fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Cameli conduz comemoração dos 62 anos do Acre, que contou com entrega de homenagens

Publicado

em

Com a presença do governador Gladson Cameli, a solenidade em comemoração aos 62 anos do estado acreano recebeu autoridades e incluiu homenagens e honrarias durante uma vasta programação no fim da tarde deste sábado, 15, em Rio Branco, às margens do Rio Acre, que corta a capital.

A partir das 16h, teve início a solenidade de troca e hasteamento da bandeira acreana, seguida do receptivo das autoridades no Cine Teatro Recreio.

Governador do Acre liderou comemorações dos 62 anos do estado do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

A abertura contou com honras militares da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). Após o hino brasileiro e a leitura de um texto referente ao Acre, lido por Augusto Barreto da Silva, ex-aluno da escola Humberto Soares, ocorreu a substituição da bandeira ao som do hino acreano.

Um vídeo em homenagem a todos os acreanos, produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), foi exibido no telão.

Em seguida, a solenidade seguiu com a condecoração da Ordem da Estrela, que teve a leitura do Decreto N° 24 de 26 de fevereiro de 1976, seguido das condecorações, entrega da insígnia, leitura do currículo do agraciado, assinatura do Livro de investidura, fotos oficiais e pronunciamentos dos representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Assembleia Legislativa, do prefeito de Rio Branco e do governador.

Homenagens

Um dos homenageados, in memorian, foi o artista acreano João Donato, que morreu em julho do ano passado. Ele recebeu a insígnia no Grau Comendador, representado pelo filho Donatinho.

“É com muito prazer que recebo essa homenagem, que é mais do que merecida. Acho que é muito legal essa iniciativa, porque só assim conseguimos dar destaque aos nossos artistas. Estou feliz de estar aqui neste ano em que João Donato faria 90 anos e espero em agosto estar novamente aqui para fazermos um grande tributo”, agradeceu.

Além de Donato, foram condecorados a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro, no Grau Grande Oficial, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, no Grau Comendador. Ambas as homenagens foram oficializadas pelos decretos nº 7.089-P e nº 7.090-P, respectivamente.

Evento contou com autoridades e homenagens. Foto: Neto Lucena/Secom

História de luta

O governador do Estado, Gladson Cameli, começou seu discurso declamando o início do hino acreano e destacando a história de luta e resiliência do estado acreano.

“O hino também fala sobre nós. Sobre o que cada acreano traz dentro de si. O primeiro valor é a nobreza de um coração que acolhe, respeita e partilha. Somos um povo que recebe de braços abertos, convive e aprende com as diferenças e mesmo quando tem pouco, sabe doar muito”, destacou.

O chefe de Estado também reforçou que tem levado como uma missão a gestão do Acre, pontuando que tem seguido com fé, ânimo e confiança. “Os nossos valores estão presentes hoje no brilho do olhar das nossas crianças, na sabedoria dos mais experientes, no empenho dos jovens que ainda tem muito a conquistar.”

Ao finalizar, reforçou a mensagem que tem levado como governador do Estado para o país e todo mundo ao dizer que o Acre deve estar sempre no topo, com as mesmas oportunidades e com os olhares voltados para a riqueza cultural do território.

“Para todo o resto lutaremos e conquistaremos, como fizemos ao longo da nossa história, porque a grandeza do Acre não é apenas uma vontade, é o nosso destino!”

Em entrevista à imprensa, ao ser questionado como tem sido estar à frente do Estado, Cameli disse que, apesar dos desafios, tem se mantido otimista com o progresso do Acre.

“Vou permanecer mantendo sempre o equilíbrio financeiro do Estado, gerando oportunidades de emprego e renda, sem esquecer da saúde financeira e olhando sempre para as pessoas. Esse é o grande desejo de um Estado aberto para todos. O Acre está no caminho de avanços, e isso são os números que mostram”, ressaltou.

Mais uma vez, o gestor reforçou a parceria com as prefeituras para o bem-estar de todas as cidades. “Eu digo sempre que o estado do Acre não pertence a um grupo político, pertence a todas as famílias, às pessoas, homens e mulheres que aqui vivem, que aqui nasceram, que aqui escolheram para viver e para trabalhar.”

População acompanhou desfile cívico em homenagem ao estado. Foto: Neto Lucena/Secom

Acreanos com orgulho

O público presente destacou a importância da solenidade para reforçar a história do estado e o patriotismo nos jovens que desfilam pelas escolas.

“Nosso filho é do Colégio Dom Pedro II e vai participar da solenidade do hasteamento da bandeira e viemos também prestigiar a solenidade. Este ato cívico deve ser reforçado todo o ano para que nossas crianças tenham conhecimento dessa história”, disse Paulo Araújo, que foi acompanhar a comemoração ao lado da esposa e da mãe.

Maria Auxiliadora Moraes faz questão de sempre estar presente nestes atos cívicos. “Hoje minha neta vai desfilar, mas sempre venho e faço questão de trazer meus netos também. São datas cívicas importantes que fazem nossos jovens entenderem a história do Acre”, pontuou.

João Boaventura foi acompanhar a filha que está na terceira série do ensino médio na escola Dom Pedro. “Sou acreano e essa data é importante para todos nós. É uma comemoração muito bonita, desde o fardamento e toda a programação”, disse.

O evento finalizou com um coquetel na Galeria Juvenal Antunes, que contou com a presença do governador e demais autoridades, além do show da banda de Cruzeiro do Sul, Garotos do Sótão.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Setor fotovoltaico é pauta do 1° Fórum de Energias Renováveis do Acre

Publicado

em

Evento debateu o desenvolvimento de soluções energéticas limpas

Com o objetivo de impulsionar o setor fotovoltaico no estado, o Sebrae no Acre realizou nesta terça-feira (17), o 1° Fórum de Energias Renováveis do Acre. O evento, idealizado junto ao Polo de Energias Renováveis do Rio Grande do Norte, aconteceu no auditório do Instituto de Energia Sustentável e Inovação – eAmazônia.

Organizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Senai, eAmazônia, Suframa e ABSolar, o fórum contou com palestras e conteúdos valiosos para o desenvolvimento de soluções energéticas limpas, abrangendo as áreas técnicas, de pesquisa, comércio e do consumidor final, e reuniu empresários, investidores, estudantes e representantes das instituições parceiras.

Além do impulsionamento, a iniciativa do Sebrae visa disseminar conhecimento, compartilhar experiências e fornecer suporte qualificado aos empreendedores interessados em investir no mercado, atuando na construção de um ambiente que favoreça a criação e o desenvolvimento de negócios sustentáveis.

A analista do Sebrae no Acre, Rosa Nakamura, destaca que este encontro é o passo inicial para desenvolvimento do projeto de energias fotovoltaicas no estado. “O fórum é o marco inicial para desenvolvimento do nosso projeto. Já nos reunimos com os parceiros e organizamos a primeira agenda, que conta com as diretrizes e objetivos para implantação do Programa de Energias Renováveis do Acre”.

Para a gerente do Polo de Energias do Sebrae RN, Lorena Roosevelt, o Acre possui grande potencial para expansão da energia solar. “Nosso papel, enquanto polo, é de contribuir para que todos os atores que possam facilitar o desenvolvimento de energias renováveis, tanto na regularização, quanto no financiamento, logística, infraestrutura, para que o façam e ofereçam o melhor produto ao consumidor final e para as empresas prestadoras de serviços.”

Estiveram presentes, prestigiando o evento e representando o Poder Legislativo e o Senado, o deputado estadual Eduardo Ribeiro e o senador Sérgio Petecão.

Segundo a palestrante e pesquisadora do eAmazônia, Caroline Vieira, o instituto tem como objetivo, atuar e apoiar todos os projetos inclusos na cadeia produtiva do setor fotovoltaico e sustentável. “Todos os nossos projetos visam atender não só atender o mercado de energias, mas também o de sustentabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Programa itinerante Produzindo Sorrisos da Prefeitura de Rio Branco tem alcançado todas as regionais

Publicado

em

Criado em junho de 2022 pela Prefeitura de Rio Branco, os serviços de atendimentos itinerantes feitos por meio das Vans Odontológicas, seja nos bairros, na zona rural e ribeirinha, já alcançou mais de 30 mil pessoas com aproximadamente 80 mil procedimentos em toda capital acreana.

Semanalmente, as vans odontológicas da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são instaladas nas comunidades, atendendo de forma digna e humana a quem mais precisa dos serviços. Na manhã desta quarta-feira (17), por exemplo, o Produzindo Sorrisos chegou na regional da baixada da Sobral.

A dona de casa, Laura Ferreira, levou a filha Layane Kessia de cinco anos, para fazer um procedimento de limpeza e elogiou a ação. “Meu Deus, é uma bênção de Deus. É muito bom porque a gente traz a criança para fazer limpeza e desse tamanho já fica cuidando dos dentes. E graças a meu Deus, nosso prefeito está de parabéns.”

O comerciante Leandro Cabral disse que ao saber dos serviços de odontologia perto da casa dele e totalmente gratuito, não quis perder a oportunidade. “São muitas famílias aqui nessa regional e estar recebendo esse tipo de trabalho aqui, esse tipo de benefício para comunidade é muito importante. A gente está maravilhado. Não é rasgação de ceda, porque a gente tem que falar a verdade. Eu sou o cara que veio da colônia, que veio do interior, apesar de tudo cresci, mas a gente vê que isso aqui é de fundamental importância. Então tá de parabéns. Eu estou muito gratificado com isso.”

O presidente da comunidade da Baixada da Sobral, Ailton Lima, também expressou gratidão a atual gestão por estar levando procedimentos de odontologia a quem precisa. “A prefeitura municipal de Rio Branco tem dado esse conforto para a comunidade. E esse serviço já não é a primeira vez que vem aqui para a Sobral. É a segunda vez, a primeira vez veio três vans e atendia 45 pacientes por dia. Hoje nós estamos com cinco vans atendendo 75 pacientes por dia. E tem sido bem satisfatório, a comunidade tem agradecido muito.”

O secretário da Semsa, Dr. Eliatian Nogueira, pontuou que os serviços de odontologia por meio das vans nas comunidades foi algo inovador da atual gestão e tem diminuído a demanda dos procedimentos nas Unidades da Atenção Básica de Saúde do município.

“Uma inovação da gestão atual que está levando mais dignidade para a população nos bairros e tem alcançado também a zona rural, levando saúde mais próxima à população, dignidade, para a população rio-branquense.”

As vans odontológicas da Prefeitura de Rio Branco permanecerão na baixada da Sobral até a próxima sexta-feira, dia 19, e além dos serviços odontológicos, procedimentos como aferição de pressão arterial e testes de glicemia são ofertados para a comunidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidiário que executou diarista a tiros é condenado a mais de 30 anos de prisão

Publicado

em

O presidiário Raimundo Nonato dos Santos Fonseca, conhecido, como “Didi”, foi condenado a mais de 31 anos de prisão  pelo assassinato de Sebastião Rodrigues da Silva.

A decisão foi do Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri durante sessão realizada nesta quinta-feira, 18, no Fórum Criminal.

Durante o interrogatório ao juiz Robson Aleixo, o réu assumiu a autoria do assassinado do diarista Sebastião Rodrigues da Silva.

O crime aconteceu no dia três de março de 2020, na casa da vítima, localizada no Beco Ouricuri, no Bairro Recanto dos Buritis, região do 2º Distrito da cidade.

Consta na investigação que Sebastião foi rendido, obrigado a ficar de joelhos e, depois foi assassinado com pelo menos dois tiros na região da cabeça.

De acordo com o inquérito, a vítima foi morta no período da tarde, mas só a noite o corpo foi encontrado.

A investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, concluiu que Raimundo Nonato Fonseca, foi o autor do crime.

Na época do fato, o réu estava foragido do sistema prisional.

Em 20 de janeiro do mesmo ano, o “Didi”,participou de uma fuga em massa do presídio. Vinte e seis detentos escaparam do maior complexo penitenciário do Acre, apos escarar os murulos com terezes (cordas feitas de lençóis).

Raimundo Nonato foi recapturado no dia cinco de junho de 2020, por investigadores da Delegacia de Homicídios.

Ainda na decisão, o juiz negou ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Comentários

Continue lendo