Extra
Governador Gladson Cameli nomeia novos secretários
O governador Gladson Cameli efetivou nesta quarta-feira, 7, os secretários de Obras, Ítalo Lopes, e de Fazenda, José Amarísio Freitas de Souza. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial.
Cameli também fez mudanças também na Casa Militar, que passa a ser conduzida pelo major da Polícia Militar Silvio Araújo da Silva.
No mesmo diário consta a prorrogação da interinidade de dois assessores diretos do governo.
No Deracre, foi prorrogado o decreto que designou o engenheiro Sócrates Guimarães como interino da pasta.
A mesma prorrogação foi mantida na Secretaria de Relações Federativas, a antiga representação do Acre em Brasília, que continua sendo conduzida, neste período, pela servidora Rosângela Bardales.
Quem são os novos secretários
José Amarísio Freitas de Souza

José Amarísio Freitas de Souza. Foto: cedida
Nascido em Cruzeiro do Sul, é formado em ciências contábeis, especialista em gestão empresarial, auditoria e perícia contábil, com MBA em gestão pública com ênfase em controle externo, também auditor de controle externo do Tribunal de Contas Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor acadêmico e de pós-graduação, bem como exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes (2020 e 2023) e secretário de Estado Fazenda em 2021, 2022 e 2023.
Ítalo Lopes
Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Acre, especialista em auditoria, avaliações e perícias de engenharia pelo Ipog, e em gestão, governança e setor público pela PUC-RS. Já atuou como diretor de obras e ocupou a presidência do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre). Também é conselheiro do Crea/AC, e atuou como professor universitário e coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Uninorte.

Ítalo Lopes. Foto: cedida
Major PM Silvio Araújo da Silva
Biólogo formado pela Universidade Federal do Acre, ingressou na Polícia Militar em 2005, onde frequentou o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo formado oficial combatente da Polícia Militar em 2007. Atuou como subcomandante em várias organizações policiais militares do interior do estado, mais precisamente na região do Alto Acre. Comandou a Companhia de Polícia Militar em Xapuri por três anos e meio. Atuou, ainda, por um breve tempo, como comandante do Batalhão de Polícia Militar em Senador Guiomard. Na capital do estado, foi subcomandante do então 5º Batalhão de Polícia Militar, hoje 3º BPM. Em 2019 foi convidado para ser agregado à Casa Militar, onde atuou como subchefe do órgão.

Major PM Silvio Araújo da Silva. Foto: cedida
Comentários

Extra
Tragédia em avenida de Brasiléia: Ciclista idoso é atropelado por ônibus e morre no hospital
Era por volta das 10:45 da manhã desta segunda-feira, dia 2, quando um trágico acidente ocorreu na Avenida Manoel Marinho Monte, centro comercial da parte alta da cidade.
De acordo com relatos de testemunhas que estavam presentes no local e colaboraram com as autoridades de trânsito, um ônibus da empresa Dom Porquito se envolveu em uma colisão com um ciclista identificado como Seu João José Laureano, um morador da invasão do Nazaré de 61 anos, natural de Santa Catarina (SC), cidade São Lourenço.
Apesar da rápida resposta dos socorristas dos Bombeiros, que o conduziram para o Hospital de Brasileia, Seu João José Laureano não apresentava sinais evidentes de ferimentos graves, como sangramento, no momento do resgate.
Segundo informações fornecidas pelo motorista do ônibus, não identificado, o ciclista seguia na mesma direção do ônibus, que fazia o trajeto entre o centro de Brasileia/Assis Brasil. Tragicamente, a bicicleta teria virado na frente do ônibus, impossibilitando qualquer tentativa de desvio.
Apesar dos esforços incansáveis da equipe médica, lamentavelmente, Seu João não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional do Alto Acre.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Brasiléia, sob a supervisão do delegado Erick Maciel. Informou-se que o corpo da vítima foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) na capital, onde aguardará contato com familiares para a realização dos procedimentos necessários e a entrega digna do corpo para os procedimentos de praxe.
Comentários
Extra
Esposas e parentes de presos travam centro da Capital do Acre com exigências
Parentes de condenados que estão cumprindo pena no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, pararam o centro da Capital do Acre nesta segunda-feira, dia 2 de outubro.
Organizados, parece que desta vez estão – talvez, preparados para colocar o caos no trânsito impedindo o tráfego nas principais rua do centro de Rio Branco, como Marechal Deodoro, Ceará, Rui Barbosa e Getúlio Vargas, além de Travessa Fausto Robalo.
Com essa manifestação onde centenas de veículos não puderam ir pra frente ou pra trás, os manifestantes conseguindo o objetivo, estão exigindo um tratamento melhor para os detentos.

Há um preparo para o movimento incomodar mais e por mais tempo – Foto: Whidy Melo
Neste protesto onde se tem faixa exigindo o fim de uma suposta “opressão do sistema”, alguém está fornecendo água aos manifestantes com dezenas de fardos de água, refrigerante e lanche, dando a entender que o protesto está apenas iniciando.
Quem tentava passar de alguma forma, era hostilizado por algumas mulheres que fazem parte do grupo. Viatura da Polícia Militar acompanhavam de longe enquanto o pessoal do trânsito tentava organizar o fluxo pelas outras vias do centro.
Segundo foi informado, os manifestantes – mães e esposas dos presos, exigem a troca da empresa que fornece alimentação, que possam levar medicamentos, que sejam atendidos quando solicitem médicos e a troca das visitas íntimas, para os finais de semana.
Comentários
Extra
Operação do Gefron e Giro na fronteira prende líder de facção que coordenava crimes na fronteira
Um trabalho conjunto envolvendo homes do Grupo Especial de Fronteira – GEFRON, juntamente com Grupamento de Intervenções Rápida e Ostensiva – GIRO, realizaram uma operação na noite deste sábado, dia 30 e madrugada deste domingo, dia 1º, resultou na apreensão de várias pessoas, além de drogas e armas na fronteira do Acre.
O trabalho realizado pelas forças de segurança do Acre na fronteira, se deu após investigações de roubos e arrombamentos registrados nos últimos dias. Em alguns dos casos, o ‘modus operandis’ dos criminosos eram o mesmo registrado em vários casos.
Os bandidos sempre utilizavam uma moto e surpreendiam as vítimas armados, levando celulares e veículos sob ameaças de morte. Os suspeitos foram identificados e na maioria, eram recrutados da capital para praticaram os roubos na fronteira como meios de arrecadarem fundos para fortalecer um grupo criminoso.
Foi registrado que somente na noite deste sábado, dia 30, foi realizado uma sequencia de três roubos. As relataram que dois indivíduos armados em uma moto de cor escura semelhante a uma Honda/Biz, mas de placa boliviana, era usada na ação e em seguida fugiam do local.
Diante das informações, as guarnições seguiram para a parte alta da cidade, seguindo para a casa de um suspeito, onde era sempre entregue o que era subtraído das vítimas. No local, foi encontrado uma moto de placa boliviana que haviam acabado de tirar a placa e mais duas que tinham registro de furto no lado boliviano.
A moto de cor escura foi encontrada no local. Esta seria brasileira registrada em nome de uma mulher. Foi apurado que ela emprestava o veículo para que fosse utilizada nos roubos.
Diante dos fatos, descobriram dois envolvidos nos crimes recentes, além de dedurar de quem seria a arma, o mesmo apontado como líder do grupo criminoso que vinha praticando os roubos para fortalecer a facção na fronteira.
Um revólver calibre 38 sem marca municiado e outras munições, uma escopeta calibre 28 foram apreendidas, além de 10 aparelhos de celular um destruído, que não conseguiram destravar.
Segundo foi informado, o grupo pode estar envolvido em ao menos 12 assaltos registrados nos últimos dias na região de fronteira.
Todos os detidos foram conduzidos para a delegacia, onde seriam ouvidos pelo delegado plantonista, para posteriormente serem apresentados ao judiciário local para as medidas cabíveis e possivelmente, parte do grupo seja transferido para o presídio na Capital, onde irão aguarda o pronunciamento da justiça sobre o caso.
Comentários
-
Extra6 horas atrás
Tragédia em avenida de Brasiléia: Ciclista idoso é atropelado por ônibus e morre no hospital
-
Acre2 dias atrás
Grave acidente de trânsito na Estrada Cobija/Porvenir deixa duas vítima Fatais e feridos
-
Geral11 horas atrás
Jovem desaparece em cachoeira frequentada por inúmeras famílias no Rio Acre
-
Cotidiano12 horas atrás
Polícia civil de Brasiléia devolve motos furtadas à Bolívia que foram capturadas pelo GEFRON e GIRO
-
Flash10 horas atrás
Criança de 8 anos tem partes íntimas dilaceradas ao ser estuprada pelo primo no Acre
-
Acre2 dias atrás
Pai e filha ficam gravemente feridos em colisão entre carro e moto na zona rural de Rio Branco
-
Geral2 dias atrás
“Amigos” se estranham durante bebedeira que quase termina em morte em Rio Branco
-
Flash1 dia atrás
Criminoso rouba veículo, sofre perseguição policial e acaba capotando o veículo na Capital do Acre