica e econômica do governador Tião Viana (PT) ao comando da greve que já dura 53 dias no Estado.

Oitocentos trabalhadores, em assembleia geral realizada no Colégio Estadual Rio Branco (CERB), negaram a proposta de suspender a greve, voltar ao trabalho e retomar as negociações.

“Já estamos abrindo processo seletivo para suprir as vagas que serão abertas com a dispensa desses professores”, disse Brandão.

O secretário não soube informar quantos profissionais lotados na rede estadual de ensino ficarão desempregados.

O governador Tião Viana referendou as demissões, que teriam respaldo em cláusulas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), segundo as quais a ausência por mais de 30 dias caracteriza abandono de emprego.

Durante a coletiva, o ex-deputado comunista Moisés Diniz, que atualmente faz parte da assessoria do governo na área de educação, permaneceu calado. Diniz chegou com o secretário e apoiou a decisão, enquanto um grupo pequeno de manifestantes aguardava o resultado da coletiva do lado de fora do gabinete do governador, no centro de Rio Branco.

Questionado se o governo reconhece a legalidade da greve, Marcos Brandão disse que “sim”. E fez algumas ressalvas: “A greve foi deflagrada quando ainda estávamos negociando. Foi um ato intransigente do Sinteac”.

“É uma vergonha um governo de esquerda se submeter a um vexame desse”, reagiu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento.

A sindicalista recebeu a notícia da decisão do governo estadual com um largo sorriso. “Eles não são loucos para fazer isso. Os provisórios entraram em 2014, em concurso válido por dois anos, prorrogáveis por mais dois. Demitir trabalhador é tão arbitrário quando cortar ponto. Tenha certeza que os tribunais superiores vão reformular isso. Só Deus fará a gente desistir”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadora irmã do governador de Pando é apreendida após acidente de trânsito que deixou 7 feridos

Publicado

em

A vereadora do município de Porvenir e irmã do governador de Pando, Liz Cruny Richter Alencar, foi apreendida na tarde desta quarta-feira (27), quando estava em uma na clínica particular na cidade de Cobija(BO), por envolvimento em um acidente de trânsito – uma colisão entre carro e triciclo motorizado de carga (motocar) – ocorrido na estrada que liga a capital Cobija à Porvenir, registrando sete pessoas feridas, incluindo quatro menores de idade.

De acordo com o relatório da polícia, na noite de terça-feira, 26 de março, aproximadamente as 23:15, nas proximidades da cidade Villa Rojas, ocorreu um acidente de trânsito chamado ‘Colisão por Alcance com pessoas feridas’. Os envolvidos foram identificados como Liz Richter Alencar (motorista do carro) e Romário Victorino Cardozo (motorista do motocar), ambos passaram pelo teste do bafômetro, resultando 0%.

O relatório preliminar refere que a motorista do carro com placa brasileira tinha carta de condução, enquanto o motorista do motocar não tinha carta de condução nem placa de controle do triciclo – no meio da escuridão – e que transitava sem as luzes de alerta.

Devido ao forte impacto, sete pessoas, ocupantes do motorizado, foram evacuadas para o hospital Roberto Galindo de Cobija, enquanto a motorista foi internada na clínica particular com um ferimento, atualmente em fase de recuperação.

Na tarde desta quarta-feira (27), a polícia procedeu à apreensão, da vereadora de Porvenir e irmã do governador de Pando, pelo acontecimento de trânsito. Policiais guardam a sala onde ela está internada, aguardando a audiência de medidas cautelares.

O advogado Ricardo Eid questionou a apreensão contra a sua cliente por alegarem crimes de Lesões Graves e Gravíssimas em Acidente de Trânsito, sem considerar o seu estado de saúde e a fase de recuperação, além disso, o apoio imediato que deu aos ocupantes do triciclo.

Esclareceu que, com apoio da sua família, ajudou imediatamente os feridos até o hospital em Cobija, também está cobrindo com as despesas. Ele também afirmou que o motocar estava encalhado no meio da estrada sem nenhuma sinalização, pelo que classificou o acidente como um acidente fortuito.

O diretor do hospital Roberto Galindo, José Antonio Aguilar, informou que o hospital presta cuidados médicos a uma família formada por 7 pessoas, sendo 3 adultos e 4 crianças. Os pais irão passar por cirurgia nas próximas horas, outro adulto tem diagnóstico politraumatismo, 3 crianças estão em observação e uma criança de 7 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Ministério Público acusou a motorista do carro por crimes de ferimentos graves e gravíssimos em acidente de trânsito.

Até o local do fato, uma equipe de investigadores de Trânsito foi deslocada para determinar as verdadeiras causas da colisão que deixou sete feridos e danos materiais. São realizadas perícias para determinar as circunstâncias da colisão e responsabilidades.

Da redação com jornal PÉROLA do ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Acusado de sequestrar casal é preso em ação conjunta da DCORE E DHPP

Publicado

em

A ação, realizada em conjunto por investigadores da DHPP e da DCORE, ocorreu no início da tarde de quarta-feira, 27, em um beco no Bairro Cidade.

Depois de preso Wellison da Silva Chagas, conhecido como Pestana, foi encaminhado à sede da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a DEIC.

De acordo com a polícia Wellison da Silva é um dos integrantes de uma quadrilha que tentou executar duas pessoas.

O crime aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado. Um casal foi rendido quando chegava em casa.

As vítimas foram mantidas em cárcere privado. Uma liderança de uma organização criminosa autorizou a execução dos dois, mas marido e mulher conseguiram fugir.

O delegado Leonardo Santa Barbara disse que outros envolvidos no crime estão sendo investigados.

Welisson da Silva Chagas foi indiciado pelos crimes de roubo, cárcere privado e também extorsão.

No momento da prisão, ‘Pestana”, portava esta arma de fogo e munições.

Ele a prisão expedida pelo Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco.

O acusado foi localizado após uma investigação conjunta entre agentes da DCORE e da DHPP.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo